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Saiba como se preparar para Black Friday 2020. Falta um mês!

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Você está esperando pela Black Friday 2020? Então saiba que falta exatamente um mês!

É isso mesmo, ela vai acontecer no dia 27 de novembro, na última sexta-feira do mês. A data é marcada por promoções e descontos em diversas lojas. Por isso, pode ser uma ótima oportunidade para quem quer comprar produtos e economizar.

Mas, apesar das possibilidades especiais que são oferecidas por várias empresas, os consumidores devem ficar atentos às propagandas e promoções enganosas.

Por isso, a orientação do Procon-SP é para que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de pesquisar sobre o produto ou serviço de interesse.

A seguir, confira as dicas e saiba como se preparar para a data.

Dicas de como se preparar para a Black Friday 2020

Procurar com antecedência qual o preço está sendo oferecido no mercado, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. Assim, você consegue verificar no dia da Black Friday se o valor é, de fato, promocional.

Além disso, você também pode realizar buscas sobre as marcas que irão participar. Isso é importante para avaliar se elas têm uma boa reputação.

Para esse caso, o Procon-SP recomenda tirar um print da tela com o preço oferecido pelo estabelecimento. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de acompanhar a evolução e comprovar os valores em casos de fraude, por exemplo.

Outra sugestão é contar com sites e aplicativos que realizam comparação de preços, que é o caso do Buscapé e do Zoom.

Vale ressaltar também que a consulta sobre um serviço ou produto deve ser realizada através dos canais oficiais da loja. Uma vez que clicar em links de ofertas recebidas por e-mail não é a opção mais segura.

“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso. Por isso é imprescindível fazer uma lista dos produtos que ele precisa, além de pesquisar os preços previamente”, ressalta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

O secretária pontuou, também, que as fiscalizações da Black Friday deste ano serão intensificadas por causa do aumento das reclamações referentes a vendas online.

Compras na Black Friday 2020
Procon-SP dá dicas de como se preparar para a Black Friday 2020. Confira!

Outras recomendações para comprar na Black Friday

Antes de sair gastando por aí mais do que você pode, o ideal é que o consumidor faça uma lista com os produtos que está querendo comprar. Assim, o limite do orçamento não será ultrapassado.

Nas compras feitas em sites, o cliente deve estar atento ao prazo de entrega e, além disso, ao valor do frete. Se a taxa de entrega for alta, por exemplo, o preço promocional pode não valer tanto a pena assim.

Outra sugestão para evitar problemas no futuro é buscar informações sobre a política de troca da empresa.

Além disso, antes de realizar qualquer compra pela internet, você pode realizar uma consulta à lista “evite estes sites”, disponível na plataforma do Procon-SP.

Conheça os direitos do consumidor

O Procon-SP também listou alguns direitos que o consumidor tem na hora de realizar as compras.

Em compras feitas fora do estabelecimento, por exemplo, o cliente tem até sete dias para cancelar, devolver o produto e solicitar o dinheiro de volta.

Mas não se esqueça: o prazo só passa a contar a partir da data da compra ou da entrega do item, de acordo com a loja.

Além disso, todos os artigos, sejam eles nacionais ou internacionais, devem apresentar informações corretas e claras sobre as características, quantidade, composição e qualidade.

Outros aspectos, como prazo de validade, preço e garantia também devem estar presentes no anúncio.

O Procon-SP afirma que as vitrines de lojas precisam deixar claro qual é o preço à vista do produto e, se vendidos a prazo, identificar o total, as taxas de juros mensal e anual, além do valor e número de parcelas.

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Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

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