Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que avaliar antes de escolher um consórcio?

Escrito por: Priscila Gomes em 20 de setembro de 2018

Se você está planejando fazer um consórcio, há detalhes que já deve saber, certo? Mas com certeza existem itens que podem passar despercebidos no meio da empolgação. Saiba o que avaliar antes de escolher um consórcio e acerte na escolha.

escolher um consórcio
Não pense com empolgação: saiba o que avaliar antes de escolher um consórcio

A chance de parcelar o valor integral, a liberdade no uso do crédito e a ausência de juros, de fato, são benefícios que chamam a atenção no momento de optar pelo consórcio. Esta é uma das modalidades mais conhecidas para adquirir bens e está cada vez mais em alta.

Muita gente vem se afastando dos tradicionais financiamentos por conta das grandes taxas de juros, partindo para esta opção que é mais prática e vantajosa. Mas, ainda assim, é necessário tomar muito cuidado antes de escolher o seu.

Planejamento financeiro para o consorciado

Apesar de não estar atrelado diretamente ao consórcio, dar atenção ao planejamento financeiro antes de entrar num consórcio pode fazer a diferença para conseguir realizar o sonho do carro próprio – ou não.

Em todas as áreas da vida, o controle das finanças é importante para que se consiga arcar com todos os compromissos do mês. Com ele, é possível analisar o que dá e não dá para fazer como, por exemplo, escolher um consórcio.

Por ter a possibilidade de dar lances e ser contemplado mais rapidamente, estar bem organizado fará com que consiga ter uma reserva de dinheiro e fazer o investimento.

Dicas rápidas para fazer um planejamento financeiro

#1 Conheça todas as suas receitas e despesas;

#2 Compare os preços antes de comprar;

#3 Compre somente o que é necessário;

#4 Evite o uso do cartão de crédito (a não ser que tenha vantagens com seu uso);

#5 Faça metas de consumo;

#6 Trace objetivos e elimine gastos supérfluos;

#7 Reveja os objetivos periodicamente e os atualize de acordo com suas condições;

#8 Viva como pode (nada de exageros se eles ultrapassarem seu orçamento);

#9 Aprenda sobre investimentos.

Cuidados: o que avaliar antes de escolher um consórcio

Contrato

Antes de fechar o negócio é imprescindível ler atentamente e entender todo o contrato. Todas as informações referentes ao consórcio devem estar listadas, sejam os deveres ou os direitos. O valor das parcelas, prazo para pagamento e demais taxas cobradas.

Administradora

Além do contrato, conhecer bem a administradora que está oferecendo o consórcio é essencial para que o processo seja sem estresses desnecessários.

Prefira administradoras que não tenham “ficha suja” e prezem pelo relacionamento com os clientes. Veja se ela está autorizada a ofertar este tipo de serviço pelo site do Banco Central do Brasil.

Outro item a ser levado em consideração na escolha é o número de reclamações no Reclame Aqui ou demais sites de pesquisa.

Prazos

Não só o valor das parcelas é importante, mas o prazo deve ser levado em conta. O tempo faz toda diferença ao valor final do seu consórcio. As administradoras oferecem prazos variados de acordo com as necessidades dos clientes, por isso, quanto mais tempo demorar, menos pagará a curto prazo.

Caso precise do bem o quanto antes, opte pelo menor prazo – com parcelas que caibam no orçamento, lógico. Se não existe pressa, a melhor opção é o pagamento em maiores parcelas porque estas serão menores e não influenciarão tanto no planejamento mensal.

Parcelas

O valor das parcelas pode ser linear ou decrescente (varia de empresa para empresa). Entenda a seguir.

– Parcela Linear: o valor pago é basicamente o mesmo durante toda a validade do consórcio. O consorciado já sabe quanto deverá arcar mensalmente até o final do período combinado. Esta é a maior vantagem desta possibilidade porque facilita no planejamento do orçamento pessoal.

– Parcela Decrescente: o consorciado começa pagando um valor mais alto e elas diminuem de acordo com o passar dos meses. É vantajoso porque a curto prazo deixa o orçamento mais apertado, mas faz com que o futuro seja mais tranquilo em relação aos pagamentos.

Independente do tipo de parcela, o cliente deve escolher a que melhor se encaixa com sua condição financeira do momento. Não adianta, por exemplo, optar pela decrescente se não terá como arcar com os valores altos nos primeiros meses.

Liberdade na escolha do carro

Mesmo estando com um carro em mente no dia da assinatura do contrato, é importante conferir se existe a liberdade de escolha quando for seu momento de adquirir este bem.

Muitas vezes a empresa pergunta isso ao cliente para vender a ele um consórcio específico para o modelo do carro e não uma carta de crédito naquele valor, o que pode não ser uma boa opção para o consorciado.

É preciso muita atenção para que este momento de alegria não se torne um problema.

Taxa de administração

Os consórcios não são atingidos com taxas de juros, mas as administradoras cobram uma taxa de administração, que é necessária para a gestão do grupo de consorciados.

Este percentual a ser pago é diferente em cada empresa, mas deve sempre estar no contrato. Pesquise para encontrar a que cobre um valor mais em conta.

Fundo de reserva

O fundo de reserva é uma taxa utilizada para cobrir certos imprevistos como, por exemplo, inadimplência e desistência de participantes do grupo. Por ter um valor variado de uma administradora para outra, pode ter características de contrato diferentes.

Lances

Nas administradoras os lances podem ser de dois tipos: lances fixos e lances livres. O lance fixo é um valor cujo percentual do crédito total já foi determinado em contrato. Já os lances livres são à escolha do consorciado.

Na maioria das vezes, nos lances fixos o cliente oferece um valor que está no nível ou acima do exigido pela administradora. Nos livres, a empresa determina o percentual mínimo e o consorciado deve respeitar o valor.

É importante que todas as regras de lances estejam no contrato. Por isso, é essencial estar de olho em todas as regras.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona um consórcio imobiliário?
taxa de administração do consórcio
consórcio de dinheiro
carta-de-credito-do-consorcio
vantagens de adquirir um consórcio