
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adicionou o teste para varíola dos macacos na lista de procedimentos que devem ser cobertos pelos planos de saúde. A decisão foi aprovada na última segunda-feira, dia 19 de setembro, de forma extraordinária.
“A partir da publicação da Resolução Normativa que atualiza o rol, os beneficiários de planos de saúde que apresentarem indicação médica, conforme definição do Ministério da Saúde, poderão realizar o teste para a detecção do vírus monkeypox [varíola dos macacos] por biologia molecular”, explicou a ANS.
Vale destacar que a decisão ocorre após o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviar ofício, em 31 de agosto, à ANS.
O órgão solicitou com urgência a inclusão de testes de diagnósticos e tratamento da varíola dos macacos no rol de procedimentos de cobertura obrigatória.
Todavia, a ANS chama atenção para o fato de a inclusão ter sido feita de forma extraordinária e acrescenta que “esta é a 12ª atualização da lista de coberturas obrigatórias em 2022, que incluíram 11 procedimentos e 20 medicamentos somente neste ano”.

Teste para varíola dos macacos é a 12ª atualização do rol de procedimentos
A entrada do teste para varíola dos macacos é a 12ª atualização da lista de coberturas obrigatórias em 2022, que incluíram 11 procedimentos e 20 medicamentos somente neste ano.
Uma das últimas atualizações foi a suspensão dos limites para consultas e sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, desde que sob indicação médica.
No Brasil, existem oito laboratórios que realizam o diagnóstico da varíola dos macacos de forma gratuita. Além desses, laboratórios privados também têm capacidade de processar as amostras de pessoas suspeitas da infecção.
O aumento da demanda pelos exames já estava sendo registrado no Brasil. Um exemplo é da produtora Thermo Fisher Scientific que, em julho, observou o aumento de três vezes maior do uso de testes comparado ao mês anterior.
Entretanto, para obter a cobertura do exame, o paciente precisa apresentar uma indicação médica.
+ Senado aprova que planos de saúde cubram tratamentos fora do rol da ANS. Veja!
O que é a varíola dos macacos
Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido a sua disseminação por diversos países desde maio.
No Brasil, já são 7.019 casos e duas mortes, segundo dados divulgados recentes pelo Ministério da Saúde. O primeiro falecimento foi registrado em Minas Gerais, em julho. O segundo no Rio de Janeiro, em agosto.
+ Portabilidade do plano de saúde: entenda como funciona e como fazer
Gostou deste conteúdo sobre teste para varíola dos macacos? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!