Os meios de transação para pagamento estão sempre se atualizando. É o caso, por exemplo, do PIX. Mas também é possível fazer pagamento via QR Code. Com certeza você já viu essa forma de pagar em algum lugar, mas talvez não saiba ainda como funciona.
Anúncios
Por isso, continue a leitura para entender mais sobre o pagamento com QR Code, como ele funciona e como começar a utilizá-lo. Vamos lá?
Como funciona o QR Code?
O QR Code nada mais é do que um código de barras, mas bidimensional. Ou seja, ao contrário do código de barras padrão, o qual tem informações apenas na horizontal, o QR tem informações também na vertical.
Anúncios
Por isso, ele pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que tenha câmera que tenha um programa para fazer a leitura do código. Além disso, também é possível ler o QR Code através do app disponíveis para sistemas Android e iOS. É necessário ter acesso à internet.
Com o QR é possível que o usuário acesse sites, promoções e até realize pagamentos. No caso de pagamentos via QR, um dos principais benefícios é que eles se tornam mais rápidos, mesmo que a compra tenha sido feita presencialmente ou online.
E como funciona o pagamento via QR Code?
O pagamento via QR Code é bem fácil e rápido! Para isso, é necessário que o estabelecimento aceite pagamentos nessa modalidade.
Anúncios
Após se certificar que o estabelecimento aceita o pagamento, basta que o usuário aponte a câmera para o código do QR Code com o aplicativo de leitura aberto. Com isso, o app vai auxiliar na hora do posicionamento e comparar as informações com o banco de dados do QR Code.
Tudo isso é feito de forma rápida e com segurança, pois o QR Code evita fraude ou pagamentos duplicados.
+ Iti: lançamento do Itaú para pagamento com QR Code – Saiba o que é
Confira as vantagens de realizar pagamento via QR Code
O QR Code proporciona várias vantagens em pagamentos realizados por meio dele. Listamos alguns deles para você!
Rapidez no pagamento
O pagamento via QR Code proporciona rapidez na hora de realizar o pagamento, uma vez que não é necessário ficar contando dinheiro ou calculando o troco. Além disso, também não é necessário ficar esperando o sinal da maquininha de cartão.
Dessa forma, em lugares mais movimentados, como em restaurantes, por exemplo, e que oferecem pagamento via QR Code, as filas tendem a ser menores, pois o tempo gasto para o pagamento é menor comparado às outras formas.
Praticidade no dia a dia
Alinhado à rapidez na hora do pagamento, o QR Code também é prático. Isso porque ao ter uma carteira digital que realiza os pagamentos, você não precisa levar sua carteira física com cartões ou dinheiro em espécie, por exemplo.
Mais seguro que outras formas de pagamento
De um modo geral, o QR Code acaba sendo mais seguro do que outros meios de pagamento, como o cartão de crédito. Isso porque ele tem um sistema de criptografia que dificulta que os dados sejam roubados.
Ou seja, não é preciso ter medo na hora de colocar os dados pessoais ou bancários, uma vez que o QR Code é seguro.
Viu, só? É muito fácil e prático fazer pagamento via QR Code. Além, é claro, dos benefícios que citamos aqui. Além desses citados, há também outros, tais como: não é necessário ter contato físico com outras pessoas, uma vez que basta apenas apontar a câmera para o código.
Afinal, em época de pandemia, essa é uma das medidas fundamentais para diminuir a contaminação, certo?
Agora que você já sabe que o pagamento via QR Code é um meio prático e eficaz, que tal continuar recebendo atualizações e novidades sobre o mercado financeiro? Assine a nossa newsletter!