
As criptomoedas estão ganhando o mercado cada vez mais. E agora é possível pagar até vinho com Bitcoin, mas essa é apenas a ponta do Iceberg.
Essa novidade, em específico, foi trazida pela assinatura de Vinhos Wine. Graças a uma parceria com a fintech Redecoin, clientes poderão pagar com a cripto.
A nova forma de pagamento é recente, mas a empresa já tem a pretensão de expandir a funcionalidade. Além disso, este é apenas um exemplo do que pode ser pago em BTC ou qualquer cripto.
De acordo com a Visa, o número de varejistas que aceitam criptomoedas como pagamento cresceu para quase 100 milhões nos primeiros seis meses de 2021.
Quer saber mais sobre a novidade da Wine e sobre o universo de pagamentos com criptomoedas? Então continue lendo o artigo!
Como pagar vinho com Bitcoin?
É possível pagar vinho com Bitcoin por meio da Wine, uma das principais assinaturas de vinho do Brasil. A empresa fechou uma parceria com a Redecoin, uma fintech do grupo SCF Brasil.
A fintech é uma gateway de pagamento para Bitcoin com conversão automática para Real. Ou seja, o e-commerce que adere pode aceitar o BTC como forma de pagamento online.
No caso da Wine, a funcionalidade pode ser acessada por meio do aplicativo. Basta realizar a compra normalmente, colocando os itens desejados no carrinho.
Na hora de escolher a forma de pagamento, o cliente pode optar pela cripto. Depois disso, um QR Code será gerado e é por meio dele que o pagamento será feito, de forma semelhante ao PIX.
“Sabemos que os consumidores estão cada vez mais conectados e as criptomoedas já fazem parte do dia a dia de grande parte deles. Resolvemos investir nessa inovação para trazer uma experiência ainda mais completa para nossos sócios e clientes e também porque acreditamos que, em um futuro próximo, essa forma de pagamento será frequente.”
A declaração é de Clayton Freire, Diretor de Tecnologia da Wine. De acordo com ele, a novidade faz parte da estratégia omnichannel da Wine, que quer vender em vários canais – e o app é o principal atualmente.
Armin Altweger, CEO do Grupo SCF Brasil, disse que a parceria visa popularizar o uso das criptomoedas no dia a dia dos brasileiros.
“É um orgulho para nós firmarmos essa parceria, porque unimos o tradicional mercado de vinhos que está se transformando devido a revolução omnichannel da Wine, com o mercado inovador de pagamentos em criptos.”
O objetivo da Wine ainda é expandir o pagamento em criptos. Mas, por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas no aplicativo.

Outros lugares que aceitam pagamento em Bitcoin
Usando a mesma getaway, Redecoin, até mesmo o GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – está aceitando doações em Bitcoin.
O doador escolhe o valor que deseja contribuir em Real e a plataforma converte automaticamente em BTC.
A mesma ferramenta é aceita também na empresa de educação Impacta e na Cigam, solução de software de gestão empresarial.
Essa tendência de pagamentos com criptomoedas já começa a se estender a todo tipo de produtos e serviços, inclusive impostos.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou que a partir de 2023 cariocas poderão pagar o IPTU com criptoativos.
Outro exemplo desse tipo de inovação no mercado brasileiro são dois novos condomínios em Valparaíso de Goiás, que permitirão a compra de imóveis com criptomoedas.
No Brasil, são poucos os estabelecimentos físicos que já aceitam esses ativos. Mas online , a oferta é cada vez maior, graças aos serviços intermediários de gateways.
Vale a pena usar Bitcoin para pagar vinho e outros produtos ou serviços?
A ideia de pagar vinho com Bitcoin parece bastante atrativa em um primeiro momento, não é? Mas considerando que a moeda digital é um investimento e seu valor é tão volátil, será que vale a pena aderir a esse tipo de serviço?
Depende. Se o estabelecimento oferece um bom desconto para quem compra com a cripto, por exemplo, pode ser interessante. Outra situação vantajosa é em compras internacionais, já que comprando com cartão de crédito haveria incidência do IOF.
Mas, em geral, é melhor o investidor ter parcimônia e avaliar os prós e contras. Afinal, como já mencionado, estamos falando de uma moeda volátil que pode trazer mais lucro se permanecer na sua carteira mais um tempo (ou não).
Quer saber mais sobre o assunto criptomoedas? Então veja neste vídeo porque o Bitcoin pode salvar a poupança:
O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros amigos e leia também: Saiba se é possível comprar carro com criptomoedas!