Plano de saúde: saiba o que fazer em caso de reajustes abusivos

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médicos olhando o raio-x
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Muita gente tem dúvida sobre como acontece o reajuste em um plano de saúde e se essa prática pode se tornar abusiva. Afinal, os valores aumentam constantemente e é preciso ficar atento para se organizar financeiramente.

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Essas dúvidas aumentaram principalmente após a retomada da pandemia, já que os reajustes anuais haviam sido suspensos e a foram aplicados valores retroativos.

Dito isso, as regras são transparentes e divulgadas para os consumidores? É o que você vai descobrir neste artigo.

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Além disso, saberá o que fazer em casos de reajustes abusivos.

Como funciona a regra de reajuste no plano de saúde?

Embora seja um assunto complexo, é possível entender como funcionam os reajustes nos planos de saúde.

Mas, eles vão depender do tipo de contrato que você tem, seja individual, empresarial ou por adesão. Além disso, é preciso entender que existem três tipos de reajustes:

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  • Anual;
  • Por sinistralidade; e
  • Por faixa etária.

O anual tem por objetivo restituir o valor da inflação de acordo com aquele determinado período referente à contratação do plano. Este é um aumento previsto em lei e os critérios devem ser explicitados para o cliente em contrato, decorrente geralmente uma vez a cada 12 meses.

+ Portabilidade do plano de saúde: entenda como funciona e como fazer

Já o reajuste por sinistralidade ocorre quando a operadora se manifesta dizendo ter acontecido um número maior de atendimento e despesas do que o esperado.

O reajuste por faixa etária é previsto e regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que estabelece variações na mensalidade conforme a idade. Portanto, se você ultrapassa um nível, consequentemente o seu plano será reajustado.

médico e paciente conversando
Reajustes nos planos de saúde acontecem regularmente. Saiba o que fazer se for uma medida abusiva!

Como identificar que um reajuste foi abusivo?

Os reajustes nos planos de saúde devem ser definidos e implementados pela ANS. Portanto, fique atento aos noticiários e informes da sua operadora para que esteja ciente das novidades.

Em 2022, por exemplo, a agência definiu que os planos individuais e familiares regulamentados teriam reajuste de 15,5% no período de 22 de maio de 2022 a abril de 2023, a partir do período de aniversário do contrato.

No entanto, algumas operadoras se aproveitam deste momento de mudança de valores no plano para aplicar reajustes abusivos. 

Inclusive, no meado deste ano, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Ministério da Justiça (MJSP) notificaram as operadoras. Isso aconteceu após muitas queixas dos consumidores por conta do reajuste aplicado nos contratos.

A Senacon divulgou que alguns planos individuais tiveram aumentos acima de 40%, enquanto os coletivos mais de 80%. Houve uma operadora, ainda, acusada de promover reajuste de 133,45% e, por isso, foi enviado ofícios ao Procon.

Mas, o que fazer nesses casos, você sabe?

Plano de saúde com reajuste abusivo: o que fazer?

Em 2022, diversas empresas foram notificadas e convocadas para justificar os percentuais aplicados no reajuste de seus planos de saúde. Entre elas: Amil; Bradesco; Notredame; Qualicorp; e Sulamérica.

Enquanto cliente, se você perceber que o reajuste foi muito acima do previsto e do que costuma ser aplicado anualmente pela empresa, as recomendações são

  • Pesquise na internet sobre qual foi o percentual determinado pela ANS para ter a certeza da legalidade desse reajuste;
  • Consulte o seu corretor que realizou o seu contrato e o questione sobre o valor, pois ele talvez possa ajudar;
  • Entre em contato com a operadora.

Caso não obtenha sucesso, você pode fazer uma denuncia no Procon do seu estado pela internet. O processo é bem fácil e gratuito. Quanto mais denúncias, será mais fácil de identificar e o órgão vai notificar a Justiça para que a operadora se manifeste e justifique o aumento abusivo.

Outra boa notícia é que após várias denúncias e intervenções do Órgão de Defesa do Consumidor, o Superior Tribunal de Justiça também tem agido favorável ao usuário.

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