Profissional de marketing digital: veja como ser um

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pessoa segurando um ipad que na tela está escrito online marketing
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Que o mundo virtual cada vez mais cresce e a demanda por um profissional de marketing digital para lidar com novas tendências não é segredo para ninguém.

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Esse profissional tem que lidar com inúmeras novidades. Tais quais as redes sociais ou social commerce, em constante crescimento que apresentam novos formatos de anúncios.

Até o metaverso que abre um novo território de relacionamento das marcas com seu público, possibilitando ações mais imersivas e hiper contextualizadas. E, claro, o boom das vendas online que causou um aumento expressivo no número de usuários e na receita.

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Talvez por isso, de acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos aportes financeiros em marketing digital neste ano de 2022 em âmbito global.

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O que é marketing cultural?

De acordo com a American Marketing Association, marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

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Ou seja, o profissional de marketing digital sempre busca se conectar com o público-alvo no lugar certo e no momento exato e que as pessoas estão mais conectadas do que nunca.

Portanto, é possível perceber que o Marketing Digital passa a ter uma importância estratégica fundamental para todo negócio, não importa o tamanho da companhia.

Como se tornar um profissional da área?

O profissional de marketing digital deve ter formação superior em Marketing, Publicidade, Comunicação, Engenharia, ou Administração. Contudo, é possível se tornar profissional sem estas formações.

Para isso, é necessário adquirir conhecimento através de cursos livres na área ou cursos em instituições reconhecidas.

Estes cursos podem ser presenciais e também existe uma grande variedade deles no formato online, o que facilita bastante a questão de ajustar a sua agenda na faculdade e a realização dos cursos de especialização online.

O ideal é começar por cursos que oferecem uma visão geral do mercado do marketing digital e depois decidir para que especialização você irá voltar os seus esforços. Com tantas especializações no universo do marketing digital, é preciso ter foco em uma determinada área.

A vantagem desse caminho é que você já vai tendo contato com as técnicas e ferramentas do marketing digital moderno, ganhando experiência no uso de cada uma delas e fazendo a fusão entre os fundamentos aprendidos na faculdade e as ferramentas de marketing online.

Funções do profissional de marketing digital

Um outro estudo realizado pelo Digitalks ano passado, em parceria com o Opinion Box, dessa vez apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, no Rio, fala de estratégias de marketing digital. Isso acaba refletindo as habilidades do profissional de marketing digital.

A pesquisa apurou que os profissionais conhecem as principais e importantes ferramentas de marketing. Se você ainda não conhece alguma, é a sua chance de pesquisar e se atualizar. Entre as ferramentas conhecidas pelo público, estão:

  • Blog (conhecida por 100% do público)
  • E-mail marketing (100%)
  • Vídeos online (99%)
  • E-books (98%)
  • Social media ads (95%)
  • SEO (94%)
  • Webinar (93%)
  • Funil de vendas (89%)
  • Automação de marketing (88%)
  • Mídia programática (86%)
  • Real time marketing/lives (82%)
  • Growth hacking (58%)

É muita ferramenta, não é mesmo? Um profissional de marketing completo deveria dominar todas. Aí é que a realidade é diferente.

Sobre quem já utilizou ou utiliza essas ferramentas, o estudo aponta outros dados:

  • 90% adota e-mail marketing para suas campanhas;
  • 87% os blogs, 84% os vídeos online;
  • 77% social media ads;
  • 71% para SEO;
  • 70% e-books;
  • 65% o funil de vendas’;

    Outras usadas, mas com baixa experiência são:

  • webinar (55%);
  • mídia programática (55%);
  • automação (53%);
  • real time marketing (43%);
  • growth hacking (24%).

A pesquisa aponta ainda tendências para 2022. Aí é que você, profissional de marketing digital, pode aproveitar e se atualizar.

Tendências da transformação digital do marketing

Existem diversas formas de inovar no seu time de marketing. Confira as principais tendências e analise qual a melhor estratégia para aplicar no seu empreendimento!

pessoa com uma lâmpada na mão com um laptop
O mercado digital está em constante expansão e isso é bastante positivo para profissionais de marketing digital

1. Big data

Uma das principais formas de gerar competitividade é conhecer os hábitos e as preferências do consumidor com um detalhamento especial.

Com isso, a internet facilitou a coleta de dados de usuários em diferentes mídias, como nas redes sociais, mecanismos de busca, blogs, e que, somados, oferecem uma ampla rede de informações.

O big data é o dispositivo que permite a coleta de dados em grande quantidade a fim de identificar as informações úteis sobre o comportamento do consumidor.

2. Inbound marketing

O inbound marketing é o conceito que, diferente do marketing tradicional, caracteriza-se em despertar o interesse do consumidor por meio de informações e conteúdos relevantes para facilitar o processo de compra.

Funciona mais ou menos da seguinte forma: o cliente busca por fita de led no Google. Ao analisar os seus conteúdos informativos, ele acaba sentindo a necessidade de comprar com a sua marca.

Para desenvolver a metodologia de forma efetiva, as estratégias do marketing digital devem ser trabalhadas juntamente. Sendo assim, mais conhecido como marketing de atração, visa agregar valor ao consumidor, pois é ele quem estabelece a ponte de contato com a empresa devido a sua necessidade.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um conceito dentro do inbound marketing e consiste na estratégia que visa interesse mútuo do consumidor.

É por meio da produção de conteúdos que o lead inicia a jornada de compra, no primeiro momento deixando dados para obter informações de materiais interessantes, buscando o aprofundamento do primeiro conteúdo.

4. Computação em nuvem

O cloud computing, mais conhecido como computação em nuvem, tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas que buscam por segurança e agilidade. A tecnologia pode ser utilizada em vários aspectos, tornando-se parceira de outros dispositivos, como o big data.

5. Automação de marketing

A automação do marketing é uma ótima maneira para facilitar o trabalho da equipe. Ela otimiza processos do dia a dia e facilita a análise de dados, personalizando o atendimento e os serviços.

A tecnologia também ajuda na experiência de navegação do usuário, coletando dados do cliente e proporcionando um atendimento personalizado entre ele e a marca de acordo com o momento da jornada de compra.

Salário do profissional de marketing digital

A consultoria Robert Half divulgou em seu guia salarial de 2021 que a remuneração para o profissional de marketing digital. De acordo com o estudo, o profissional em incício de carreira recebe em média R$3.460 em pequenas empresas.

Já no caso de uma grande empresa multinacional, em posições de chefia, a remuneração pode chegar a R$60 mil nos cargos de chefia, além de benefícios e premiações por desempenho.

Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.

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