InícioNotíciasFinanças PessoaisVeja se é possível fazer um Pix offline

Veja se é possível fazer um Pix offline

0
(0)

O Pix, meio de pagamentos instantâneo criado em 2020, já representa 30% das operações de transferência no país. Mas o que milhões de brasileiros sem acesso à internet querem saber é se é possível fazer o Pix offline.

A resposta é: AINDA não. Porém, o Banco Central já está trabalhando em alternativas para permitir esse tipo de operação mesmo quando a pessoa estiver desconectada da internet.

De acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a autoridade monetária estuda três formas de tornar isso possível. E pelo menos uma delas deverá ser disponibilizada ainda em 2021.

O Pix, lançado em novembro de 2020, é um sistema que permite pagamentos e transferências bancárias de forma instantânea.

+ Pix pode cobrar taxa de transferência? Veja as situações!

Ou seja, em qualquer lugar do país, entre pessoas, empresas e governo, 24 horas por dia, sete dias da semana. O dinheiro cai na conta em segundos.

Como será realizado o Pix offline

O Banco Central ainda não divulgou uma previsão de quando pretende lançar o pagamento instantâneo sem internet.

Mas o que se sabe é que já existem três alternativas sendo estudadas para viabilizar isso. E a principal delas deverá ser em forma de cartão por aproximação.

“Em algum momento haverá cartão Pix de aproximação”, afirmou Campos Neto, presidente do BC, em evento online no final de junho. Outras alternativas serão QR Pagador e NFC.

Pix Aproximação

O Pix Aproximação funcionaria de forma semelhante a um cartão de transporte público. Ou seja, as pessoas carregariam um valor no seu cartão, usando o celular, e depois poderiam fazer compras com ele, sem necessidade de internet.

O valor que não fosse utilizado poderia depois ser novamente transferido para a conta bancária.

imagem de um celular fazendo pix por qr code
QR Pagador deverá ser a primeira forma de realizar Pix offline em 2021

Pix por QR Pagador

Essa seria a forma de realizar um Pix quando uma das partes, seja quem estiver pagando ou quem estiver recebendo, não tiver conexão com a internet.

Não foram divulgados detalhes sobre como esse método funcionaria na prática. Mas é possível que essa seja a primeira alternativa disponibilizada, podendo se tornar utilizável ainda em 2021.

Pix NFC

NFC é a sigla em inglês para Near Field Communication. Na tradução livre para o português significa comunicação por campo de proximidade.

É uma tecnologia usada para pagamentos feitos com cartões contactless e carteiras digitais. Mas também não há informações sobre como seria utilizada na prática para o Pix offline.

Assim como no caso do cartão de aproximação, não há previsão de quando essa funcionalidade será lançada, pois ainda está em estudo. O que se pode esperar é que, pelo menos, o Pix por QR Pagador se concretize até o final deste ano.

+ Pix Cobrança: o que é e como funciona?

Pix já representa 30% das operações de pagamento

O Pix foi lançado em novembro de 2020, quando representou apenas 7% das operações de pagamento no Brasil. Mas menos de seis meses depois já representava 30% dessas transações.

Foi o que revelou a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, divulgada no final de junho pela Federação Brasileira de Bancos.

Paralelamente ao aumento do Pix, o uso da maquininha de cartão caiu de 68% em novembro do ano passado para 51% em março de 2021.

As transações bancárias realizadas via transferências (DOC ou TED) também diminuíram, indo de 25% para 19% no mesmo período. E a tendência é que o Pix siga ganhando espaço frente a outras formas de pagamento.

Não apenas pela facilidade de realizar a transição, que pode ser feita pelo celular. Mas também porque é a única funcionalidade do tipo que permite uma efetuação instantânea.

E com a chegada do Pix offline iminente, é ainda mais presumível que o meio de pagamentos instantâneo ganhe de vez o gosto da população em geral.

A possibilidade de realizar a transação sem internet deverá beneficiar milhões de brasileiros. Já que, segundo o IBGE, quase 40 milhões não têm acesso à rede.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui