
Se você fez o Enem em 2021 e está pensando em cursar uma faculdade particular, agora é a hora! As inscrições para o Prouni 2022 deste segundo semestre começaram nesta segunda-feira, 01.
O programa é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil e oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas.
No portal do Prouni é possível, por exemplo, pesquisar as bolsas disponíveis. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de cursos.
Se você tem interesse em saber como é feita a seleção do Prouni 2022 , continue a leitura deste texto.
Quem pode se inscrever no Prouni?
Para disputar as bolsas de estudo e conseguir uma vaga, o candidato é avaliado de acordo com a nota do Enem. Além disso, o MEC e a faculdade também avaliam a renda familiar.
+ Universidades particulares que oferecem bolsas pela nota do Enem
O aluno que deseja concorrer a bolsa integral, precisa ter renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para a bolsa de 50% é necessário ter uma renda per capita de até três salários mínimos.
De acordo com o edital, poderá se candidatar a uma vaga no Prouni o candidato que:
- não tiver diploma de graduação;
- que cursou o ensino médio completo em escola pública;
- cursou o ensino médio completo em instituição privada, mas na condição de bolsista integral;
- que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, mas na condição de bolsista integral;
- o candidato que tiver algum tipo de deficiência;
- professores que atuam na rede pública de ensino.
Além disso, também é necessário obter, no mínimo, 450 pontos nas notas do Enem e ter nota acima de zero na redação.

Como fazer a inscrição para o Prouni 2022?
As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 22 de fevereiro e os interessados poderão se inscrever até 23h59 do dia 25 de fevereiro.
Veja o passo a passo de como se inscrever no Prouni:
–> Acesse o site do Prouni e aperte “fazer inscrição”. Em seguida, clique em “entrar com GOV”;
–> Caso você já tenha o cadastro na plataforma, informe o número do CPF e senha. Se você ainda não tem, clique em “criar conta”;
–> Após isso, autorize a utilização dos dados pelo sistema do Prouni;
A plataforma vai fazer a comparação dos dados com base das inscrições feitas no Enem 2019. Em seguida, será aberta a página do Prouni 2022 com o formulário para inscrição no processo.
–> Na primeira aba, coloque os dados pessoais e de contato, tais como: nome completo, data de nascimento, endereço etc. Marque o campo dizendo que você está de acordo com a obrigação de apresentar documentos comprobatórios. Aperte em “salvar e prosseguir”;
–> Já na segunda aba, você responderá ao questionário socioeconômico. Tenha atenção na hora de responder, pois essas informações deverão ser comprovadas depois;
–> Na terceira aba, é a composição do grupo familiar. Informe quantas pessoas moram com você e o valor da renda bruta por familiar. Em seguida, clique em “adicionar”;
–> A aba quatro pede para você definir duas opções de curso por ordem de preferência. Em cada item, clique no botão “escolher curso”;
–> Indique o tipo de bolsa que deseja concorrer e selecione a opção. Será necessário repetir o processo com a segunda opção do curso. Por último, finalize a sua inscrição.
Ao longo do período de inscrição, o candidato pode alterar as opções, mas será considerada válida a última inscrição confirmada.
Como a nota do Enem influencia no Prouni?
A nota do Enem serve como critério para o programa do Prouni. Ou seja, o programa seleciona os candidatos através das notas, sendo a nota maior um dos fatores determinantes para o candidato conseguir a tão sonhada vaga. Por isso, quanto maior a nota, maior a chance de conseguir uma bolsa.
Vale lembrar, no entanto, que cada curso possui uma nota de corte própria, por isso, os cursos mais concorridos exigirão notas mais altas.
+ Universidades para cursar ensino superior a distância
Além disso, vale lembrar que as notas de corte vão atualizando no decorrer do período de inscrições. Ou seja, a dica é: sempre fique de olho nas vagas que você tem interesse e acompanhe as notas de cortes.
Prouni 2022 traz novidades para os alunos
Uma das novidades desta edição do Prouni 2022, é que os alunos deverão se inscrever por tipo de modalidade de concorrência. São duas: ampla concorrência e ações afirmativas.
Isso fará com que exista uma ordem de prioridade na classificação dos candidatos inscritos, de acordo com a modalidade escolhida.
E essa não foi a única mudança que o Prouni 2022 trouxe. Para este segundo semestre, houve a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni.
Dessa forma, a classificação vai observar a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição. Com isso, cada modalidade obedecerá a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:
– Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
– Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
– Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
– Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Gostou deste texto? Quer continuar por dentro do assunto para conseguir uma vaga na faculdade? Então leia agora mesmo: “Fies 2022: saiba qual a renda permitida para participar“.
*Colaboração: Juliana Favorito