
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi aprovado, permitindo que beneficiários do programa utilizem o crédito com desconto automático na fonte. A nova lei foi criada a partir de uma medida provisória e agora aprovada e publicada no Diário Oficial da União.
A medida, porém, é vista com desconfiança. Afinal, com o número de endividados no Brasil batendo recorde em 2022 (78% das famílias), o consignado do Auxílio Brasil pode contribuir para a piora na situação financeira dos lares.
Portanto, saiba como funciona a linha de crédito e entenda por que muitos bancos estão optando por ficar de fora do novo programa governamental.
Como funcionará o empréstimo consignado no Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais seguras do mercado, já que sua parcela é descontada diretamente da folha de pagamento do cliente. O benefício será oferecido para aposentados e pensionistas que já têm renda garantida.
Além deles, o benefício será estendido para beneficiários do Auxílio Brasil que exerciam suas atividades de microempreendedores individuais e que foram impactados pela pandemia de covid-19.
No caso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, a parcela mensal será descontada do próprio benefício. O valor da parcela, entretanto, não pode ultrapassar 40% do valor do benefício.
A polêmica em torno da medida é pelo fato de o Auxílio Brasil de R$ 600 aprovado recentemente pelo governo ser um programa – até então – provisório. A MP garante o recebimento do montante até dezembro de 2022, sem definição para o próximo ano.
O prazo é limitado a 24 meses e não há limite para a taxa de juros cobrada, que pode bater recordes quando comparada a outras linhas de crédito disponíveis no mercado.
Juros da modalidade tem limite de juros de 3,5% ao mês
O Ministério da Cidadania estabeleceu um valor máximo para a taxa de juros mensal do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que será de 3,5% ao mês.
“Não pode haver nenhuma outra cobrança de taxa administrativa, sequer taxa de abertura de crédito. A partir dali, a família tem que ser informada de quanto vai ser descontado do seu benefício por mês”, disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Entretanto, o valor é maior que nas operações tradicionais, onde o teto de juros é menor para aposentados e pensionistas (2,14% ao mês).
Já em modalidades de crédito consignado pelo cartão de crédito o desconto mensal é de 3,06%.
+ Vale a pena fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Entenda!

Quais bancos farão empréstimo consignado no Auxílio Brasil?
Até o momento, segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, 60 instituições financeiras demonstraram interesse em conceder empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil.
Do total, 12 foram homologadas pelo Ministério da Cidadania e se tornaram aptas à concessão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil já a partir desta segunda-feira, dia 10 de outubro.
Confira abaixo as instituições financeiras habilitadas:
- Caixa Econômica Federal
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Pintos S/A Créditos
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
Uma dica importante é avaliar se vale o empréstimo não irá comprometer o sustento da família. Lembre-se que o pagamento da dívida é descontado automaticamente do benefício, ou seja, não existe a opção de não pagar.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os amigos e aproveite para conferir outras notícias envolvendo o Auxílio Brasil aqui no FinanceOne.
+ Auxílio Brasil: veja 27 perguntas e respostas sobre o programa!
+ Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF? Veja passo a passo
Se esse empréstimo já foi aprovado e sancionado, porque até hoje não liberou o dinheiro para todos que estão desesperados para pagar as dividas? Porque a demora? Vai ter o empréstimo ou vão esperar o mês da eleição chegar pra liberar?
Oi, Lucineia! Tudo bem?
O consignado ainda precisava de regulamentação antes de ser liberado ao público, isso aconteceu na última sexta. A expectativa é que seja liberado em setembro. Mas cabe salientar que o consignado do Auxílio Brasil não é a alternativa mais recomendada para lidar com as dívidas, pois as parcelas com juros serão descontadas diretamente do seu benefício depois. Saiba mais: Vale a pena fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Entenda!
O ministério da cidadania já regulamentou a lei do consignado?
Oi, Márcio! Já sim. Saiba mais neste artigo: Quando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil será liberado? Data revelada!
Tei que liberar logo esse empréstimo
Po na hora que chegar o dinheiro o a maioria não vai mais precisar eu precisava pra ontem amanhã será tarde posso dexistir ?