Janeiro já é considerado o mês das despesas mais altas. Por isso, uma forma que muitos brasileiros encontraram para manter as finanças organizadas é utilizando o cartão de crédito. Isso inclui até mesmo o pagamento do IPVA.
Anúncios
É muito comum encontrar pessoas que parcelam o IPVA, mas no boleto. Isso porque essa é uma das opções fornecidas pelos governos estaduais. Mas pagar o imposto no cartão de crédito é algo que ainda não é muito conhecido pelos motoristas.
Principalmente porque essa não é uma das opções de pagamento disponíveis no site da instituição financeira. Mas saiba que mesmo assim existe a possibilidade de pagar o imposto com o seu cartão.
Anúncios
+ Saiba como consultar o IPVA 2022 em 2 maneiras
O estado de São Paulo, por exemplo, já conta com o parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) desde 2019.
Vale ressaltar ainda que os paulistas também conseguem realizar o pagamento de outras contas dos veículos, como é o caso de taxas e multas. Mas para isso é importante que elas não estejam inscritas na dívida ativa.
Anúncios
Como pagar o IPVA com o cartão de crédito?
Se você é motorista de São Paulo e deseja pagar o imposto com o seu cartão de crédito, saiba que todo o processo é bem simples. Só é necessário acessar o site de uma das empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
São quatro empresas que oferecem a possibilidade de parcelar o IPVA por meio do cartão de crédito. Sendo elas:
Depois de escolher qual instituição você deseja fazer o pagamento, será preciso informar no site as seguintes informações: número da placa do veículo e do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
Pronto! Com isso, já é possível simular e escolher a melhor forma de pagamento para você realizar.
Parcelar IPVA no cartão facilita a vida dos motoristas, diz secretário
Após o sucesso nos primeiros anos, o estado de São Paulo manteve a opção de cartão de crédito para o pagamento do IPVA. Em 2021, o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior, autorizou a medida oficialmente.
O secretário Renê Garcia Júnior informou, na época, que esta seria uma medida que vai ao encontro da modernização da administração pública fazendária.
“Temos que buscar novas formas de quitação de tributos, estreitando a relação com o contribuinte. A ideia é facilitar a vida de milhares de motoristas”, disse.
Outra modernização do estado para pagamento do IPVA, a partir de 2021, foi o aumento no número de parcelas. Antes, era possível efetuar os pagamentos em até três vezes, agora em cinco.
Quais são as outras formas de pagamento?
Existem outras duas outras formas de pagamento para os motoristas que desejam quitar o IPVA, são elas:
- boleto nas Casas Lotéricas;
- boleto em instituições conveniadas.
Em ambos não há cobrança de taxas e multas, desde que o valor seja pago dentro do prazo e de acordo com o seu parcelamento.
Este, inclusive, é uma das vantagens em comparação ao pagamento no cartão de crédito. Isso porque os motoristas que pagam no cartão terão juros e taxas pela frente.
Em todos eles é possível parcelar, em quantidades diversas. No cartão não há desconto em pagamentos à vista, enquanto no boleto haverá para os pagamentos dentro das primeiras parcelas.
O conteúdo te ajudou? Então veja como fazer para consultar o valor do IPVA e consultar o calendário já disponível.