Cursos que transformam sua vida financeira
Mais
    InícioNotíciasFinanças PessoaisConsórcio Volkswagen: conheça os planos e entenda como funciona

    Consórcio Volkswagen: conheça os planos e entenda como funciona

    4.2
    (23)

    Quem nunca sonhou com o carro próprio? Se você deseja adquirir o seu primeiro veículo mas não sabe como, uma alternativa pode ser o Consórcio Volkswagen.  Isso porque o consórcio é uma forma de poupar em grupo, já que você paga uma parcela mensal menor que as do financiamentos.

    Publicidade

    De acordo com o Banco Central, órgão que regulamenta e fiscaliza as administradoras de consórcios, o Consórcio Volkswagen é o maior de veículos do Brasil.

    O consórcio da marca existe há mais de 30 anos, o que conta na hora de escolher a empresa. É claro que na hora de contratar um serviço desses surgem diversas dúvidas.  Além disso, também é comum ter uma certa insegurança, por isso é importante procurar por empresas que tenham credibilidade no mercado.

    Mas será que vale a pena o Consórcio Volkswagen? Como participar? Como funciona esse consórcio? Quais as vantagens e desvantagens? As dúvidas são inúmeras e para te ajudar separamos as principais delas neste artigo.

    Conheça mais sobre o Consórcio Volkswagen

    Quando se pensa em contratar um consórcio é importante que você conheça a empresa para não cair em armadilhas. O Consórcio Volkswagen já é conhecido no mercado, assim como os veículos da marca.

    Outro fator importante antes de você contratar esse tipo de serviço é avaliar o custo-benefício. Isso porque é necessário que as parcelas caibam no seu bolso. E essa é uma das vantagens dos planos do Consórcio Nacional.

    Publicidade

    Os planos não cobram juros, entradas ou taxa de adesão. Além de você ter até 84 meses para pagar o Consórcio Volkswagen, também é possível antecipar as parcelas restantes e quitar o veículo, já que os lances são liberados.

    A busca sempre é lançar alternativas para os clientes, e um exemplo disso são os dois tipos de planos oferecidos pelo consórcio. Esses dois planos você irá conhecer mais abaixo.

    Além disso, os clientes do Consórcio Volkswagen podem acessar o resultado das assembleias por meio da internet, telefone ou em uma das concessionárias Volkswagen. 

    Como obter uma cota do Consórcio Volkswagen

    Para ter uma cota do Consórcio Volkswagen é necessário acessar a tabela e escolher o plano de interesse. Você ainda terá que preencher a Proposta de Adesão com todos os dados solicitados.

    Depois de enviar a proposta, um dos consultores da marca irá entrar em contato para formalizar a compra. Vale ressaltar que o pagamento referente à primeira parcela será por meio de boleto nominal ao Consórcio Nacional Volkswagen.

    Publicidade

    Após a confirmação do pagamento da primeira parcela no sistema, o Consórcio Volkswagen disponibiliza o arquivo com a Proposta de Adesão para que seja assinado e encaminhado para a empresa por meio dos Correios.

    Quando o grupo do consórcio estiver formado, a empresa enviará um comunicado de constituição e adesão ao grupo, confirmando a sua participação.

    + Conheça mais sobre os planos do Consórcio Volkswagen

    Outras informações que a Volkswagen deverá fornecer são os dados do grupo, o plano escolhido, a senha e o acesso eletrônico, além do calendário das assembleias.

    Depois de todo esse processo é só adquirir uma cota do consórcio por meio da internet. O que garante aos clientes uma maior segurança durante o procedimento.

    Publicidade

    É importante frisar que podem ser adquiridas até duas cotas por pessoa física e até 10 cotas para pessoa jurídica. Acima disso, somente com a autorização da Gerência/ Diretoria do consórcio.

    Os planos do Consórcio Volkswagen

    Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário escolher um dos planos oferecidos, que são dois: o Plano Padrão do Consórcio Volkswagen e o Plano Conforto da Volkswagen. Mas como escolher entre os dois? 

    A primeira coisa a ser feita é comparar os dois tipos de planos oferecidos e ver o que melhor cabe no seu bolso. Além disso, também é necessário analisar qual deles irá atender às suas necessidades.

    mulher seguranndo a chave de um carro
    O Consórcio Volkswagen possui diversos planos

    No Plano Padrão do Consórcio Volkswagen o consorciado tem até 84 meses para pagar e não há taxa de adesão. Já no Plano Conforto, o consorciado tem parcelas reduzidas, valores acessíveis de carta de crédito e mais benefícios. 

