Qual o impacto do coronavírus na previdência privada?

Escrito por: Rafael Massadar em 7 de maio de 2020

A crise do coronavírus chegou à previdência privada. Dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), até 25 de março, revelam que o investimento sofre com perdas de até 40,7% no ano.

Se for considerado o desempenho acumulado desses mesmos fundos nos últimos 12 meses, apenas oito tipos registraram perdas. Nessa perspectiva, o resultado dos fundos de ações indexados ainda é negativo, mas as perdas ficam em 29,5%.

Já um levantamento feito pela Magnetis Investimentos mostra que, dos 1.521 fundos abertos para captação que já fecharam os dados do 1º trimestre, 79,7% tiveram resultado negativo e registraram quedas de até 40% na rentabilidade.

previdência privada
Coronavírus não poupa rentabilidade da previdência privada

A advogada Ana Rita Petraroli, sócia-fundadora do Petraroli Advogados, especialista no assunto, ressalta que o momento é de prudência para quem mantém esse tipo de plano. Segundo ela, o momento é de manter o foco no planejamento feito para o futuro, pensando na ocasião da aposentadoria.

Vale ressaltar que, em 2019, o retorno médio dos fundos de previdência privada foi de 11,1%, ante 7,5% em 2018. O porcentual foi equivalente a 186,1% do CDI, segundo análise do mercado de PGBL/VGBL feita pela consultoria Prevue.

No ano, cerca de 82% desses fundos conseguiram retornos acima do indicador de referência.

Previdência privada com rendimento negativo

Fundo Variação em 2020 (até dia 25/03) Variação 12 meses
Indexado – 5,2% + 8,4%
Duração média grau invest. – 0,28% + 4,73%
Duração livre grau invest. – 32% + 4,88%
Ações indexados – 40,7% – 29,5%
Multimercado livre – 7,35% 0,48%

Fonte: Anbima

O que a especialista recomenda?

Para Ana Petraroli, a principal análise a ser feita é com relação ao resgate de valores da previdência privada. Segundo ela, deve-se avaliar se isso é imprescindível para sua subsistência agora, pois outras medidas podem ser tomadas para reduzir gastos, sem precisar mexer no valor já contribuído.

“Uma alternativa é fazer a portabilidade do plano para uma operadora com tarifas melhores”, explica Ana Petraroli.

Entretanto, a migração pode ser realizada apenas de uma tabela regressiva para uma progressiva, não o contrário; de um PGBL para outro PGBL; e de um VGBL para outro VGBL.

“O contribuinte pode, ainda, reduzir o aporte mensal ou, em casos mais extremos, interromper a contribuição e retomar quando for viável. