Que o mundo virtual cada vez mais cresce e a demanda por um profissional de marketing digital para lidar com novas tendências não é segredo para ninguém.
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Esse profissional tem que lidar com inúmeras novidades. Tais quais as redes sociais ou social commerce, em constante crescimento que apresentam novos formatos de anúncios.
Até o metaverso que abre um novo território de relacionamento das marcas com seu público, possibilitando ações mais imersivas e hiper contextualizadas. E, claro, o boom das vendas online que causou um aumento expressivo no número de usuários e na receita.
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Talvez por isso, de acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos aportes financeiros em marketing digital neste ano de 2022 em âmbito global.
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O que é marketing cultural?
De acordo com a American Marketing Association, marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
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Ou seja, o profissional de marketing digital sempre busca se conectar com o público-alvo no lugar certo e no momento exato e que as pessoas estão mais conectadas do que nunca.
Portanto, é possível perceber que o Marketing Digital passa a ter uma importância estratégica fundamental para todo negócio, não importa o tamanho da companhia.
Como se tornar um profissional da área?
O profissional de marketing digital deve ter formação superior em Marketing, Publicidade, Comunicação, Engenharia, ou Administração. Contudo, é possível se tornar profissional sem estas formações.
Para isso, é necessário adquirir conhecimento através de cursos livres na área ou cursos em instituições reconhecidas.
Estes cursos podem ser presenciais e também existe uma grande variedade deles no formato online, o que facilita bastante a questão de ajustar a sua agenda na faculdade e a realização dos cursos de especialização online.
O ideal é começar por cursos que oferecem uma visão geral do mercado do marketing digital e depois decidir para que especialização você irá voltar os seus esforços. Com tantas especializações no universo do marketing digital, é preciso ter foco em uma determinada área.
A vantagem desse caminho é que você já vai tendo contato com as técnicas e ferramentas do marketing digital moderno, ganhando experiência no uso de cada uma delas e fazendo a fusão entre os fundamentos aprendidos na faculdade e as ferramentas de marketing online.
Funções do profissional de marketing digital
Um outro estudo realizado pelo Digitalks ano passado, em parceria com o Opinion Box, dessa vez apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, no Rio, fala de estratégias de marketing digital. Isso acaba refletindo as habilidades do profissional de marketing digital.
A pesquisa apurou que os profissionais conhecem as principais e importantes ferramentas de marketing. Se você ainda não conhece alguma, é a sua chance de pesquisar e se atualizar. Entre as ferramentas conhecidas pelo público, estão:
- Blog (conhecida por 100% do público)
- E-mail marketing (100%)
- Vídeos online (99%)
- E-books (98%)
- Social media ads (95%)
- SEO (94%)
- Webinar (93%)
- Funil de vendas (89%)
- Automação de marketing (88%)
- Mídia programática (86%)
- Real time marketing/lives (82%)
- Growth hacking (58%)
É muita ferramenta, não é mesmo? Um profissional de marketing completo deveria dominar todas. Aí é que a realidade é diferente.
Sobre quem já utilizou ou utiliza essas ferramentas, o estudo aponta outros dados:
- 90% adota e-mail marketing para suas campanhas;
- 87% os blogs, 84% os vídeos online;
- 77% social media ads;
- 71% para SEO;
- 70% e-books;
- 65% o funil de vendas’;
Outras usadas, mas com baixa experiência são:
- webinar (55%);
- mídia programática (55%);
- automação (53%);
- real time marketing (43%);
- growth hacking (24%).
A pesquisa aponta ainda tendências para 2022. Aí é que você, profissional de marketing digital, pode aproveitar e se atualizar.
Tendências da transformação digital do marketing
Existem diversas formas de inovar no seu time de marketing. Confira as principais tendências e analise qual a melhor estratégia para aplicar no seu empreendimento!
1. Big data
Uma das principais formas de gerar competitividade é conhecer os hábitos e as preferências do consumidor com um detalhamento especial.
Com isso, a internet facilitou a coleta de dados de usuários em diferentes mídias, como nas redes sociais, mecanismos de busca, blogs, e que, somados, oferecem uma ampla rede de informações.
O big data é o dispositivo que permite a coleta de dados em grande quantidade a fim de identificar as informações úteis sobre o comportamento do consumidor.
2. Inbound marketing
O inbound marketing é o conceito que, diferente do marketing tradicional, caracteriza-se em despertar o interesse do consumidor por meio de informações e conteúdos relevantes para facilitar o processo de compra.
Funciona mais ou menos da seguinte forma: o cliente busca por fita de led no Google. Ao analisar os seus conteúdos informativos, ele acaba sentindo a necessidade de comprar com a sua marca.
Para desenvolver a metodologia de forma efetiva, as estratégias do marketing digital devem ser trabalhadas juntamente. Sendo assim, mais conhecido como marketing de atração, visa agregar valor ao consumidor, pois é ele quem estabelece a ponte de contato com a empresa devido a sua necessidade.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um conceito dentro do inbound marketing e consiste na estratégia que visa interesse mútuo do consumidor.
É por meio da produção de conteúdos que o lead inicia a jornada de compra, no primeiro momento deixando dados para obter informações de materiais interessantes, buscando o aprofundamento do primeiro conteúdo.
4. Computação em nuvem
O cloud computing, mais conhecido como computação em nuvem, tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas que buscam por segurança e agilidade. A tecnologia pode ser utilizada em vários aspectos, tornando-se parceira de outros dispositivos, como o big data.
5. Automação de marketing
A automação do marketing é uma ótima maneira para facilitar o trabalho da equipe. Ela otimiza processos do dia a dia e facilita a análise de dados, personalizando o atendimento e os serviços.
A tecnologia também ajuda na experiência de navegação do usuário, coletando dados do cliente e proporcionando um atendimento personalizado entre ele e a marca de acordo com o momento da jornada de compra.
Salário do profissional de marketing digital
A consultoria Robert Half divulgou em seu guia salarial de 2021 que a remuneração para o profissional de marketing digital. De acordo com o estudo, o profissional em incício de carreira recebe em média R$3.460 em pequenas empresas.
Já no caso de uma grande empresa multinacional, em posições de chefia, a remuneração pode chegar a R$60 mil nos cargos de chefia, além de benefícios e premiações por desempenho.
Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.
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