Cursos que transformam sua vida financeira
Mais
    InícioNotíciasEmpreendedorismo5 ideias lucrativas de como ganhar dinheiro com Marketing Digital

    5 ideias lucrativas de como ganhar dinheiro com Marketing Digital

    5
    (2)

    Ganhar dinheiro com Marketing Digital é algo que muitas pessoas buscam. Mas, apesar do Marketing em sim ser uma área de conhecimento antiga, o digital ainda é novo para muitos.

    Publicidade

    Fora que com o avanço das tecnologias as coisas mudam muito rápido. Então é necessário estar em constante atualização e se manter sempre atento às movimentações do mercado.

    No entanto, é possível sim ganhar bastante dinheiro com Marketing Digital.

    Essa é uma área que tem inúmeras vertentes e possibilidades de atuação, até mesmo para quem não tem uma formação acadêmica específica ainda.

    Mas para lucrar com isso, é preciso entender do que se trata essa área!

    O que é Marketing Digital?

    Falando de forma básica, pode-se dizer que o Marketing Digital nada mais é do que o bom e velho marketing, mas com a aplicação voltada totalmente para o ambiente digital.

    Publicidade

    Com o avanço da internet, formas diferentes de ganhar dinheiro online se tornam cada vez mais comuns e acessíveis.

    É aí que entra o marketing digital, lidando com as novas ferramentas de trabalho e a forma de aplicá-las em meio a uma realidade onde tudo converge para o ambiente virtual.

    Ou seja, são ações de comunicação que as empresas utilizam no digital (internet, celular e outros meios), para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços.

    Marketing Digital não é furada, nem enganação. É uma área de trabalho como qualquer outra.

    Portanto, existem golpes nesse meio, como os de pirâmides financeiras, por exemplo. Mas isso não quer dizer que todas as formas de ganhar dinheiro sejam enganação.

    Publicidade

    Profissionais se formam na área todos os dias, atuam de diversas formas nesse mercado. E mesmo quem não tem uma graduação pode encontrar meios de fazer dinheiro.

    É sobre isso que vamos falar agora!

    Marketing Digital dá dinheiro?

    Sim, é possível ganhar dinheiro com Marketing Digital.

    Mas é importante destacar que, ao contrário do que muitos dizem, não se trata de um pote de ouro dando bobeira na base do arco-íris. Ou seja, demanda esforço.

    Assim como os profissionais de qualquer área, aqueles que decidem atuar com Marketing Digital também precisam de:

    Publicidade
    • conhecimento no assunto
    • boa aplicação das técnicas
    • horas de trabalho
    • investimento inicial etc

    Sim, investimento inicial.

    Por mais que essa seja uma das áreas mais acessíveis para se ingressar (afinal, você não necessariamente precisa de um diploma), é mentira dizer que não vai gastar nem um real.

    Todo trabalho demanda um gasto inicial, seja com a formação ou com o material de trabalho.

    No caso das sugestões que daremos a seguir, a maioria dos profissionais atuam por conta própria e em home office.

    Portanto, é necessário que a pessoa tenha acesso à boa internet, computador e celular.

    Fora outras ferramentas digitais, dependendo de onde for atuar. Como programas de edição, por exemplo.

    Se você já dispõe de todos esses meios, será praticamente de graça mesmo. Neste caso, aproveite para investir em formação, com cursos online e materiais na internet.

    Mas se não possui pelo menos computador e internet, precisará correr atrás disso.

    pessoa mexendo em tablet com tema marketing digital
    Marketing Digital tem inúmeras possibilidades de atuação

    5 formas de ganhar dinheiro com Marketing Digital

    Como o ambiente virtual está em constante expansão e mudança, existem inúmeras formas de ganhar dinheiro com Marketing Digital.

    Para se encontrar nesse meio, o primeiro passo é se familiarizar com ele e buscar o mínimo de conhecimento.

    A seguir você pode conferir 5 sugestões de atividades para lucrar. Em todas elas, não é necessário possuir diploma e você pode iniciar o trabalho por conta própria, de onde quiser.

    Você é o patrão. Mas, claro, precisará de conhecimento no assunto.

    #1. Marketing de conteúdo

    Já foi-se o tempo em que se vendia um produto somente informando ao público suas informações básicas e o preço. No Marketing de Conteúdo, o processo de venda é um pouco diferente.

    A ideia é não apenas vender, mas realmente ajudar o consumidor a solucionar seus problemas, por meio não só do produto ou serviço, mas também de conteúdo.

    Na prática, funciona mais ou menos assim:

    Imagine que uma pessoa está com problemas de assaduras e busca uma solução para isso. Então ela pesquisa na internet: “como tratar assadura em adultos”.

    Ela vai encontrar um artigo da marca Sallve chamado “Assadura em adultos: que é, como tratar e prevenir”.

    Nele, a marca apresenta um texto completo sobre o tema e, junto do conteúdo, vai apresentar o seu produto para tratamento de assaduras.

    Percebe que não foi só uma questão de falar o preço e ponto? É muito além disso e essa prática tende a converter em muito mais vendas, além de engajar clientes e mantê-los por perto.

    Portanto, Marketing de Conteúdo é publicar informações relevantes e valiosas, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência. Audiência essa que se transforma em potenciais clientes.

    O que eu preciso saber:

    O profissional que faz marketing de conteúdo é o carinha que vai escrever e publicar as informações valiosas, como o artigo mencionado. Então ele precisa, logicamente, saber escrever bem. Além de:

    • ter entendimento sobre o assunto e os produtos oferecidos
    • entender de técnicas de escrita para internet (webwriting)

    Como começar:

    • você pode criar seu próprio blog e fazer marketing de conteúdo para vender produtos de outras marcas (marketing de afiliado ou publicidade) ou vender seus próprios produtos e serviços;
    • outra alternativa é procurar empresas e oferecer o seu serviço, sejam marcas grandes ou até pequenos negócios que ainda não estão investindo em conteúdo.

    #2. Marketing de afiliados

    Marketing de afiliado é uma estratégia de marketing digital. Basicamente, significa vender produtos de outras pessoas e ganhar uma comissão por cada venda online.

    A comissão é gerada a cada vez que alguém compra o produto divulgado, por meio de um link próprio do afiliado. Esses links são gerados por meio de plataformas especializadas nisso, como:

    Essa estratégia beneficia ambas as partes: a marca, que tem mais um meio de divulgação em seus afiliados, e o afiliado.

    O que eu preciso saber:

    Para ter um retorno na venda de seus produtos por meio dos links de afiliado, você vai precisar de um público, certo? Então é recomendado que use o marketing de conteúdo e as redes sociais para divulgar.

    Como começar:

    O primeiro passo é definir o seu nicho: quais tipos de produto você vai divulgar. Em seguida, precisará escolher uma ou mais plataformas de afiliados para atuar e fazer o cadastro nelas. Saiba mais neste artigo:

    + Marketing de afiliado: saiba o que é e como começar

    #3. Infoprodutos

    Infoprodutos são mais uma forma de ganhar dinheiro com marketing digital. São produtos de conteúdo informacional que podem ser comercializados e consumidos de forma online.

    Alguns exemplos:

    • e-books
    • cursos online
    • videoaulas
    • programas de computador

    Qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre um tema, pode produzir o seu próprio infoproduto a respeito dele e colocar a venda online.

    Se você sabe cozinhar, por exemplo, pode fazer um e-book de receitas e vender. Se você é professor, pode produzir cursos e videoaulas sobre assuntos específicos e também lucrar com isso.

    As possibilidades são infinitas.

    O que preciso saber:

    Para ganhar dinheiro com infoprodutos, dependendo de qual deles você escolher, precisará de ferramentas específicas. Para fazer um e-book, por exemplo, precisa entender de diagramação para ter os programas necessários para produzi-lo.

    Se você não tem conhecimento sobre como montar um e-book, pode elaborar o conteúdo dele e contratar um profissional de design para fazer o material digital.

    O mesmo vale para cursos, vídeos, programas. No caso de vídeos, entender de captação de imagens é fundamental.

    Como começar:

    O primeiro passo é escolher que tipo de informação você vai vender no seu infoproduto. Depois, definir qual será o tipo de infoproduto, por fim, precisará pensar em:

    • onde vender esse infoproduto
    • como divulgar

    Existem plataformas também especializadas nisso e você pode comercializar seus cursos, e-books etc por meio delas. Saiba mais:

    + Como ganhar dinheiro com infoprodutos na internet

    #4. Influência digital

    Esse talvez seja o meio mais difícil de realmente fazer dinheiro com marketing digital. Acontece que demanda a construção de uma reputação online e isso pode levar algum tempo (meses ou anos).

    Lucrar com influência digital basicamente é: produzir conteúdo online (seja informacional ou de entretenimento ou ambos), conquistar uma audiência engajada e, então, aproveitar essa audiência para ganhar com:

    • publicidade
    • afiliação digital
    • licenciamentos com marcas
    • lançamento de produtos próprios
    • conteúdos por assinatura
    • monetização de vídeos

    É difícil construir uma reputação a ponto de poder ser considerado um influenciador digital. Mas em contrapartida, depois que se consegue, são várias formas de lucrar que se tem a dispor.

    Muitas pessoas ainda têm preconceito com esse nicho de atuação e sentem até vergonha de serem “blogueirinhas”, como alguns chamam.

    Mas a verdade é que a “creator economy” (a economia dos criadores digitais) têm movimentado cada vez mais dinheiro no Brasil e no Mundo. Até mesmo grandes marcas estão apostando nisso.

    O que preciso saber:

    Ser um criador de conteúdo digital tem uma infinidade de possibilidades. Mas o principal requisito é estar familiarizado com as redes sociais e suas linguagens (cada rede social tem sua própria dinâmica e comunicação).

    Afinal, dificilmente alguém vai conseguir crescer nessas plataformas e conquistar uma audiência relevante, se não souber nem como se sobre um vídeo, por exemplo.

    Como começar:

    O primeiro passo é escolher seu nicho: sobre o que você vai falar? Depois disso, defina em quais redes sociais vai postar conteúdo (as mais populares e em ascensão hoje em dia são Instagram e Tik Tok).

    Então é só começar a produzir conteúdo. Enquanto você ainda é pequeno e ainda não tem uma audiência muito grande, já pode começar a lucrar com marketing de afiliados, por exemplo. Depois, expande para outros meios de monetização

    #5. Consultor de SEO

    Esse é um trabalho para quem realmente entende de Search Engine Optimization ou SEO. Essa é uma estratégia de Marketing Digital aplicada em sites.

    Basicamente, são métodos de escrita e produção de conteúdo que permitem que esses conteúdos sejam encontrados em mecanismos de busca, principalmente o Google.

    Se você entende deste assunto e se mantém sempre atualizado a respeito, pode ser um consultor na área. Existem muitos sites e blogs na internet e todos eles precisam de um consultor de SEO para garantir melhores resultados.

    O que preciso saber:

    Você precisa entender muito de SEO obviamente, além de se manter sempre em atualização. Isso porque o algoritmo de busca está sempre mudando.

    Como começar:

    Comece divulgando seus serviços. Você pode usar sua rede de networking para isso ou até mesmo criar seus próprios perfis nas redes sociais e produzir conteúdo para divulgar.

    Qual a melhor forma de ganhar dinheiro com Marketing Digital em 2021?

    Esses foram somente alguns exemplos de como ganhar dinheiro com Marketing Digital. Como já mencionado, essa é uma área em constante expansão e com infinitas possibilidades.

    Portanto, não existe uma resposta definitiva para a pergunta. Cada atividade pode ser mais adequada para diferentes perfis profissionais.

    Algumas exigem mais conhecimentos técnicos, outras são mais acessíveis e simples. Mas o que todas têm em comum é: necessidade de estar familiarizado com o ambiente digital.

    Se você tem um conhecimento para compartilhar, uma piada para contar, um produto para vender, um serviço para oferecer… Em todos esses casos, o Marketing Digital se apresenta como excelente solução.

    O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

    O que achou disso?

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasEmpreendedorismo5 ideias lucrativas de como ganhar dinheiro com Marketing Digital

    5 ideias lucrativas de como ganhar dinheiro com Marketing Digital

    5
    (2)

    Ganhar dinheiro com Marketing Digital é algo que muitas pessoas buscam. Mas, apesar do Marketing em sim ser uma área de conhecimento antiga, o digital ainda é novo para muitos.

    Publicidade

    Fora que com o avanço das tecnologias as coisas mudam muito rápido. Então é necessário estar em constante atualização e se manter sempre atento às movimentações do mercado.

    No entanto, é possível sim ganhar bastante dinheiro com Marketing Digital.

    Essa é uma área que tem inúmeras vertentes e possibilidades de atuação, até mesmo para quem não tem uma formação acadêmica específica ainda.

    Mas para lucrar com isso, é preciso entender do que se trata essa área!

    O que é Marketing Digital?

    Falando de forma básica, pode-se dizer que o Marketing Digital nada mais é do que o bom e velho marketing, mas com a aplicação voltada totalmente para o ambiente digital.

    Publicidade

    Com o avanço da internet, formas diferentes de ganhar dinheiro online se tornam cada vez mais comuns e acessíveis.

    É aí que entra o marketing digital, lidando com as novas ferramentas de trabalho e a forma de aplicá-las em meio a uma realidade onde tudo converge para o ambiente virtual.

    Ou seja, são ações de comunicação que as empresas utilizam no digital (internet, celular e outros meios), para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços.

    Marketing Digital não é furada, nem enganação. É uma área de trabalho como qualquer outra.

    Portanto, existem golpes nesse meio, como os de pirâmides financeiras, por exemplo. Mas isso não quer dizer que todas as formas de ganhar dinheiro sejam enganação.

    Publicidade

    Profissionais se formam na área todos os dias, atuam de diversas formas nesse mercado. E mesmo quem não tem uma graduação pode encontrar meios de fazer dinheiro.

    É sobre isso que vamos falar agora!

    Marketing Digital dá dinheiro?

    Sim, é possível ganhar dinheiro com Marketing Digital.

    Mas é importante destacar que, ao contrário do que muitos dizem, não se trata de um pote de ouro dando bobeira na base do arco-íris. Ou seja, demanda esforço.

    Assim como os profissionais de qualquer área, aqueles que decidem atuar com Marketing Digital também precisam de:

    Publicidade
    • conhecimento no assunto
    • boa aplicação das técnicas
    • horas de trabalho
    • investimento inicial etc

    Sim, investimento inicial.

    Por mais que essa seja uma das áreas mais acessíveis para se ingressar (afinal, você não necessariamente precisa de um diploma), é mentira dizer que não vai gastar nem um real.

    Todo trabalho demanda um gasto inicial, seja com a formação ou com o material de trabalho.

    No caso das sugestões que daremos a seguir, a maioria dos profissionais atuam por conta própria e em home office.

    Portanto, é necessário que a pessoa tenha acesso à boa internet, computador e celular.

    Fora outras ferramentas digitais, dependendo de onde for atuar. Como programas de edição, por exemplo.

    Se você já dispõe de todos esses meios, será praticamente de graça mesmo. Neste caso, aproveite para investir em formação, com cursos online e materiais na internet.

    Mas se não possui pelo menos computador e internet, precisará correr atrás disso.

    pessoa mexendo em tablet com tema marketing digital
    Marketing Digital tem inúmeras possibilidades de atuação

    5 formas de ganhar dinheiro com Marketing Digital

    Como o ambiente virtual está em constante expansão e mudança, existem inúmeras formas de ganhar dinheiro com Marketing Digital.

    Para se encontrar nesse meio, o primeiro passo é se familiarizar com ele e buscar o mínimo de conhecimento.

    A seguir você pode conferir 5 sugestões de atividades para lucrar. Em todas elas, não é necessário possuir diploma e você pode iniciar o trabalho por conta própria, de onde quiser.

    Você é o patrão. Mas, claro, precisará de conhecimento no assunto.

    #1. Marketing de conteúdo

    Já foi-se o tempo em que se vendia um produto somente informando ao público suas informações básicas e o preço. No Marketing de Conteúdo, o processo de venda é um pouco diferente.

    A ideia é não apenas vender, mas realmente ajudar o consumidor a solucionar seus problemas, por meio não só do produto ou serviço, mas também de conteúdo.

    Na prática, funciona mais ou menos assim:

    Imagine que uma pessoa está com problemas de assaduras e busca uma solução para isso. Então ela pesquisa na internet: “como tratar assadura em adultos”.

    Ela vai encontrar um artigo da marca Sallve chamado “Assadura em adultos: que é, como tratar e prevenir”.

    Nele, a marca apresenta um texto completo sobre o tema e, junto do conteúdo, vai apresentar o seu produto para tratamento de assaduras.

    Percebe que não foi só uma questão de falar o preço e ponto? É muito além disso e essa prática tende a converter em muito mais vendas, além de engajar clientes e mantê-los por perto.

    Portanto, Marketing de Conteúdo é publicar informações relevantes e valiosas, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência. Audiência essa que se transforma em potenciais clientes.

    O que eu preciso saber:

    O profissional que faz marketing de conteúdo é o carinha que vai escrever e publicar as informações valiosas, como o artigo mencionado. Então ele precisa, logicamente, saber escrever bem. Além de:

    • ter entendimento sobre o assunto e os produtos oferecidos
    • entender de técnicas de escrita para internet (webwriting)

    Como começar:

    • você pode criar seu próprio blog e fazer marketing de conteúdo para vender produtos de outras marcas (marketing de afiliado ou publicidade) ou vender seus próprios produtos e serviços;
    • outra alternativa é procurar empresas e oferecer o seu serviço, sejam marcas grandes ou até pequenos negócios que ainda não estão investindo em conteúdo.

    #2. Marketing de afiliados

    Marketing de afiliado é uma estratégia de marketing digital. Basicamente, significa vender produtos de outras pessoas e ganhar uma comissão por cada venda online.

    A comissão é gerada a cada vez que alguém compra o produto divulgado, por meio de um link próprio do afiliado. Esses links são gerados por meio de plataformas especializadas nisso, como:

    Essa estratégia beneficia ambas as partes: a marca, que tem mais um meio de divulgação em seus afiliados, e o afiliado.

    O que eu preciso saber:

    Para ter um retorno na venda de seus produtos por meio dos links de afiliado, você vai precisar de um público, certo? Então é recomendado que use o marketing de conteúdo e as redes sociais para divulgar.

    Como começar:

    O primeiro passo é definir o seu nicho: quais tipos de produto você vai divulgar. Em seguida, precisará escolher uma ou mais plataformas de afiliados para atuar e fazer o cadastro nelas. Saiba mais neste artigo:

    + Marketing de afiliado: saiba o que é e como começar

    #3. Infoprodutos

    Infoprodutos são mais uma forma de ganhar dinheiro com marketing digital. São produtos de conteúdo informacional que podem ser comercializados e consumidos de forma online.

    Alguns exemplos:

    • e-books
    • cursos online
    • videoaulas
    • programas de computador

    Qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre um tema, pode produzir o seu próprio infoproduto a respeito dele e colocar a venda online.

    Se você sabe cozinhar, por exemplo, pode fazer um e-book de receitas e vender. Se você é professor, pode produzir cursos e videoaulas sobre assuntos específicos e também lucrar com isso.

    As possibilidades são infinitas.

    O que preciso saber:

    Para ganhar dinheiro com infoprodutos, dependendo de qual deles você escolher, precisará de ferramentas específicas. Para fazer um e-book, por exemplo, precisa entender de diagramação para ter os programas necessários para produzi-lo.

    Se você não tem conhecimento sobre como montar um e-book, pode elaborar o conteúdo dele e contratar um profissional de design para fazer o material digital.

    O mesmo vale para cursos, vídeos, programas. No caso de vídeos, entender de captação de imagens é fundamental.

    Como começar:

    O primeiro passo é escolher que tipo de informação você vai vender no seu infoproduto. Depois, definir qual será o tipo de infoproduto, por fim, precisará pensar em:

    • onde vender esse infoproduto
    • como divulgar

    Existem plataformas também especializadas nisso e você pode comercializar seus cursos, e-books etc por meio delas. Saiba mais:

    + Como ganhar dinheiro com infoprodutos na internet

    #4. Influência digital

    Esse talvez seja o meio mais difícil de realmente fazer dinheiro com marketing digital. Acontece que demanda a construção de uma reputação online e isso pode levar algum tempo (meses ou anos).

    Lucrar com influência digital basicamente é: produzir conteúdo online (seja informacional ou de entretenimento ou ambos), conquistar uma audiência engajada e, então, aproveitar essa audiência para ganhar com:

    • publicidade
    • afiliação digital
    • licenciamentos com marcas
    • lançamento de produtos próprios
    • conteúdos por assinatura
    • monetização de vídeos

    É difícil construir uma reputação a ponto de poder ser considerado um influenciador digital. Mas em contrapartida, depois que se consegue, são várias formas de lucrar que se tem a dispor.

    Muitas pessoas ainda têm preconceito com esse nicho de atuação e sentem até vergonha de serem “blogueirinhas”, como alguns chamam.

    Mas a verdade é que a “creator economy” (a economia dos criadores digitais) têm movimentado cada vez mais dinheiro no Brasil e no Mundo. Até mesmo grandes marcas estão apostando nisso.

    O que preciso saber:

    Ser um criador de conteúdo digital tem uma infinidade de possibilidades. Mas o principal requisito é estar familiarizado com as redes sociais e suas linguagens (cada rede social tem sua própria dinâmica e comunicação).

    Afinal, dificilmente alguém vai conseguir crescer nessas plataformas e conquistar uma audiência relevante, se não souber nem como se sobre um vídeo, por exemplo.

    Como começar:

    O primeiro passo é escolher seu nicho: sobre o que você vai falar? Depois disso, defina em quais redes sociais vai postar conteúdo (as mais populares e em ascensão hoje em dia são Instagram e Tik Tok).

    Então é só começar a produzir conteúdo. Enquanto você ainda é pequeno e ainda não tem uma audiência muito grande, já pode começar a lucrar com marketing de afiliados, por exemplo. Depois, expande para outros meios de monetização

    #5. Consultor de SEO

    Esse é um trabalho para quem realmente entende de Search Engine Optimization ou SEO. Essa é uma estratégia de Marketing Digital aplicada em sites.

    Basicamente, são métodos de escrita e produção de conteúdo que permitem que esses conteúdos sejam encontrados em mecanismos de busca, principalmente o Google.

    Se você entende deste assunto e se mantém sempre atualizado a respeito, pode ser um consultor na área. Existem muitos sites e blogs na internet e todos eles precisam de um consultor de SEO para garantir melhores resultados.

    O que preciso saber:

    Você precisa entender muito de SEO obviamente, além de se manter sempre em atualização. Isso porque o algoritmo de busca está sempre mudando.

    Como começar:

    Comece divulgando seus serviços. Você pode usar sua rede de networking para isso ou até mesmo criar seus próprios perfis nas redes sociais e produzir conteúdo para divulgar.

    Qual a melhor forma de ganhar dinheiro com Marketing Digital em 2021?

    Esses foram somente alguns exemplos de como ganhar dinheiro com Marketing Digital. Como já mencionado, essa é uma área em constante expansão e com infinitas possibilidades.

    Portanto, não existe uma resposta definitiva para a pergunta. Cada atividade pode ser mais adequada para diferentes perfis profissionais.

    Algumas exigem mais conhecimentos técnicos, outras são mais acessíveis e simples. Mas o que todas têm em comum é: necessidade de estar familiarizado com o ambiente digital.

    Se você tem um conhecimento para compartilhar, uma piada para contar, um produto para vender, um serviço para oferecer… Em todos esses casos, o Marketing Digital se apresenta como excelente solução.

    O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

    O que achou disso?

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?