
A possibilidade de pagar conta de luz com PIX já existe para grande parte dos consumidores. No entanto, em quatro meses o pagamento instantâneo da energia elétrica será uma realidade para todos os brasileiros
Acontece que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) obrigou as distribuidoras a oferecerem o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) como opção de pagamento.
Desta forma, as distribuidoras que ainda não ofereciam o PIX como opção, terão que obrigatoriamente oferecer.
O prazo é de 120 dias a partir da publicação da medida no Diário Oficial. Ou seja, quatro meses.
Vale destacar que o consumidor não será obrigado a pagar com PIX. Todas as outras formas de pagamento serão mantidas, sendo o pagamento instantâneo apenas mais uma opção.
Porém, caso a empresa queira substituir a forma usual de pagamento pelo PIX, transformando-o na escolha padrão, será necessário o consentimento prévio do consumidor.
O Pix veio para modernizar o sistema de pagamento no Brasil. Hoje já é o mais usado. O sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente. Então, cabe à Aneel vir regular e exigir que todas oportunizem ao consumidor essa ferramenta.
Diretor Ricardo Tili, relator do processo na Aneel
Como pagar a conta de luz com PIX?
Para pagar uma conta de luz com PIX, basta utilizar o QR Code de pagamento disponibilizado na fatura, geralmente impresso na parte inferior do boleto, perto do código de barras.
- Abra o aplicativo do seu banco e faça login
- Acesse o menu do PIX
- Escolha a opção de pagamento com QR Code
- Aponte a câmera do celular para o QR Code impresso na fatura
- Confirme os dados e finalize o pagamento
A maioria das distribuidores de energia já disponibiliza esta opção. Com a nova determinação da Aneel, aquelas que ainda não disponibilizam passar a fazê-lo dentro dos próximos quatro meses.
Para o consumidor, pagar com PIX evita problemas decorrentes da demora de compensação do pagamento. Outros meios podem levar até dois dias úteis.
Para as empresas distribuidoras de energia, o PIX barateia os custos. Afinal, o código QR é mais barato que a impressão de código de barras.

Quais distribuidores já oferecem o pagamento com PIX?
As distribuidoras de energia ainda possuem quatro meses para se adaptarem à nova regra e disponibilizar o PIX como opção de pagamento. Por isso, nem todas já aderiram à ferramenta.
Segundo a Aneel, das 49 distribuidoras do país, 33% não disponibilizam essa opção aos consumidores.
Até o momento, é possível pagar a conta de luz com PIX nas seguintes empresas e localidades:
- Light (Rio de Janeiro)
- Celpe (Pernambuco)
- Coelba (Bahia)
- RGE (Rio Grande do Sul)
- Elektro (São Paulo)
- Enel (São Paulo)
- CPFL Paulista (São Paulo)
- CPFL Santa Cruz (São Paulo, Minas Gerais e Paraná)
Vale reforçar a importância de confirmar com a distribuidora da sua região para confirmar se ela aceita o pagamento ou não. Assim, você evita cair em golpes do PIX.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe a novidade com outros colegas empreendedores! E saiba mais sobre a Tarifa Social – como funcionam os descontos e como solicitar.
Colaboração: Camila Miranda, Tamires Silva.
Com informações da Agência Brasil.