Saiba como preparar marmita e economizar dinheiro com 3 dicas

0
247
Homem escolhendo produtos no supermercado
0
(0)

65% dos brasileiros aderiram à marmita para driblar o preço da comida, seja para economizar no orçamento familiar durante o dia, seja para evitar a inflação nas alturas nos últimos meses. O número foi levantado segundo uma pesquisa feita pelo Sodexo Benefícios e Incentivos.

A pesquisa foi feita com 3.931 pessoas em todo o Brasil, e mostrou que 65% dos brasileiros preferem fazer a marmita em casa, enquanto 17,22% costumam almoçar em restaurantes que oferecem o PF, mais conhecido como Prato Feito; seguido dos que costumam comer em restaurante por quilo (14,68%) e em restaurantes à la carte (3%).

Mas como montar uma marmita e conseguir economizar dinheiro? E, além disso, como conseguir fazer uma marmita saudável? Continue a leitura deste texto para conferir as dicas que separamos para você!

+ Por que o preço dos alimentos está em alta? Entenda!

O que é a segurança alimentar?

O conceito de segurança alimentar relaciona-se com a capacidade das sociedades garantirem à população o acesso aos alimentos em qualidades e quantidades suficientes, sem comprometer a realização de outras atividades e direitos essenciais.

Esses direitos são necessários para o respeito à saúde pública, ao meio ambiente, à educação, à qualidade de vida, à cultura e ao lazer.

Assim, ter uma alimentação adequada e de qualidade é, através desse princípio da segurança alimentar, um direito humano fundamental que deve estar acima de qualquer realidade social, política e econômica.

Dicas para preparar marmita e economizar

Além de ajudar a economizar dinheiro, como falamos acima, preparar marmita também é uma forma de manter a alimentação saudável, já que você estará comendo o que preparou e sabe a quantidade exata e como os alimentos foram preparados.

Mas, para quem passa o dia fora e não tem tempo para cozinhar todos os dias, é necessário planejamento e muita praticidade. Se você está pensando em começar a preparar marmitas, então olhe essas dicas que separamos para você!

Comece fazendo marmitas simples

Para não ter tanto trabalho logo de cara, comece fazendo marmita simples que tenham ou só pratos quentes, ou só pratos frios.

Dessa maneira você pode colocar tudo junto sem se preocupar em levar vários potes de comida.

Além disso, outra dica é fazer pratos que sejam refeições completas sem acompanhamentos, como um macarrão acompanhado de um molho branco, por exemplo.

Lembre-se que caso você faça uma marmita mais pesada em um dia, equilibre com uma refeição mais leve no jantar do mesmo dia ou na marmita do dia seguinte.

+ Lista de compras: saiba como economizar no supermercado

+ O que vale mais a pena no supermercado atualmente: compra semanal ou mensal?

Prepare tudo junto

A probabilidade de você ficar com preguiça ou esquecer de fazer a marmita na hora em que estiver saindo para trabalhar é grande. Sendo assim, deixar a marmita já pronta no dia anterior é a chave para o começo de um planejamento.

Se possível, quando for fazer o jantar, já prepare a sua marmita do dia seguinte!

Aposte em um bom recipiente

Potes com alta capacidade térmica são, de fato, caros. Mas são super úteis se você sai de casa cedo e precisa carregar alimentos para o dia inteiro.

Além disso, aposte também nas opções de potes com divisórias. Afinal, comemos com os olhos primeiramente, certo? Então olhar a marmita toda bagunçada pode ser uma experiência não tão agradável assim. Apostar em potes com divisórias pode ser uma boa, já que os alimentos não se misturam.

mulher fazendo compras em um supermercado
Confira dicas de como conseguir montar marmita e economizar dinheiro com isso

O que não colocar na marmita para levar para o trabalho?

Aqui vale a máxima: nem todo alimento serve para ser colocado na marmita. Os ingredientes que estragam muito rápido fora da geladeira, por exemplo, não são uma boa alternativa! Por isso, é bom evitar alguns alimentos, como iogurte, maionese ou atum.

Se por algum motivo quiser usar esses ingredientes, leve em uma bolsa térmica e coloque na geladeira assim que chegar no trabalho, sobretudo nos dias mais quentes.

Dependendo da fritura também não é uma boa escolha. Isso porque aquecer os alimentos que já foram fritos utilizando o micro-ondas os deixa borrachudos. A única forma de devolver a crocância é fritando novamente, o que não é prático fora de casa. Então prefira uma batata assada ou um frango grelhado às versões fritas, por exemplo.

Além disso, se você vai comer diretamente da marmita, priorize em levar os alimentos como frango e carne vermelha já cortados.

Gostou do conteúdo? Você está pensando em começar a fazer marmita ou já faz? Compartilhe conosco, e com os demais leitores, a sua opinião sobre esse assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui