Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O perfil do profissional de Administração em 2018

Escrito por: Redação em 17 de janeiro de 2018

O profissional de Administração pode atuar em diversos segmentos e em vários tipos de empresa. Talvez por essa versatilidade, o curso de Administração é que mais forma profissionais no Brasil. As chances de emprego são inúmeras.

Mas, em meio a tanta oferta de profissionais, é preciso se destacar no mercado.

O ano de 2018 chega com vários desafios, novas tecnologias e novas demandas. E se você quer atuar na área de Administração, precisa se empenhar para estar dentro do ideal de profissional.

profissional de administração
Veja as características que definem o perfil do profissional de administração

Para que você possa se basear nesse ideal, elencamos nesse artigo o perfil do profissional de Administração em 2018. Confira!

Formação em Administração

O administrador recém-formado adquire, no final da faculdade, uma base teórica bastante abrangente. Ele ganha conhecimento para conduzir com excelência os mais diversos setores de uma empresa. No curso, ele aprende tópicos importantes para o meio empresarial:

  • Matemática
  • Cálculo
  • Estatística
  • Finanças
  • Psicologia
  • Sociologia
  • Marketing
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Financeira
  • Logística
  • Empreendedorismo
  • Técnicas de Administração de Empresas

A função do administrador é empenhar-se no gerenciamento de recursos necessários para o aumento da produtividade da empresa.

É preciso gostar de organizar informações, controlar dados, realizar análises e relatórios. Mas não é só isso. É possível trabalhar com marketing, recursos humanos, finanças, logística, produção e vendas.

Já no início da faculdade, a oferta de oportunidades é grande, em estágios remunerados. O aprendiz de administrador pode então praticar o que aprende em sala de aula. E isso conta pontos no currículo, fazendo grande diferença na hora de entrar no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho

Aprenda a ser um empreendedor de graça na internet

Muito se fala em crise econômica e desemprego no Brasil. Mas parece que o administrador passa bem longe desse cenário. Afinal, enquanto houver empresas, haverá emprego para esses profissionais.

O campo de trabalho do administrador é bem amplo. Ele pode trabalhar em qualquer atividade que necessite organização e gerenciamento.

A Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador revelou o perfil do administrador de empresas. Homem jovem, com renda mensal entre 3,1 a 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado.

O levantamento foi realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa ouviu mais de 21.110 pessoas em todo o país entre administradores, professores e coordenadores do curso de Administração e empresários.

A maioria (65%) era formada por homens. Mas a pesquisa revelou que a participação feminina é crescente na profissão (35%).

O setor privado ainda é o que mais emprega nessa área (58%). A maioria dos entrevistados (46%) afirmou que trabalhava em empresa de grande porte e 21,84% ocupavam cargos de gerência.

A maioria (85%) estava concentrada nas seguintes áreas:

  • Serviços em geral
  • Indústria
  • Comércio varejista
  • Consultoria empresarial
  • Instituições financeiras
  • Serviços hospitalares e da saúde

Características do profissional de Administração

imposto de rendaVamos ao que interessa? Diante desse cenário, com mercado de trabalho favorável e oportunidades à vista, é preciso agarrar essa chance. Se você escolheu o campo da Administração, atenção às dicas!

Seguir esse perfil pode ser a chave para aquela vaga dos sonhos. Veja as características do profissional de Administração em 2018.

Ter aptidão com números – Parece óbvio, mas não é. O administrador precisa não só gostar de números. Mas dominá-los e entendê-los, sabendo que vai ter de lidar com eles o resto da vida.

Saber trabalhar em equipe – Muitas vezes o administrador é o responsável por liderar uma equipe. Por isso, precisa aceitar ideias alheias e escutar atentamente o que os outros membros do time têm a dizer. Ele deve facilitar o bom desenvolvimento do trabalho da equipe.

Ser organizado – Quem cuida de planejamento e controle financeiro de uma empresa não pode ser alguém desorganizado. É preciso o máximo de sistematização e disciplina no gerenciamento dos dados.

Ser empreendedor – Vivemos um boom do empreendedorismo, principalmente do microempreendedor individual (MEI). E o administrador deve ter em sua essência espírito e mentalidade empreendedores. Antes de trabalhar para outra empresa, ele deve saber trabalhar para si mesmo.

Ter visão sistêmica – Podendo trabalhar em qualquer setor, o administrador precisará ter uma visão ampla do todo. Ele provavelmente será o responsável por fazer a comunicação e a ligação do setor onde trabalha com os demais departamentos da empresa.

Saber se reciclar sempre – A mesma pesquisa citada nesse artigo apontou que mais de 75% dos profissionais de Administração possuem algum tipo de especialização. Em um mercado tão competitivo, é preciso estar em constante atualização.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

menos-juros-no-financiamento-imobiliário
portabilidade-em-planos-de-saúde-empresariais
Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado