O segundo turno das Eleições 2022 está marcado para o próximo domingo, 30 de outubro. Os brasileiros voltam às urnas para definir quem será o próximo presidente da República: Luiz Inácio Lula da Silva ou Jair Bolsonaro.
Anúncios
Para fazer sua escolha com sabedoria, é importante conhecer o plano de governo dos candidatos. Por exemplo, você sabe quais são as propostas de Lula e Bolsonaro para a Economia?
Essas informações são importantes para esclarecer quais são as pretensões de cada um dos candidatos para os próximos quatro anos e quais impactos isso terá na vida dos cidadãos.
Anúncios
Para ajudar os eleitores, FinanceOne reuniu em um único artigo as principais propostas de cada plano de governo para você avaliar e definir qual atende melhor suas expectativas para o setor da Economia nos próximos anos.
+ Eleições 2022: STF libera transporte público gratuito no segundo turno
As informações se baseiam no plano de governo apresentado pelos candidatos no início do período eleitoral. Confira!
Anúncios
Propostas de Lula e Bolsonaro para a economia
Lula (PT)
Sustentabilidade
Em seu plano de governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende o combate ao uso predatório de recursos naturais. Além disso, uma das propostas é estimular a adoção de atividades econômicas com menor impacto ecológico.
O plano de governo também menciona projetos de reindustrialização, fortalecimento da produção agropecuária e o estabelecimento de uma política nacional de abastecimento.
Teto de gastos e regime fiscal
Lula promete revogar o teto de gastos e investir em uma “reforma tributária solidária, justa e sustentável”. Isso significa simplificar tributos e garantir a progressividade tributária para que as pessoas paguem impostos de acordo com suas rendas (quem ganha mais paga mais).
Outra proposta é aperfeiçoar a tributação sobre o comércio internacional.
Programas sociais e o combate à pobreza e inadimplência
Lula pretende apostar na renovação e ampliação do antigo Bolsa Família, que deve voltar a funcionar de maneira semelhante ao modelo em vigor durante o governo do PT. A parcela do benefício, de acordo com o candidato, deve ficar no patamar de R$600.
Aliado ao programa Bolsa Família, no governo Lula também serão trabalhadas iniciativas de renegociação de dívidas para pessoas físicas e pequenas e médias empresas, que será feita por meio dos bancos públicos.
Também haverá incentivos aos bancos privados para que ofereçam condições adequadas de negociação com os devedores.
Privatizações
Lula pretende estabelecer uma nova política de preços para a Petrobras, o que inclui uma transição de política de preços do gás.
O candidato do PT também defende o fim das privatizações. Em seu plano de governo, Lula propõe a recuperação das capacidades estatais, o fortalecimento de bancos públicos e do Sistema Nacional de Meio Ambiente e a Funai.
+ Quanto ganha o presidente da República? Confira os valores
Bolsonaro (PL)
Empreendedorismo e empregabilidade
Uma das promessas de Bolsonaro é investir em políticas de fomento ao empreendedorismo, incluindo o incentivo a ações de financiamento e assistência técnica aos donos de um negócio próprio.
Além disso, o plano de governo do candidato prevê incentivos à empregabilidade de jovens e mulheres, públicos que sofrem com taxas de desemprego mais altas que a média da população. Outra promessa é investir em um novo Sistema Nacional de Emprego.
Benefícios assistenciais
Bolsonaro quer dar continuidade ao programa Auxílio Brasil. “Um dos compromissos prioritários do governo reeleito será a manutenção do valor de 600 reais para o Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2023.”
PIB e sistema previdenciário
Jair Bolsonaro também promete consolidar os ajustes fiscais no médio e longo prazo. O objetivo é garantir estabilidade econômica e reduzir a relação entre a dívida pública e o PIB.
O atual presidente, se reeleito, planeja aprimora o sistema de planejamento e orçamento público, cujo objetivo é reduzir a rigidez do orçamento, aumentar a previsibilidade da execução e a transparência dos gastos públicos. Além disso, estão previstas medidas de controle da inflação.
Agricultura e mineração
Bolsonaro também quer ampliar os investimentos nos setores agropecuário e de mineração, especialmente no que diz respeito à evolução tecnológica.
De acordo com o plano de governo, a meta é aumentar a produtividade, sem aumentar as áreas produtivas, e oferecer soluções sustentáveis para os sistemas de produção, a fim de substituir ao máximo recursos fósseis e não-renováveis.
+ Eleições 2022: não votei no 1º turno, é possível votar no 2º? Entenda!
Já conhecia as propostas dos candidatos à presidência? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários!