Saiba como reduzir custos na empresa. Confira 8 dicas que podem te ajudar!

0
100
0
(0)

Quem empreende sabe que são muitos os custos que uma empresa pode ter, principalmente se ela for física as despesas podem ser até mesmo dobradas. Por isso, muitos empreendedores ficam se perguntando: como reduzir custos na empresa?

Anúncios

Saber como reduzir os custos na empresa é fundamental, até porque por mais que o seu lucro esteja crescendo, as suas despesas não podem aumentar na mesma proporção. Caso isso aconteça, a sua margem de lucro poderá ser pequena.

O empreendedor que consegue reduzir os custos de uma empresa pode utilizar o dinheiro para direcionar novos investimentos para o empreendimento. 

Anúncios

Mas, é claro, que essa redução precisa ser realizada de forma planejada para não prejudicar o seu negócio, mas sim fazê-lo crescer. Com algumas medidas simples, você consegue ter o resultado de economia que deseja. 

Como reduzir os custos? Onde e o que cortar? Como não prejudicar a empresa? Essas são algumas das perguntas que muitos empreendedores fazem. Para te ajudar, preparamos algumas dicas.

8 dicas para reduzir custos na empresa

Se você quer reduzir custos na empresa, mas não sabe por onde ou como começar esses cortes, fique tranquilo. Confira a lista abaixo com algumas dicas que podem te ajudar!

Anúncios

1) Invista em ações de Marketing dentro da empresa

Poucas pessoas investem no Marketing dentro da empresa, também conhecido como Endomarketing. Mas essa é uma forma de você envolver os seus funcionários com a empresa e também reduzir os custos.

Mas como isso é possível? Quando um colaborador é dedicado e gosta do local onde trabalha, ele mesmo realiza a divulgação da sua empresa. Como consequência, isso ajuda na prospecção de clientes e reduz os seus custos. 

2) Diminua pacote de telefone e internet

Sabemos que em muitas empresas ter telefone e internet é fundamental para o funcionamento do negócio. Mas ainda assim é possível reduzir esses custos de forma inteligente.

Para isso, você precisa analisar alguns pontos, como: qual a velocidade da internet preciso? Para o meu negócio funcionar é necessário ligações interurbanas ou somente as locais? 

mulher trabalhando e falando ao telefone
Saber como diminuir os custos de uma empresa é fundamental

Tendo essas informações em mãos, você consegue encontrar os planos mais em conta para a sua empresa. Por isso, a dica aqui é pesquisar em todas as operadoras que oferecem planos de internet e telefone.

Vale ressaltar que em alguns casos os pacotes podem sair mais em conta do que contratar os serviços de forma separada.

3) Flexibilize o esquema de trabalho

Se a sua empresa pode desenvolver as atividades de forma remota, flexibilizar o esquema de trabalho pode ser uma excelente forma de reduzir custos. Atualmente, o home office tem facilitado bastante e ganhado a preferência dos empreendedores.

Mas, para isso, avalie os impactos que essa mudança pode causar na rotina e no fluxo de trabalho da sua empresa.

+ Capital de giro: como obter para a sua empresa e por que é importante

É claro que, em alguns casos, é praticamente inviável o trabalho remoto. Mas, em outros, ele é ainda melhor desenvolvido e pode tornar seus colaboradores até mais motivados.

Além disso, uma outra forma de reduzir custos na empresa é adotando o esquema híbrido de trabalho. Nesse caso, você ainda continuará indo presencialmente alguns dias, mas equilibrando com o trabalho remoto.

Dessa forma, você reduz custos e gastos com água, luz, telefone e alguns recursos que passam a ser menos importantes.

4) Utilize apenas os espaços necessários

Algumas empresas podem reduzir custos cortando ou utilizando menos alguns espaços que têm pouca relevância para o dia a dia. Mas, que, ainda sim, consomem energia da mesma forma que os demais.

Por exemplo, se você tem uma sala de reunião e ela é pouco utilizada, mantenha sempre ela fechada para não gastar energia e nem materiais. Os dias em que não tiver colaborador, como sábados, domingos e trabalhos remotos, deixe tudo desligado e fora da tomada.

É importante, além de fracionar os espaços, também economizar o consumo de energia.

5) Evite tanta papelada

Um dos gastos mais comuns que uma empresa tem é com impressora e papéis. Pode parecer besteira, mas acaba sendo um consumo excessivo que no final do mês faz diferença no caixa.

Por isso, evite tantos relatórios, contratos e outros documentos de forma impressa. O que puder, mantenha virtualmente para que possa reduzir ou acabar com este consumo desenfreado.

+ 38 melhores empresas do Brasil para profissionais LGBTQIA+, segundo pesquisa

As impressoras: gastam papel, gastam tinta, gastam energia e ainda ocupam espaço. Por isso, você ganha bastante caso reduza ou retire da sua empresa.

6) Cuidado com as multas

Outra maneira de economizar é estar sempre dentro da lei. Se é burocrático, imagina se não seguir as regras? Por isso, evite multas, dívidas, pendências e qualquer tipo de encargo que possa comprometer o caixa da sua empresa.

Nesses casos, é de suma importância ter uma planilha e tudo bem organizado. Porque, em algumas situações, acontece de haver dinheiro para pagar, mas cair no esquecimento.

7) Troque, renove ou converse com fornecedores

Os seus fornecedores também podem te ajudar a reduzir os custos da sua empresa. Para isso, você precisa sentar e avaliar quais são os que te dão o maior lucro, quais que fazem sentido para o seu negócio e em quais você pode tentar uma redução.

Tente conversar com representantes para avaliar acordos e melhorar propostas. Caso necessário, troque ou renove com alguma empresa, visando sempre melhores condições. Mas, tome cuidado para não cair com a qualidade do seu produto ou serviço.

8) Substitua hora extra por banco de horas

Se o seu colaborador faz horas a mais no trabalho, qual é a sua retribuição por isso? Em algumas empresas, trabalha-se com o pagamento de horas extras, mas, em outras, aplica-se o famoso banco de horas.

Caso esteja atrás, realmente, de como reduzir custos na sua empresa, a segunda opção é a mais viável.

Se você optar por banco de horas, você vai estar cedendo para o trabalhador dias para tirar de descanso em prol daquelas horas a mais na casa. Ele pode optar por tirar esses dias próximos de feriados ou em datas que tenha compromissos e decida se ausentar.

Quando a empresa aplica o esquema de hora extra, ocorre o pagamento em dinheiro.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com o seu amigo empreendedor para que ele saiba essas formas de reduzir custos na empresa e comece a praticar.

Leia também no FinaceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui