O que é Peer to Peer (P2P) e como funciona essa tecnologia

0
812
homem de óculos usando computador em uma montagem com símbolos do Bitcoin
0
(0)

Talvez você já tenha escutado falar no termo Peer to Peer (P2P), mas sabe o que é e como ele funciona? Para quem não sabe, a tradução significa de pessoa para pessoa. Mas para que serve o P2P?

Anúncios

Essa tecnologia está vinculada a diversos modelos de comunicação. Mas vale ressaltar que  é justamente por esse motivo que o Peer to Peer acaba descartando o modelo tradicional, que é o servidor e cliente.

O objetivo é que os dois lados tenham os mesmos recursos de forma igualitária.

Anúncios

Ainda ficou confuso sobre o assunto? Calma, nós preparamos essa matéria para que você possa ficar por dentro desta tecnologia.

O que é o Peer to Peer?

Se você ainda está perdido sobre o que é o Peer to Peer, as suas dúvidas vão acabar agora. Ele nada mais é do que um sistema de compartilhamento de arquivos, sejam documentos ou informações, sem a necessidade de ter um servidor central para isso.

E o melhor é que a tecnologia de pessoa para pessoa, como já foi dito acima, usa uma rede descentralizada. Vale lembrar que esse tipo de rede está presente nas áreas de negócios e tecnologia da informação.

Anúncios

+ Saiba o que é a inovação no uso do blockchain, além da criptomoeda

E é claro que essa tecnologia também tem relação com as criptomoedas. Até porque o principal objetivo do P2P é aumentar a produtividade da equipe, otimizar os processos e até mesmo aumentar as vendas em blockchain.

Como funciona essa rede?

Quer entender melhor como funciona a rede peer-to-peer e toda a sua arquitetura? Então pense se o mundo estivesse com vários computadores espalhados e conectados a um mesmo software. 

Pensou? Então, essa ligação virtual proporciona aos computadores acessarem a algum benefício de sistema, logo, passando a ter toda a sustentação sobre ele.

Qual a relação entre Peer to Peer e o blockchain?

Como você já sabe, o blockchain é um sistema P2P que colaborou na resolução de algumas limitações que o blockchain tinha. E uma delas é o Proof-of-Work, que significa Prova de Trabalho.

Para quem não sabe, esse protocolo da criptomoeda acaba estabelecendo os passos para o funcionamento da blockchain.

E nas operações com criptomoedas o P2P é visto como uma forma de negociação entre os investidores. Ao usar essa tecnologia, os usuários fazem as transferências entre si por meio do Ethereum (ETH), BTC e outros tipos de Altacoin.

Mineração de criptomoedas
O Peer to Peer é uma das tecnologias usadas pelo blockchain

Isso tudo é possível sem ter a necessidade de terceiros, como é o caso das corretoras ou outras instituições financeiras. 

Vale ressaltar que no P2P as criptomoedas são negociadas diretamente entre os investidores. Como isso é possível? Por meio de aplicativos de conversas ou outras plataformas. 

Negociar na rede peer-to-peer. Como funciona?

E para fazer negociações na rede peer-to-peer, como funciona? Você sabe? Vamos te explicar!

Primeiro, você basicamente precisa encontrar vendedores peer-to-peer na internet. Mas, como encontrá-los?

+ Criptomoeda ecológica? Conhecia a Chia Coin

Geralmente você consegue achá-los em grupos de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, ou até mesmo em sites ou redes sociais das mais diversas. Outra forma de encontrar os vendedores é através de indicação, principalmente daqueles que já estão inseridos no mercado de cripto e possuem contatos relevantes.

Encontrado um vendedor, você inicia a negociação, que geralmente ocorre de maneira totalmente virtual. Nessa conversa, são definidos os prazos e formas de pagamento, por exemplo.

Também é possível encontrar vendedores P2P nas famosas exchanges, que costumam oferecer espaços personalizados dentro de suas plataformas para ajudar na negociação.

Vantagens nas negociações em Peer to Peer (P2P)

Bom, se você chegou até aqui é porque tem interesse no assunto. E, por isso, separamos para você algumas vantagens para reforçar ainda mais os benefícios de negociar pela rede Peer to Peer.

Saiba que ela possui algumas vantagens ótimas, principalmente se comparada com outros modelos de compra de criptomoedas e ativos digitais.

O principal é a agilidade, já que a negociação não envolve uma terceira pessoa e o processo de transação tem tudo para ser bem mais rápido. Além disso, possui taxas bem mais baratas do que as que são feitas diretamente e por exchanges.

Quer entender melhor sobre as criptomoedas? Veja o que são as Altacoins no vídeo abaixo!

Veja se é possível enviar criptomoedas pelo Telegram e complemente ainda mais a sua leitura sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui