0
(0)
InícioNotíciasEconomiaO que esperar da economia brasileira em 2021?

O que esperar da economia brasileira em 2021?

A economia brasileira em 2021 pode crescer. Isso foi mostrado em relatórios e pesquisas até dezembro de 2020. Mas, o último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) já começa a trazer uma nova realidade que pode ser vista no pé deste artigo.

Veja, a seguir, como era projetada a economia brasileira em 2021 antes da virada do ano.

De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), Marcel Balassiano, não era vislumbrado um cenário positivo.

De acordo com o seu levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficará entre os 10 piores desempenhos entre 33 países pesquisados.

Balassiano fez uma comparação entre as projeções do mercado e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e constatou que o tombo da economia brasileira será grande em todos os casos.

Enquanto o FMI prevê retração de 9,1% no PIB brasileiro, o IBRE estima recuo de 6,4%. Para 2021, as projeções de crescimento são de, 3,6%, e de 2,5%, respectivamente.

O levantamento também levou em consideração a previsão da pesquisa semanal Focus, do Banco Central, de queda de 6,5%, em 2020 e, de crescimento de 3,5%, em 2021, e comparou o desempenho médio no biênio 2020 e 2021.

“O Brasil, assim como a maior parte do mundo, sofrerá uma forte redução da atividade econômica neste ano, em função da crise do coronavírus e seus impactos na economia. Somado á isso, o Brasil é um dos países do mundo cuja moeda mais se desvalorizou”, ressalta Marcel Balassiano.

Inflação pode ser o fantasma da economia brasileira

A mediana das projeções dos economistas do mercado para a inflação oficial em 2020 subiu de 4,35% para 4,39%. Esse é o maior patamar do ano para a projeção do importante indicador da economia brasileira.

Embora acima da meta deste ano, de 4%, o valor segue dentro da margem de de 1,5 ponto porcentual. Com a tolerância, a meta pode variar de 2,50% a 5,50%.

A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e, para persegui-la, o BC eleva ou reduz a taxa de juros básica, a Selic, atualmente na mínima histórica, a 2% ao ano.

O Relatório de Mercado Focus trouxe ainda as previsões para a Selic no próximo. A taxa básica do juros deve ser de 3% ao ano.

No caso de 2022, a projeção seguiu em 4,50% ao ano. Para 2023, seguiu em 6%, mesmo patamar de quatro semanas atrás.

moedas em cima de uma nota de vinte reais
Após recessão em 2020, economia brasileira deverá crescer 3,46%

A projeção dos economistas do Itaú Unibanco para a taxa Selic no fim de 2021 é de 3,5%. Os economistas do banco, inclusive, apontam para o risco de uma elevação do juro básico já no primeiro semestre.

Já os analistas do Credit Suisse preveem que a Selic deve terminar dezembro em 4,50%.

Como a cotação do dólar deve ficar em 2021?

Outro índice importante para a economia brasileira é a cotação do dólar. A moeda norte-americana que chegou aos R$5,97, em 2020, deve ter uma queda na sua cotação em 2021.

A projeção para 2021 do Boletim Focus é que o dólar esteja em R$5,10. Entretanto, apesar da tendência de queda, o cenário ainda é bastante nebuloso, externa e internamente.

Afinal, a insegurança fiscal no Brasil é grande. Isso impede que o real tenha uma valorização mais forte, mesmo diante das boas notícias que a vacina contra o coronavírus traz consigo.

Economia Brasileira em 2021 pode piorar em função da pandemia

Mesmo com uma expectativa de crescimento, como era em dezembro de 2020 – de acordo com o topo deste artigo -, a situação pode piorar. Isso muito em função da pandemia da Covid-19.

Por mais que especialistas sejam otimistas, a nova onda que chegou no primeiro trimestre, o colapso hospitalar e a vacinação lenta podem ser fatais.

Este combo influencia fortemente para uma análise mais negativa. E mais, essa análise inferior ao positivismo dado no topo deste artigo ainda pode se arrastar até 2022, de acordo com estudos e dados projetados para os próximos meses e trimestres.

Outros destaques são a cotação do dólar e taxa básica de juros (taxa Selic) – que registraram tendência de alta, além dos juros básicos.

Você sabe como a cotação do dólar afeta o bolso do consumidor brasileiro? Confira nosso conteúdo exclusivo.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?