    Além desses dois planos principais, há também outras opções:

    • Plano Mais;
    • Plano Exclusive;
    • Plano Reduzido;
    • Mais Leve;
    • Leve;
    • Normal;
    • Premium.

    Como funciona o Consórcio Volkswagen

    Agora que você já conhece os planos do consórcio, está na hora de aprender como funciona o Consórcio Volkswagen. Para começar, é preciso que você seja maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado.

    Outro requisito necessário é que a prestação mensal do consórcio não poderá ultrapassar 1/3 do salário bruto, acrescido da renda familiar. 

    As contemplações são realizadas por sorteio e até mesmo por lances. Vale ressaltar que os sorteios são realizados com base nos números da Loteria Oficial.

    + Entenda o que é um consórcio e quais são as regras

    Já os lances podem ser feitos até um dia antes da data da assembleia, podendo ser realizado pela internet, pela Central de Atendimento ou até mesmo pela concessionária. 

    Além disso, é considerado o lance vencedor aquele que amortizar o maior número de prestações mensais do grupo.

    Em caso de grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor, mas aquele que amortizar o maior número de prestações.

    Caso haja empate, a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato é que servirá como critério de desempate.

    O prazo para realizar a cobertura do lance é de 10 dias corridos, contados a partir da data da assembleia de contemplação.

    Como é feito o pagamento do Consórcio Volkswagen

    Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário saber como é feito o pagamento das parcelas mensais.

    Os pagamentos podem ser realizados em qualquer banco participante do sistema integrado de compensação até a data de vencimento.

    Todo mês será enviado para o endereço cadastrado do consorciado. Após a data de vencimento, 30 dias, o pagamento só poderá ser efetuado em uma das agências do banco cobrador.

    Além disso, a impressão do boleto pode ser feita por meio do Atendimento Eletrônico.

    É importante ressaltar que caso haja atraso do pagamento da prestação mensal, a cota não participará do sorteio. Além disso, não será possível ofertar um lance para a assembleia em que ocorreu o atraso.

    As prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa contratual, assim como a eventuais reajustes ocorridos no preço do veículo.

    + Entenda como funciona o consórcio de carros

    Para aqueles que quiserem antecipar o pagamento das prestações é necessário somente somar ao valor do extrato mensal a quantia que deseja antecipar. Além de preencher o campo “valor cobrado” com o total a pagar.

    Sendo assim, o valor pago a mais será considerado para a amortização das prestações mensais na ordem inversa, ou seja, a contar da última.

    Quantos veículos são entregues por mês no Consórcio Volkswagen

    Uma dúvida que muitas pessoas possuem é sobre a quantidade de veículos entregues por mês no consórcio. Bom, a resposta para isso depende muito do plano que você vai contratar.

    Para você ter uma ideia, no plano normal costuma ser entregue um veículo por sorteio. Porém, quando falamos em lance ofertado esse número aumenta para três veículos.

    Agora se você contratar o plano leve, é entregue um veículo por sorteio e até sete veículos por lance ofertado.

    Mas lembre-se que tudo varia de acordo com o tipo de plano e as contemplações que estão vinculadas aos recursos financeiros no fundo comum dos grupos.

    O que acontece se o veículo escolhido no plano sair de linha?

    A Volkswagen está sempre lançando novos modelos de carros e, ao mesmo tempo, alguns acabam saindo de linha. Mas o que será que acontece nesses casos no consórcio?

    Você não precisa se preocupar caso isso aconteça. A própria administradora do Consórcio Volkswagen vai solicitar uma assembleia geral extraordinária com o objetivo de escolher outro veículo para substituir o que saiu de linha.

    E você? Gostou do nosso texto sobre o Consórcio da Volkswagen? Compartilhe com um amigo para que ele também possa conhecer o consórcio.

    *Colaboração: Juliana Favorito

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 23

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    5 COMENTÁRIOS

    1. Não explica caso ocorra sorteio e o sorteado não pegue o bem e deixa expirar o prazo para pegar o bem.

    2. O que é estorno de contemplação e porque se cobra juros em um consórcio quando estamos em um grupo que se reuniu para comprar um bem que tem todas as prestações reajustadas com o valor do bem mensalmente?

      • Oi, Luiz! Tudo bem?
        Estorno de contemplação refere-se ao cancelamento da contemplação para continuar pagando as parcelas e no final do consórcio receber o dinheiro de volta.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasFinanças PessoaisConsórcio Volkswagen: conheça os planos e entenda como funciona

    Consórcio Volkswagen: conheça os planos e entenda como funciona

    4.2
    (23)

    Quem nunca sonhou com o carro próprio? Se você deseja adquirir o seu primeiro veículo mas não sabe como, uma alternativa pode ser o Consórcio Volkswagen.  Isso porque o consórcio é uma forma de poupar em grupo, já que você paga uma parcela mensal menor que as do financiamentos.

    Publicidade

    De acordo com o Banco Central, órgão que regulamenta e fiscaliza as administradoras de consórcios, o Consórcio Volkswagen é o maior de veículos do Brasil.

    O consórcio da marca existe há mais de 30 anos, o que conta na hora de escolher a empresa. É claro que na hora de contratar um serviço desses surgem diversas dúvidas.  Além disso, também é comum ter uma certa insegurança, por isso é importante procurar por empresas que tenham credibilidade no mercado.

    Mas será que vale a pena o Consórcio Volkswagen? Como participar? Como funciona esse consórcio? Quais as vantagens e desvantagens? As dúvidas são inúmeras e para te ajudar separamos as principais delas neste artigo.

    Conheça mais sobre o Consórcio Volkswagen

    Quando se pensa em contratar um consórcio é importante que você conheça a empresa para não cair em armadilhas. O Consórcio Volkswagen já é conhecido no mercado, assim como os veículos da marca.

    Outro fator importante antes de você contratar esse tipo de serviço é avaliar o custo-benefício. Isso porque é necessário que as parcelas caibam no seu bolso. E essa é uma das vantagens dos planos do Consórcio Nacional.

    Publicidade

    Os planos não cobram juros, entradas ou taxa de adesão. Além de você ter até 84 meses para pagar o Consórcio Volkswagen, também é possível antecipar as parcelas restantes e quitar o veículo, já que os lances são liberados.

    A busca sempre é lançar alternativas para os clientes, e um exemplo disso são os dois tipos de planos oferecidos pelo consórcio. Esses dois planos você irá conhecer mais abaixo.

    Além disso, os clientes do Consórcio Volkswagen podem acessar o resultado das assembleias por meio da internet, telefone ou em uma das concessionárias Volkswagen. 

    Como obter uma cota do Consórcio Volkswagen

    Para ter uma cota do Consórcio Volkswagen é necessário acessar a tabela e escolher o plano de interesse. Você ainda terá que preencher a Proposta de Adesão com todos os dados solicitados.

    Depois de enviar a proposta, um dos consultores da marca irá entrar em contato para formalizar a compra. Vale ressaltar que o pagamento referente à primeira parcela será por meio de boleto nominal ao Consórcio Nacional Volkswagen.

    Publicidade

    Após a confirmação do pagamento da primeira parcela no sistema, o Consórcio Volkswagen disponibiliza o arquivo com a Proposta de Adesão para que seja assinado e encaminhado para a empresa por meio dos Correios.

    Quando o grupo do consórcio estiver formado, a empresa enviará um comunicado de constituição e adesão ao grupo, confirmando a sua participação.

    + Conheça mais sobre os planos do Consórcio Volkswagen

    Outras informações que a Volkswagen deverá fornecer são os dados do grupo, o plano escolhido, a senha e o acesso eletrônico, além do calendário das assembleias.

    Depois de todo esse processo é só adquirir uma cota do consórcio por meio da internet. O que garante aos clientes uma maior segurança durante o procedimento.

    Publicidade

    É importante frisar que podem ser adquiridas até duas cotas por pessoa física e até 10 cotas para pessoa jurídica. Acima disso, somente com a autorização da Gerência/ Diretoria do consórcio.

    Os planos do Consórcio Volkswagen

    Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário escolher um dos planos oferecidos, que são dois: o Plano Padrão do Consórcio Volkswagen e o Plano Conforto da Volkswagen. Mas como escolher entre os dois? 

    A primeira coisa a ser feita é comparar os dois tipos de planos oferecidos e ver o que melhor cabe no seu bolso. Além disso, também é necessário analisar qual deles irá atender às suas necessidades.

    mulher seguranndo a chave de um carro
    O Consórcio Volkswagen possui diversos planos

    No Plano Padrão do Consórcio Volkswagen o consorciado tem até 84 meses para pagar e não há taxa de adesão. Já no Plano Conforto, o consorciado tem parcelas reduzidas, valores acessíveis de carta de crédito e mais benefícios. 

    Além desses dois planos principais, há também outras opções:

    • Plano Mais;
    • Plano Exclusive;
    • Plano Reduzido;
    • Mais Leve;
    • Leve;
    • Normal;
    • Premium.

    Como funciona o Consórcio Volkswagen

    Agora que você já conhece os planos do consórcio, está na hora de aprender como funciona o Consórcio Volkswagen. Para começar, é preciso que você seja maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado.

    Outro requisito necessário é que a prestação mensal do consórcio não poderá ultrapassar 1/3 do salário bruto, acrescido da renda familiar. 

    As contemplações são realizadas por sorteio e até mesmo por lances. Vale ressaltar que os sorteios são realizados com base nos números da Loteria Oficial.

    + Entenda o que é um consórcio e quais são as regras

    Já os lances podem ser feitos até um dia antes da data da assembleia, podendo ser realizado pela internet, pela Central de Atendimento ou até mesmo pela concessionária. 

    Além disso, é considerado o lance vencedor aquele que amortizar o maior número de prestações mensais do grupo.

    Em caso de grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor, mas aquele que amortizar o maior número de prestações.

    Caso haja empate, a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato é que servirá como critério de desempate.

    O prazo para realizar a cobertura do lance é de 10 dias corridos, contados a partir da data da assembleia de contemplação.

    Como é feito o pagamento do Consórcio Volkswagen

    Ao contratar o Consórcio Volkswagen é necessário saber como é feito o pagamento das parcelas mensais.

    Os pagamentos podem ser realizados em qualquer banco participante do sistema integrado de compensação até a data de vencimento.

    Todo mês será enviado para o endereço cadastrado do consorciado. Após a data de vencimento, 30 dias, o pagamento só poderá ser efetuado em uma das agências do banco cobrador.

    Além disso, a impressão do boleto pode ser feita por meio do Atendimento Eletrônico.

    É importante ressaltar que caso haja atraso do pagamento da prestação mensal, a cota não participará do sorteio. Além disso, não será possível ofertar um lance para a assembleia em que ocorreu o atraso.

    As prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa contratual, assim como a eventuais reajustes ocorridos no preço do veículo.

    + Entenda como funciona o consórcio de carros

    Para aqueles que quiserem antecipar o pagamento das prestações é necessário somente somar ao valor do extrato mensal a quantia que deseja antecipar. Além de preencher o campo “valor cobrado” com o total a pagar.

    Sendo assim, o valor pago a mais será considerado para a amortização das prestações mensais na ordem inversa, ou seja, a contar da última.

    Quantos veículos são entregues por mês no Consórcio Volkswagen

    Uma dúvida que muitas pessoas possuem é sobre a quantidade de veículos entregues por mês no consórcio. Bom, a resposta para isso depende muito do plano que você vai contratar.

    Para você ter uma ideia, no plano normal costuma ser entregue um veículo por sorteio. Porém, quando falamos em lance ofertado esse número aumenta para três veículos.

    Agora se você contratar o plano leve, é entregue um veículo por sorteio e até sete veículos por lance ofertado.

    Mas lembre-se que tudo varia de acordo com o tipo de plano e as contemplações que estão vinculadas aos recursos financeiros no fundo comum dos grupos.

    O que acontece se o veículo escolhido no plano sair de linha?

    A Volkswagen está sempre lançando novos modelos de carros e, ao mesmo tempo, alguns acabam saindo de linha. Mas o que será que acontece nesses casos no consórcio?

    Você não precisa se preocupar caso isso aconteça. A própria administradora do Consórcio Volkswagen vai solicitar uma assembleia geral extraordinária com o objetivo de escolher outro veículo para substituir o que saiu de linha.

    E você? Gostou do nosso texto sobre o Consórcio da Volkswagen? Compartilhe com um amigo para que ele também possa conhecer o consórcio.

    *Colaboração: Juliana Favorito

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 23

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?