Banco Central anuncia mutirão para negociação de dívidas; veja como funciona

0
166
pessoa fazendo as contas com cartão
5
(1)

Até o dia 30 de novembro acontece o mutirão de negociação de dívidas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central. A iniciativa é uma ótima oportunidade para quem deseja sair da inadimplência.

Além do Banco Central, esse mutirão ocorre em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

O mutirão de negociação de dívidas contará com a presença de mais de 160 instituições financeiras e com várias informações relevantes, para aqueles que querem melhorar a sua saúde financeira!

Para conhecer um pouco mais sobre o mutirão, continue lendo o artigo. Vamos te mostrar quais são as dívidas disponíveis para negociação e como participar do mutirão!

casal sentado no sofa analisando contas
De acordo com o Serasa, o Brasil possui hoje cerca de 62,21 milhões de inadimplentes

Quais são as dívidas que participam da negociação de dívidas?

De acordo com o site da Febraban, as dívidas que podem ser negociadas através do mutirão são:

  • dívidas que estão em nome de uma pessoa física;
  • dívidas que estejam em atraso;
  • aquelas dívidas que foram contratadas com bancos ou financeiras;
  • as que não possuem bens em garantia.

Nesse sentido, dívidas que possuem bens em garantia como financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, não serão negociadas. Assim como dívidas que estejam em dia.

Então, caso você queira negociar uma dívida que está em dia, o ideal é entrar em contato com o local e repensar maneiras de pagar sem se afundar. Isso porque, o mutirão serve apenas para aquelas dívidas que estão em inadimplência ou atraso.

Como ter acesso às minhas dívidas?

Para o caso de pessoas que estão em inadimplência com múltiplas contas, o site do mutirão também apresenta um tutorial para acessar o Registrato.

Essa é uma ferramenta do Banco Central que mapeia dívidas e informações bancárias de usuários.

Como resultado, você terá informações mais firmes sobre os locais que você precisará fazer a negociação de dívidas.

Além disso, o mutirão de negociação de dívidas possui uma ferramenta muito interessante . Afinal, ela pode ajudar você a calcular o valor que você possui mensalmente para fazer o pagamento dessas inadimplências.

Com ele, você informa quais são seus rendimentos, renda extra, pendências financeiras, gastos fixos e, por fim, calcula o valor disponível na sua renda para renegociar as dívidas. Dessa forma, você pode utilizar o valor que resta como parâmetro nas negociações.

Dicas de saúde financeira

Além de todas as informações sobre a negociação de dívidas, o site do mutirão também oferece uma plataforma de educação financeira que oferece cursos gratuitos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

O portal também disponibiliza um e-book exclusivo que se chama Como sair das dívidas em 10 passos, para baixar gratuitamente em seu computador ou celular. Ou seja, além de renegociar suas inadimplências, você também vai aprender a melhorar suas finanças!

Como participar do mutirão de negociação de dívidas?

Todo o trâmite de negociação acontecerá no portal Consumidor.gov.br. Para acessar a área do mutirão, basta criar um cadastro na página.

Com o cadastro finalizado, você estará apto para a negociação de dívidas. Isso vai depender da empresa, já que é preciso entender se a empresa a qual você está inadimplente está participando desse mutirão.

Contudo, o mutirão de negociação de dívidas está com mais de 160 instituições financeiras participantes, entre bancos e financeiras.

Entre as principais dívidas disponíveis para a negociação, são dívidas como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal.

O mutirão vai até o dia 30 de novembro. Por isso, não é necessário correr! Dá tempo de você estudar suas dívidas e a melhor maneira de negociá-las. Mas cuidado para não perder o prazo, hein!

Para mais informações sobre o assunto, você pode consultar o próprio site do mutirão. Acesse o mutirao.febraban.org.br para obter mais informações!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mutirão de negociação de dívidas da Febraban, que tal conhecer um pouco mais sobre o Serasa Limpa Nome? Confira!

*Colaboração: Tamires Silva

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui