
As propostas de Lula para Emprego e Empreendedorismo nas Eleições 2022 estão dentro do plano de governo protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os principais pontos sobre os temas estão: criar oportunidades de trabalho e de emprego e mais crédito para micro e pequenas empresas.
O ex-presidente Lula começa o seu plano de governo com a proposta de um “programa de reconstrução e transformação do Brasil”, com um regime fiscal baseado na credibilidade, previsibilidade e sustentabilidade para atrair investimentos.
O projeto prevê a construção de uma estratégia de desenvolvimento que busque “superar o modelo neoliberal que levou o país ao atraso”, de acordo com o próprio documento.
+ Eleições 2022: veja quem são os 11 candidatos à presidência da República
Propostas de Lula para Emprego e Empreendedorismo
Confira as propostas de Lula para Emprego e Empreendedorismo que estão em seu plano de governo:
1 – Emprego
Em relação ao emprego, o candidato propõe a retomada dos investimentos em infraestrutura e em habitação. Prevê também a busca pela reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais; a reforma agrária e o estímulo à economia solidária.
Além de incentivo à economia criativa e à economia verde inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso sustentável da nossa biodiversidade.
Aliado a esses pontos, Lula promete retomar a política de valorização do salário mínimo visando à recuperação do poder de compra de trabalhadores brasileiros.
O mesmo, segundo ele, será feito com os beneficiários e beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais. O objetivo é dinamizar a economia, em especial dos pequenos municípios.
Em seu plano de governo, o ex-presidente ressalta ainda que vai promover a reconstrução da seguridade e da previdência social, para ampla inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras.
Isso deve ocorrer por meio da superação das medidas regressivas e do desmonte promovido pelo atual governo, diz o documento.
O documento revela ainda que o candidato vai buscar ainda um modelo previdenciário que concilie o aumento da cobertura com o financiamento sustentável. Com isso, segundo Lula, a proteção previdenciária voltará a ser um direito de todos e de todas.
Por fim, Lula ressalta que frente aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras hoje excluídos, o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a inclusão previdenciária serão centrais para a sustentabilidade financeira do regime geral de previdência social.

2 – Empreendedorismo
O plano de governo de Lula afirma que deve estender o apoio ao cooperativismo, ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas.
Para isso, o documento revela que o país precisa criar um ambiente em que empreendedores individuais, sociais e o cooperativismo em geral contem com um mosaico de oportunidades.
Tais quais que assegurem crédito facilitado, assistência técnica e, em gestão, acesso à tecnologia, prioridades em compras públicas e superação de burocracia.
Lula assegura também que vai estimular a economia solidária, a economia criativa e o empreendedorismo social, que têm elevado potencial de inclusão produtiva, geração de renda e inovação social.
Para isso, propõe construir políticas de fomento e fortalecimento de redes e cadeias produtivas e outras iniciativas de cooperativismo, de facilitação do acesso a mercados e ao crédito e de estímulo à inovação.
Gostou deste conteúdo sobre as propostas de Lula para Emprego e Empreendedorismo? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!
Leia mais no FinanceOne
+ Eleições 2022: confira quais são as propostas de Ciro Gomes para Economia