A lista de candidatos a governador de Santa Catarina já foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com a Justiça Eleitoral, um total de dez nomes estão na disputa para o cargo mais importante do estado catarinense nestas eleições de 2022.
Anúncios
Em todo o território nacional, foram computados, pelo menos, 28 mil registros de candidaturas. Desse total, dez são de políticos que querem governar Santa Catarina, e mais com seus respectivos vices.
O TSE também já divulgou a lista dos 12 candidatos à Presidência. Em relação aos demais cargos, são: 223 candidatos a governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.
Anúncios
O período de campanha e propaganda política começou no último dia 16 de agosto e vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.
Veja quem são os dez candidatos a governador de Santa Catarina
A seguir, confira a lista dos dez candidatos a governador de Santa Catarina, suas formações e resumo do histórico político. A lista foi elaborada em ordem alfabética elaborada com informações da Agência Brasil.
Décio Nery de Lima | 13 (PT)
- Décio Nery de Lima
- Partido dos Trabalhadores (PT)
- Vice: Bia Vargas (PSB)
Décio Nery tem 61 anos, é formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e também em ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí.
Anúncios
Ele já está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. Também foi prefeito de Blumenau.
A candidata a vice é a empresária Bia Vargas, 35 anos, do mesmo partido.
Esperidião Amin | 11 (PP)
- Esperidião Amin Helou Filho
- Progressistas (PP)
- Vice: Dalírio Beber (PSDB)
Esperidião Amin, de 74 anos, também tem carreira política e atualmente é senador. Ele também já foi diretor de Administração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, prefeito, deputado federal e governador.
O candidato a governador de Santa Catarina é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em administração pela Escola Superior de Administração e Gerência.
O vice na chapa é o advogado Dalírio Beber, do mesmo partido.
Gean Loureiro | 44 (UNIÃO)
- Gean Marques Loureiro
- União Brasil (UNIÃO)
- Vice: Eron Giordani (UNIÃO)
Gean Loureiro, 49 anos, também é formado em administração e direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, tem mestrado em Engenharia de Produção.
Seu histórico político soma cinco mandatos como vereador de Florianópolis, onde foi também foi prefeito e reeleito, mas deixou o cargo para concorrer nestas eleições. Ele já teve mandatos como deputado estadual e como deputado federal pelo estado.
O candidato a vice é o empresário Eron Giordani, do União Brasil.
Jorge Boeira | 12 (PDT)
- Jorge Catarino Leonardeli Boeira
- Partido Democrático Trabalhista (PDT)
- Vice: Dr. Dalmo (PDT)
Aos 66 anos, Jorge Boeira dá continuidade a sua carreira política tentando agora um cargo mais importante. Ele já foi deputado federal por quatro mandatos, além de gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O candidato é formado em engenharia mecânica pela UFSC e foi docente da Escola Técnica Federal de Santa Catarina.
Seu vice é o médico Dr. Dalmo, do mesmo partido.
Jorginho Mello | 22 (PL)
- Jorginho dos Santos Mello
- Partido Liberal (PL)
- Vice: Delegada Marilisa (PL)
Também com 66 anos, Jorginho Mello começou a carreira política como vereador em Herval d’Oeste, município na região do Contestado, a mais de 395 km da capital. Depois foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Jorginho também já foi governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Atualmente está em seu segundo ano de mandato como senador.
Ele é formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina.
A candidata a vice é a Delegada Marilisa, do mesmo partido.
Leandro Borges | 29 (PCO)
- Leandro Brugnago Borge
- Partido da Causa Operária (PCO)
- Jair Fernandes de Aguiar Ramos (PCO)
O candidato mais novo a concorrer para governador de Santa Catarina é Leandro Borges, de 31 anos. Ele é marceneiro e está disputando o cargo pela primeira vez.
O vice é Jair Fernandes de Aguiar Ramos, de 36 anos, pelo mesmo partido.
Moisés | 10 (Republicanos)
- Carlos Moisés da Silva
- Republicanos
- Vice: Udo Dohler (MDB)
Carlos Moisés, 55 anos, é o atual governador do estado que tenta sua reeleição. Ele é oficial formado na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina e coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
O candidato é formado em direito e mestre em direito constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde também foi professor de direito administrativo e constitucional.
O candidato a vice é o empresário Udo Dohler (MDB).
Odair Tramontin | 30 (NOVO)
- Odair Tramontin
- Partido Novo (NOVO)
- Vice: Ricardo Althoff (Novo)
Com 60 anos, Odair Tramontin é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializado em direito penal e processual penal, além de mestre em ciências jurídicas.
Ele também foi professor na Universidade Regional de Blumenau e, atualmente, sua profissão é promotor de Justiça.
O candidato a vice é o administrador Ricardo Althoff (Novo).
Professor Alex Alano | 16 (PSTU)
- Alex Borges Alano
- Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
- Vice: Gabriela Santetti (PSTU)
Mais um candidato a governador de Santa Catarina é o Professor Alex Alano, 47 anos, que leciona na rede pública estadual de ensino há mais de 14 anos. Ele é formado em filosofia.
Alano é ativista sindical e político, participou de manifestações contra ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais e das minorias.
A vice na chapa é a professora Gabriela Santetti, do mesmo partido.
Ralf Zimmer | 90 (PROS)
- Ralf Guimarães Zimmer Júnior
- Partido Republicano da Ordem Social (PROS)
- Vice: Ana Lúcia Meotti (PROS)
Aos 43 anos, Ralf Zimmer também estreia como candidato a governador nestas eleições. Ele foi Defensor Público Geral entre 2016 e 2018 e atualmente é defensor público em Santa Catarina.
A vice é a empresária Ana Lúcia Meotti (Pros).
O artigo ajudou? Então compartilhe e confira mais conteúdos sobre as Eleições 2022?
- Confira 5 investimentos para se proteger do risco das Eleições
- Eleições 2022: quais são as regras no dia da votação e o que não pode fazer?
- Não é só presidente! Confira quais são os cargos das Eleições 2022
Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.