
Você já imaginou usar NFT como garantia para empréstimo? Apesar de parecer estranho, isso é possível. E essa nova modalidade tem crescido cada vez mais no mercado.
Para se ter uma ideia, recentemente foi realizado o maior empréstimo tendo NFT como garantia. O valor emitido foi de US$1,4 milhão.
É importante ressaltar que a plataforma de criptomoeda utilizada para essa transação foi a NFTfi.
Para quem não conhece essa criptomoeda, os autóglifos são uma coleção de arte generativa, que é composta de 512 ativos no Ethereum. E ela é famosa pelos avatares digitais pixelados, conhecidos como CryptoPunks.
+ NFT do primeiro tweet cai e perde 99% do valor. Entenda o que aconteceu!
Se você ficou curioso e até mesmo interessado nessa nova forma de garantia de empréstimo, deve estar se perguntando como funciona usar NFT como garantia para empréstimo, certo? É o que iremos te contar durante este artigo
NFT como garantia para empréstimo: como funciona?
Se você tem interesse em usar a sua NFT como garantia para empréstimo, precisa saber que isso já existe há um tempo. Porém, só ganhou destaque no mercado agora com o aumento dos preços nos projetos de tokens não-tangíveis mais populares.
Isso aconteceu, por exemplo, com os CryptoPunks, Art Blocks, Bored Apes e Yacht Clube Autoglyphs.
Mas como funciona a transação de NFT como garantia para empréstimo? Para a surpresa de muitos ele é da mesma forma que os outros tipos de crédito com garantia. Porém a diferença pode estar nas taxas de juros, que são um pouco mais altas.

Sendo assim, as taxas anuais de empréstimos contra os punks, por exemplo, estão entre 15% e 20%. Isso porque essas NFTs são mais valiosas.
O exemplo do empréstimo tendo como garantia o Autoglyph 488 NFT, tem uma taxa anual de 9,69%, com duração de 30 dias.
E como todo empréstimo com garantia, a NFT só é devolvida ao usuário depois que o valor do crédito é quitado.
NFT é usada como garantia de empréstimo pela primeira vez no Brasil
Recentemte, inclusive, foi registrada a primeira movimentação do uso de NFTs como garantia de empréstimo no Brasil.
O processo foi feito como garantia de crédito imobiliário, por meio de uma iniciativa de duas empresas.
+ NFT é ruim? Entenda as críticas aos novos tokens não-fungíveis
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a netspaces e a Rispar. A primeira digitalizou o imóvel, enquanto a outra foi quem estruturou o crédito com garantia no token.
Mais possibilidades para o mercado
Esta nova modalidade, de um crédito tendo NFT como garantia, abre ainda mais modernização para o mercado e abre mais possibilidades para novos investimentos serem realizados com segurança.
Além disso, gera liquidez aos ativos e não há burocracia. Atualmente, é possível realizar este procedimento de forma fácil e rápida.
Também é possível considerar uma prática completamente benéfica pois a tokenização pode transformar qualquer processo em moderno e adaptado às novas propostas do mercado. Além de trazer aos investidores um leque de alternativas e novidades.
Complemente a sua leitura e saiba como funciona a relação entre NF e direitos autorais para ficar por dentro de tudo deste universo!