
O planejamento empresarial é de extrema importância para os rumos de uma empresa, pois ajuda a definir as estratégias, metas, modelo de negócio e os principais fatores que devem ser levados em consideração para alavancar o negócio. Aprenda os tipos de planejamento empresarial e como fazer.
Anúncios
Geralmente, o planejamento costuma ser elaborado para o início de um novo ciclo, em alguns casos, anualmente. Dessa forma, é possível analisar e avaliar os resultados do período anterior. É possível saber o que deu certo, o que precisa melhorar, definir novos objetivos, traçar novas metas e estabelecer quais serão as prioridades para a empresa.

Um planejamento de sucesso é sinônimo de bons resultados. Tendo em vista que é o início de tudo, quando é feito de maneira eficaz, melhora as chances de alcançar os objetivos.
Anúncios
É considerado um instrumento completamente útil para o negócio. Entretanto, é preciso entender que o planejamento possui uma característica padrão: é constante, podendo ser um excelente aliado para o sucesso das empresas.
Você já se perguntou: por que planejar?
O planejamento se faz necessário não só para uma empresa ou desenvolvimento de um negócio, mas em todas as áreas e segmentos do mercado.
. Planejamento financeiro: 5 dicas para fazer o seu
Anúncios
Quem planeja consegue visualizar além do básico e evitar falhas ou possíveis erros. É fundamental para a obtenção de resultados a curto prazo ter um bom planejamento. Se bem feito, as chances de ser bem sucedido serão grandes.
O planejamento empresarial tem uma função mais que importante nesse atual cenário mercadológico. Nesse contexto, ele pode ser definido pelo processo que antecipa os resultados que tendem a serem alcançados. O sucesso de um empreendimento está completamente ligado ao planejamento.
Características de um planejamento
Independentemente do tipo de planejamento que será aplicado, uma coisa é certa. Ele precisará abordar, no mínimo, oito aspectos fundamentais para traçar as informações. Quer saber quais? Confira!
Justificativas: explicar sobre o contexto pelo qual a empresa faz parte que fez necessário a execução desse planejamento para alcançar o objetivo.
Objetivos e metas: é preciso, primeiramente, saber diferenciar o conceito de um e outro. O primeiro é aquilo que se pretende alcançar no todo; é o fim, o propósito, enquanto meta é algo que se pretende mais específico.
Atividades e produtos: identifique quais serão as maneiras para alcançar os objetivos traçados; quais serão os processos aplicados.
Prazos: metas sem prazos acaba falhando, por isso, estipule datas e se esforce para cumpri-las.
Responsabilidade: se você tem um negócio, precisa saber com quem pode contar para delegar as funções.
Recursos: para tudo o que planejou, quais serão os materiais necessários. Pense na questão financeira, verba.
Avaliação: comemorar que alcançou um objetivo não termina a luta. É preciso também identificar se as medidas estão dando certo.
Monitoramento: se você acha que logo assim que a meta é alcançada o objetivo é alcançado está bem enganado. cerimônia disse tudo foi Rápido. No entanto, cada tipo de planejamento tem a sua peculiaridade.
Tipos de planejamento empresarial
Você sabia que o planejamento empresarial pode ser de três tipos? Essa tradição vem desde a Segunda Guerra Mundial, que incentivou o conflito.
Planejamento estratégico –> Uma das principais características é ajudar as empresas a conseguir pensar em um longo prazo. Nesses casos, quanto mais detalhado melhor, para que seja explicativo. Tudo indica que ele, com o tempo, tenha o poder de revisar diariamente.
É preciso ser reajustado constantemente. Entende-se que deve ser elaborado por alguém que exerça um cargo de chefia, pelo fato de ter mais propriedade e segurança para estipular certos pontos estratégicos. Entretanto, não deve ser mantido em sigilo, e sim repassado para os demais funcionários.

Planejamento tático –> Diferente do estratégico, o planejamento tático foca no médio prazo, pois faz uma ponte até chegar ao operacional. Auxilia para a delegação de funções.
Um dos principais focos são os recursos necessários para que os objetivos sejam alcançados, o que não é muito visado na etapa anterior.
Planejamento operacional-> O nome já é bem subjetivo. Esse é o planejamento que executa, que coloca em prática. Ele vai começar a executar o que foi descrito no planejamento operacional a fim de atingir os objetivos do planejamento estratégico.
Esse já trabalha com curto prazo, pois os resultados precisam chegar com rapidez. Ele coloca em ação e começa a mensurar os resultados.
Como elaborar um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é algo essencial para o seu negócio. Um plano bem feito traz resultados positivos para o empreendedor, além de ajudar a se diferenciar no mercado que está cada vez mais competitivo.
Como fazer um planejamento?
– Defina missão, visão e valores da corporação;
– Crie metas e objetivos;
– Analise o ambiente interno e monitore o externo;
– Faça uma análise SWOT (Pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças);
– Cuide do seu público alvo (crie segmentações: geográficos; demográficos; psicográfico e comportamental);
– Crie um plano de ação;
– Avalie os resultados obtidos.