NFT do Picasso: saiba quanto vão custar as obras

0
218
Pablo Picasso sentado em frente e uma de suas obras
0
(0)

Você não leu errado: teremos NFT até das obras de Picasso. O legado do artista espanhol que marcou o cubismo agora para o mundo virtual. 

A família Picasso anunciou que transformará obras do falecido em NTFs – tokens não-fungíveis. O comunicado veio por meio da neta, Marina Picasso. 

É verdade que alguns desentendimentos familiares após o anúncio prejudicaram as vendas dos primeiros tokens – mesmo com celebridades como o cantor John Legend promovendo o projeto –, mas as coisas agora parecem estar resolvidas. 

Acontece que Claude Picasso – um dos filhos de Pablo, chefe da Administração Picasso e único que poderia aprovar o projeto – de início não aprovou o projeto digital. Agora, no entanto, ele endossa a proposta. 

“Infelizmente, nossas ideias não foram comunicadas como deveriam, e em relação a alguns membros da minha família que já tinham uma opinião divergente, houve realmente um mal-entendido que não adiantou nada. Tenho o apoio do meu tio, Claude Picasso… ele dedicou sua vida a proteger o legado de meu avô, seu pai”, explicou Marina.

Os herdeiros do artista, então, chegaram a um acordo e Marina, junto com seu filho Florian, vão continuar produzindo NFTs. Confira o pronunciamento da neta do artista no Youtube:

+ Saiba o que é preciso e como comprar um NFT dos Beatles

Quanto vai custar a NFT da coleção de Picasso?

Colecionadores poderão ter versões digitais de artes de Pablo Picasso graças ao projeto com uma coleção de NFTs Ethereum. A coleção, nas vasilhas do artista, se chama Mand and the Beat. 

Cada NFT do Picasso é vendido por 2 ETH. Ou seja, cerca de R$27 mil, na cotação desta sexta-feira, 25 de fevereiro. Ao comprar um token, o colecionador detém a propriedade de um arquivo em formato .mp4 da obra. 

Isso porque os NFTs também virão com músicas. As canções são obras de Florian Picasso, que é DJ e produtor musical, junto com o compositor e cantor John Legend e o rapper Nas. 

A conversão das obras em NFT começou com uma cerâmica – uma saladeira datada de outubro de 1958 – nunca antes exposta publicamente. Ela foi convertida em 1.010 peças de arte digital, ativos criptográficos.

NFT de Picasso vai a leilão em março

De acordo com a revista Veja, um leilão será realizado em março pela Sotheby’s para vender a cerâmica. Ou melhor, a NFT da obra de Picasso. 

Uma parte da renda será doada para uma instituição de caridade e outra para uma organização não governamental que ajuda a reduzir o carbono na atmosfera. 

Com a aprovação de Claude Picasso, a expectativa é que o cenário se torne mais favorável e as vendas da dos tokens obtenham mais sucesso.

Pablo Ruiz Picasso, além de pintor, foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. O artista espanhol foi um dos maiores mestres da arte do século XX e considerado um dos fundadores do cubismo. Ele morreu em 1973, aos 91 anos.

Como funciona uma NFT?

Para entender por que as pessoas se interessaram por uma NFT do Picasso, é necessário compreender o que são esses “tokens não fungíveis” ou “Non-fungible Token”, em inglês. 

Esses tokens nada mais são que um certificado digital de propriedade, que usa o blockchain para armazenar e emitir o atestado. Ou seja, ele garante que um bem digital é exclusivo e original.

Quem comprar um token de uma obra de Picasso será dono desse arquivo digital. Mesmo que ela seja replicado em cópias, somente o verdadeiro dono terá a posse real do token e poderá vendê-lo, por exemplo, pelo preço que vale. 

Não apenas obras de arte podem ser convertidas em NFTs, mas também fotos, vídeos, áudios, músicas etc. O ativo digital é peça única e, portanto, pode se valorizar ainda mais com o tempo.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário! Leia também: NFT da Disney: gigante do entretenimento deve investir milhões em tokens.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui