PIB dos Estados Unidos crescerá 7% em 2021, diz FMI

0
347
Montagem de um dólar com a bandeira dos Estados Unidos
5
(1)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está otimista com a recuperação econômica dos Estados Unidos e prevê que o crescimento chegará a 7% este ano. O órgão também projetou um crescimento de 4,9% para 2022, 1,4 ponto percentual a mais do que o previsto em abril.

O FMI elogia muitas das medidas econômicas tomadas pelo presidente democrata Joe Biden para impulsionar a economia. Contudo disse ser “muito preocupante que muitas das distorções comerciais introduzidas nos últimos quatro anos continuem vigentes”.

Uma dessas distorções são as tarifas alfandegárias impostas durante o mandato de Donald Trump, especialmente nos setores do aço e do alumínio.

Contudo, o FMI aponta em relatório que o crescimento pode ser maior, embora para essa previsão o fundo prevê um gasto de 4,3 trilhões de dólares na próxima década com o Plano dos Empregos Americanos (AJP) e o Plano das Famílias Americanas (AFP), propostos por Biden.

FMI eleva previsão de PIB mundial

A vacinação anti-Covid e um forte apoio fiscal, especialmente nos Estados Unidos, levaram o FMI a melhorar as previsões do PIB dos Estados Unidos e para a economia global.

Após a recessão histórica provocada pela pandemia no ano passado, o PIB mundial vai crescer 6% em 2021.

A perspectiva para a economia do Brasil também melhorou e o país deve crescer 3,7% este ano. No entanto, o FMI alerta que as perspectivas a longo prazo dependem da evolução da pandemia.

Para 2022, a instituição projeta um aumento de 4,4% (+0,2 ponto). Com a recuperação, o volume de comércio de bens e serviços no mundo vai crescer 8,4% em 2021 e 6,5% no próximo ano.”

América Latina terá velocidade de crescimento diferente, diz FMI

Como o PIB dos Estados Unidos, o FMI melhorou as projeções para toda a América Latina. Que, depois da forte contração de 7% registrada no ano passado, terá em 2021 “uma recuperação leve e com velocidades diferentes”.

Contudo, a previsão é que a região tenha um crescimento de 4,6%, ficando, portanto, abaixo da média global de 6%.

Assim como para o Brasil, o organismo com sede em Washington alertou que as perspectivas para toda a região a longo prazo “continuam dependendo do rumo que a pandemia tomar”.

“A maioria dos países do sub-continente não garantiu vacinas suficientes para cobrir sua população”, alertou a instituição, enquanto a OMS multiplica os apelos para uma melhor distribuição dos imunizantes no planeta.

Vários países latino-americanos devem crescer mais do que o Brasil este ano. Segundo o FMI, o crescimento mexicano será de 5%, o da Argentina de 5,8% e o Chile 6,2%.

A boa perspectiva para a economia argentina é de importância vital para o país, paralisado em um lento diálogo com o FMI para renegociar os termos de um acordo gigantesco para um empréstimo de US$ 44 bilhões.

Para o conjunto da região, o FMI estima um crescimento mais modesto em 2022, de 3,1%.

gráfico
PIB dos Estados Unidos cresce 1,60% no 1º trimestre, diz Austing Rating

Desempenho do PIB dos Estados Unidos fica em 15º em ranking de 50 países

O desempenho do PIB dos Estados Unidos no 1º trimestre de 2021 ocupa o 15º lugar dentro de um ranking com 50 países, segundo levantamento elaborado pela Austing Rating.

Entretanto, os EUA (1,60%) estão acima de países como Brasil (1,20%), China (0,60%), Itália (0,10%), França (-0,10%), Japão (-1,30%) e Reino Unido (-1,50%).

A lista traz os resultados das maiores economias do mundo. Veja o Top 5 abaixo:

  • Croácia: 5,80%
  • Hong Kong: 5,40%
  • Estônia: 4,80%
  • Chile: 3,20%
  • Cingapura: 3,10%

Gostou do artigo? Confira o que podemos esperar da economia brasileira em 2021

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui