Comprar carro com criptomoedas está se tornando cada vez mais uma realidade. Em março de 2021, a Tesla, empresa de Elon Musk, começou a aceitar Bitcoin como forma de pagamento.
Mas a estratégia durou pouco, a empresa logo suspendeu essa modalidade porque, segundo ela, “isso não pode custar caro ao meio ambiente”.
Contudo, outras empresas seguiram o modelo de Musk, uma delas brasileira. O Mercado Bitcoin firmou uma parceria com a NetCarros. Agora, quem quiser, pode comprar um carro pagando com criptomoedas. Além disso, terá a opção de pagar utilizando um percentual em dinheiro também.
Para efetuar a compra, o interessado deve acessar o site da NetCarros e preencher um formulário com os todos os dados sobre a compra. Logo após, representantes da empresa farão uma chamada de vídeo para orientação.
Nesse encontro, o valor da transação em reais será convertido na criptomoeda escolhida pelo cliente e no mesmo momento ele realizará a transferência entre carteiras. De acordo com o CEO da empresa, Reinaldo Rabelo, será uma “operação rápida, fácil, muito segura e com total transparência”.
+ É possível comprar imóvel com criptomoedas?
+ O que é possível comprar com criptomoedas?
Passos para comprar carro com criptomoedas
Você tem algumas opções ao comprar carro com criptomoedas: você pode comprar de um revendedor que aceita moeda virtual ou comprá-lo de um vendedor particular que aceita.
Encontrar um vendedor particular que esteja confortável com a moeda pode ser um obstáculo maior, então a maioria das pessoas geralmente opta por trabalhar com um revendedor. Se você quiser comprar de um revendedor, considere estas etapas importantes:
- pesquise quais concessionárias aceitam criptomoedas;
- reserve um tempo para pesquisar vários aplicativos de exchanges de criptomoedas e aprender como eles funcionam. A concessionária pode ter seu próprio aplicativo preferido;
- descubra qual moeda virtual a concessionária com a qual você deseja trabalhar aceita e verifique se ela corresponde à moeda que você comprou. Bitcoin tende a ser o mais amplamente aceito neste momento;
- selecione o veículo para compra;
- siga as instruções da exchange com a concessionária.
Marcas e concessionárias que aceitam pagamentos criptográficos
Quatro companhias/empresas já possibilitam comprar carro com criptomoedas. São elas:
1 – Nissan
É majoritariamente nos Estados Unidos, mas muitas concessionárias da Nissan também já estão aceitando criptomoedas como forma de pagamento, devido ao crescente interesse dos usuários pela principal criptomoeda.
+ Pagamento em criptomoedas: descubra se é possível receber salário em Bitcoin
+ O que acontece com as criptomoedas quando o dono morre
+ Pagar vinho com Bitcoin? Clube de assinaturas aceita cripto como pagamento
A iniciativa foi possível por meio de uma parceria com a empresa Bitpay. No site de um dos revendedores da marca pode se ler que:
“Embora o Bitcoin e a tecnologia que o cerca tenha muito trabalho a fazer para se tornar popular, sentimos que, de forma a atender às necessidades dos nossos clientes, era hora de aceitar a moeda digital na Carriage Nissan.”
No Brasil, a Nissan está explorando o mercado NFT para promover o lançamento do Kicks Xplay, versão especial do seu modelo de SUV.
Ao comprar o automóvel, os clientes da fabricante japonesa receberão um certificado para uma obra de arte digital do artista plástico brasileiro Fesq. No total, serão produzidas 1.350 unidades do carro, sendo mil destinadas para o Brasil e o restante para a Argentina e Paraguai.
2 – BD Group
A BD Group é uma empresa que criou seu próprio modelo de vendas de carros de luxo e automóveis clássicos, todos podendo ser comprados em diversas partes do mundo com Bitcoin e outros criptoativos.
A companhia sediada na Alemanha já possuía, desde 2016, um site de vendas de jóias, metais e pedras preciosas exclusivo para proprietários de criptomoedas. Em 2017, atendendo pedidos dos clientes, a empresa criou a BitCars, sua plataforma de vendas de carros exóticos e luxuosos.
+ Pirâmides de Bitcoin: veja como funciona e como evitar
3 – Volkswagen
Em agosto de 2021, o Volkswagen Nivus se tornou o primeiro carro na Argentina adquirido com bitcoins, venda realizada pelo Grupo Dietrich. O modelo adquirido foi um Nivus com preço tabelado em 3,87 milhões de pesos, que na ocaisão, dariam 38.700 dólares.
Ou seja, o SUV custava menos que um bitcoin. Por isso, a transação foi realizada mediante o pagamento de 94,5 milhões de satoshis, unidade mínima de medida do bitcoin, sendo que cada bitcoin é composto por 100 milhões de satoshis.
Gostou do artigo sobre como comprar carro com criptomoedas? Confira nosso guia completo para você começar a investir em criptomoedas