
A adoção do Bitcoin para fins de investimento é uma forma já conhecida para diversificar uma carteira de renda variável. O que muita gente não sabe é que os ativos digitais também podem ser utilizados como meio de pagamento em diversos tipos de estabelecimentos. Você sabia que é possível comprar com criptomoedas?
Por mais que as criptos sejam amplamente utilizadas como reserva de valor, elas surgiram como uma forma de se contrapor a ativos tradicionais, como o dólar e o euro. Portanto, podem ser utilizadas em transações comerciais – desde que as empresas ou indivíduos aceitem o formato.
Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas empresas adotaram o pagamento de salário em criptomoeda como alternativa para os funcionários que desejarem receber dessa forma. Tem interesse em fazer parte desse grupo ou quer fazer compras e pagar com Bitcoin? Entenda a prática a seguir.
Quais estabelecimentos aceitam cripto como forma de pagamento?
Quando o assunto é comprar com criptomoedas, a mais amplamente utilizada pelos usuários nesse tipo de transação é justamente a precursora do movimento cripto: o Bitcoin. Atualmente, o ativo digital é aceito em mais de 15 mil empresas em todo o mundo.
O formato é utilizado por empresas gigantescas, como Tesla e Burger King, bem como por instituições financeiras como Visa, Mastercard e PayPal. Entre os itens que podem ser negociados em criptomoeda, destacam-se os seguintes ramos:
- Passagens aéreas;
- Reserva em hotéis;
- Imóveis;
- E-commerce;
- Assinatura de serviços digitais;
- Vale-presentes;
- Compras com PayPal;
- Eletrodomésticos.
Comprar com criptomoedas no Brasil
Mas não pense que só grandes marcas aceitam criptos como meio de pagamento: no Brasil, diversos setores passaram a aceitar o formato para pagamento de produtos e serviços. A Wayne Tattoo, por exemplo, foi um dos primeiros a receber bitcoins no país. Já o Nobile Plaza Hotel, sediado em Brasília, aceita pagamento de diárias em cripto desde 2017.
Considerada uma das principais assinaturas de vinho do Brasil, a Wine é a mais recente empresa a aceitar Bitcoin como forma de pagamento para seus assinantes. A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou que a partir de 2023 cariocas poderão pagar o IPTU com criptoativos.

Vale a pena comprar com criptomoedas?
É comum se perguntar se a adoção das criptomoedas como meio de pagamento vale a pena, visto que os valores desses ativos costumam oscilar bastante no mercado. Se como reserva de valor eles já são considerados de alto risco para o investidor, como meio de pagamento podem ser ainda mais sensíveis à flutuações cambiais.
Portanto, antes de adotar esse formato de pagamento para suas futuras compras, lembre-se de avaliar o atual cenário que envolve cada cripto e saiba se o valor realmente compensa as taxas e alterações que a negociação pode acarretar.
Se feitas por meio de blockchain, as compras com criptomoedas podem ser rastreadas e evitam burocracias e taxas adicionais. A tecnologia é amplamente conhecida como uma das mais seguras já criadas, visto que impede a perda de dados de uma transação a outra.
É regulamentado?
Quando o assunto é regulamentação, a adoção do Bitcoin e outras criptos ainda ocorre sem uma devida proteção legal.
O Projeto de Lei n° 3825/19, que tramita no Senado Federal, entretanto, propõe a regulamentação do mercado de criptoativos no país. Se aprovada, a lei tende a proteger ainda mais o consumidor, além de combater crimes financeiros e dar mais transparência para as operações.
Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre o mercado cripto? Continue navegando pelo site da FinanceOne e receba as principais informações sobre a área!