Consórcio Volkswagen: entenda como funciona

Escrito por: Mateus Carvalho em 1 de julho de 2019

Quem nunca sonhou com o carro próprio? Se você deseja adquirir o seu primeiro veículo mas não sabe como, uma alternativa pode ser o Consórcio Volkswagen.

Isso porque o consórcio é uma forma de poupar em grupo, já que você paga uma parcela mensal menor que as do financiamentos.

consórcio-volkswagen
O consórcio Volkswagen é uma opção para quem não pode comprar um carro agora

De acordo com o Banco Central, órgão que regulamenta e fiscaliza as administradora de consórcios, o Consórcio Volkswagen é o maior de veículos do Brasil.

O consórcio da marca existe há mais de 30 anos, o que conta na hora de escolher a empresa.

É claro que na hora de contratar um serviço desses surgem diversas dúvidas.

Além disso, também é comum ter uma certa insegurança, por isso é importante procurar por empresas que tenham credibilidade no mercado.

Mas será que vale a pena o Consórcio Volkswagen? Como participar? Como funciona esse consórcio? Quais as vantagens e desvantagens?

As dúvidas são inúmeras e para te ajudar separamos as principais delas neste artigo.

Conheça o Consórcio Volkswagen

Como obter uma cota do Consórcio Volkswagen

Os planos do Consórcio Volkswagen 

Como funciona o Consórcio Volkswagen

Como é feito o pagamento do Consórcio Volkswagen

Conheça o Consórcio Volkswagen

Quando se pensa em contratar um consórcio é importante que você conheça a empresa para não cair em armadilhas. O Consórcio Volkswagen já é conhecido no mercado assim como os veículos da marca.

Outro fator importante antes de você contratar esse tipo de serviço é avaliar o custo-benefício. Isso porque é necessário que as parcelas caibam no seu bolso. E essa é uma das vantagens dos planos do Consórcio Nacional.

Os planos não cobram juros, entradas ou taxa de adesão. Além de você ter até 84 meses para pagar o Consórcio Volkswagen, também é possível antecipar as parcelas restantes e quitar o veículo, já que os lances são liberados.

A empresa busca sempre lançar alternativas para os clientes, e um exemplo disso são os dois tipos de planos oferecidos pelo consórcio. Esses dois planos você irá conhecer mais abaixo.

Além disso, os clientes do Consórcio Volkswagen podem acessar o resultado das assembleias por meio da internet, telefone ou em uma das concessionárias Volkswagen. 

Como obter uma cota do Consórcio Volkswagen

Para ter uma cota do Consórcio Volkswagen é necessário acessar a tabela e escolher o plano de interesse. Você ainda terá que preencher a Proposta de Adesão com todos os dados solicitados.

Depois de enviar a proposta, um dos consultores da marca irá entrar em contato para formalizar a compra.

Vale ressaltar que o pagamento referente à primeira parcela será por meio de boleto nominal a Consórcio Nacional Volkswagen.

Após a confirmação do pagamento da primeira parcela no sistema, o Consórcio Volkswagen disponibiliza o arquivo com a Proposta de Adesão para que seja assinado e encaminhado para a empresa por meio dos Correios.

Quando o grupo do consórcio estiver formado, a empresa enviará um comunicado de constituição e adesão ao grupo, confirmando a sua participação.

Outras informações que a Volkswagen deverá fornecer são os dados do grupo, o plano escolhido, a senha e o acesso eletrônico, além do calendário das assembleias.

Depois de todo esse processo é só adquirir uma cota do consórcio por meio da internet. O que garante aos clientes uma maior segurança durante o procedimento.

É importante frisar que podem ser adquiridas até duas cotas por pessoa física e até 10 cotas para pessoa jurídica.

Acima disso, somente com a autorização da Gerência/ Diretoria do consórcio.

Os planos do Consórcio Volkswagen

Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário escolher um dos planos oferecidos, que são dois: o Plano Normal do Consórcio Volkswagen e o Consórcio Leve Volkswagen.

Mas como escolher entre os dois? 

A primeira coisa a ser feita é comparar os dois tipos de planos oferecidos e ver o que melhor cabe no seu bolso. Além disso, também é necessário analisar qual deles irá atender às suas necessidades.

No Plano Normal do Consórcio Volkswagen o consorciado paga uma prestação proporcional ao valor do veículo dividido pelo prazo do grupo.

Ainda existe um custo das taxas de administração, o fundo de reserva e o seguro de vida.

E ao ser contemplado, você ainda tem à disposição o valor integral referente ao Veículo Básico do seu plano.

Já no Consórcio Leve Volkswagen, você paga prestações 25% menores que as de um plano normal até ser contemplado.

E essa diferença pode ser ajustada por meio das seguintes opções:

-> Receber 100% do valor do crédito, dividindo os 25% devidos nas prestações restantes;

-> Receber 75% do valor do crédito e continuar pagando as prestações reduzidas.

Vale ressaltar que nesse plano de consórcio, caso a contemplação aconteça na última assembleia, o consorciado não terá a opção de dividir a diferença dos 25%.

Como funciona o Consórcio Volkswagen

Agora que você já conhece os planos do consórcio, está na hora de aprender como funciona o Consórcio Volkswagen.

Para começar, é preciso que você seja maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado.

Outro requisito necessário é que a prestação mensal do consórcio não poderá ultrapassar 1/3 do salário bruto, acrescido da renda familiar. 

consórcio-volkswagen
Podem participar do consórcio Volkswagen pessoas maiores de 18 anos

As contemplações são realizadas por sorteio e até mesmo por lances. Vale ressaltar que os sorteios são realizados com base nos números da Loteria Oficial.

Já os lances podem ser feitos até um dia antes da data da assembleia, podendo ser realizado pela internet, pela Central de Atendimento ou até mesmo pela concessionária. 

Além disso, é considerado o lance vencedor aquele que amortizar o maior número de prestações mensais do grupo.

Em caso de grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor, mas aquele que amortizar o maior número de prestações.

Caso haja empate, a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato é que servirá como critério de desempate.

O prazo para realizar a cobertura do lance é de 10 dias corridos, contados a partir da data da assembleia de contemplação.

Como é feito o pagamento do Consórcio Volkswagen

Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário saber como é feito o pagamento das parcelas mensais.

Os pagamentos podem ser realizados em qualquer banco participante do sistema integrado de compensação até a data de vencimento.

Todo mês será enviado para o endereço cadastrado do consorciado. Após a data de vencimento, 30 dias, o pagamento só poderá ser efetuado em uma das agências do banco cobrador.

Além disso, a impressão do boleto pode ser feita por meio do Atendimento Eletrônico.

É importante ressaltar que caso haja atraso do pagamento da prestação mensal, a cota não participará do sorteio. Além disso, não será possível ofertar um lance para a assembleia em que ocorreu o atraso.

As prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa contratual, assim como a eventuais reajustes ocorridos no preço do veículo.

Para aqueles que quiserem antecipar o pagamento das prestações é necessário somente somar ao valor do extrato mensal a quantia que deseja antecipar. Além de preencher o campo “valor cobrado” com o total a pagar.

Sendo assim, o valor pago a mais será considerado para a amortização das prestações mensais na ordem inversa, ou seja, a contar da última.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Máquinas de cartão de crédito
transferir o financiamento do carro
auxílio-doença
Estabilidade pré-aposentadoria
ganhar renda extra