
Na última semana o Nubank anunciou que vai fechar capital no Brasil, impactando os investidores que possuem alguma BDR da fintech. Embora a decisão seja menos complicada do que parece, muitos se perguntam o que exatamente significa.
Será que o banco digital deixará de operar no Brasil? Ou deixará de ser listado na B3? Não será mais possível comprar ações do roxinho? E como quem já investe lá?
Sim, o Nubank anunciou seus planos para deixar de ser listado na bolsa brasileira. No entanto, não é que a fintech deixará de ações, nem que ela vá fechar.
Quer entender o que vai acontecer? Então continue lendo este artigo!
O Nubank vai fechar?
O Nubank não vai fechar. O que acontece é que a fintech vai fechar capital no Brasil. Ou seja, vai sair da bolsa de valores de São Paulo.
A fintech, desde sua oferta pública inicial, mantinha parte do capital na B3 e na NYSE, a bolsa de valores de Nova Iorque. Mas agora ela sairá da B3 e pedirá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a conversão de seu programa de BDRs do Nível III para o Nível I.
Ou seja, será feita uma reestruturação do programa de BDR nível III e, com isso, a fintech deixará de ter companhia aberta no Brasil. Mas isso não quer dizer que o banco fechará ou que as operações estarão encerradas, é apenas em termos de ações.
Quem investe nas ações do roxinho ainda terá alternativas, conforme explicamos no próximo tópico deste artigo.
Em comunicado, o Nubank disse que seu objetivo é buscar maior eficiência. Saindo da B3, a fintech justifica que conseguirá reduzir cargas de trabalho duplicadas em requisitos regulatórios.
O Nubank visa maximizar a eficiência e a escalabilidade, reduzindo cargas de trabalho duplicadas desnecessárias em requisitos regulatórios, que consomem recursos consideráveis. Nosso foco é melhorar processos, produtividade e escalabilidade para entregar crescimento e valor para todos os nossos stakeholders.
cofundadora e CEO do Nubank no Brasil, Cristina Junqueira
O banco também defende que a saída da B3 também não afeta seu compromisso de longo prazo com o Brasil e o mercado de capitais local. Além disso, lembra que empresas como Google, Tesla e Facebook têm BDRs de Nível I.
Como ficam as ações da fintech?
Com a decisão do Nubank de fechar capital no Brasil, a pergunta que fica é: como fica o investidor que já aplica nos papéis da fintech?
Ainda será possível negociar os recibos das ações na B3. Porém, o que muda é que agora o banco terá somente o programa BDR de nível I.
BDRs são Brazilian Depositary Receipts, que é exatamente um recibo negociado na bolsa. Porém, são lastreados em ações listadas no exterior.
No programa de nível III, é necessário que a empresa tenha registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e faça oferta pública dos ativos, o que não ocorre no nível I. Google, Tesla e Facebook, por exemplo, têm BDRs de Nível I.
Na prática, apesar da mudança na oferta de capital na B3, os papéis do Nubank ainda poderão ser negociados no mercado de ações brasileiro. Eles continuam representando uma parcela da ação da fintech nos EUA.
Ou seja, a fintech continuará negociando recibos na bolsa de valores brasileira, mas não será mais uma empresa com dupla listagem. Ela sairá da B3 como empresa, mas permanece no Brasil como uma companhia fechada.

Quais são as opções para quem possui ações do Nubank? E o NuSócios?
Como o Nubank vai fechar capital no Brasil, no geral, os atuais detentores de BDRs do Nubank terão três opções:
- trocar os recibos por ações negociadas nos EUA, sendo que cada BDR do Nubank equivale a um sexto de uma ação listada em Nova York, ou seja, é preciso ter seis ou mais BDRs para aderir a essa opção, além de conta ativa em uma corretora nos EUA
- trocar o BDR de Nível III por um novo, de Nível I, neste caso o investidor receberá um novo BDR para cada papel que detém
- vender os BDRs ou ativos subjacentes em bolsa brasileira ou americana, dependendo das aprovações, em processo de venda facilitado
Quem é cliente do programa NuSócios também poderá escolher entre a conversão ou a venda dos BDRs. Mas é necessário fazer isso antes do término do período específico de lockup do programa. Os participantes receberão BDRs Nível I via comissário mercantil.
Gostou do conteúdo? Descubra mais conteúdo seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.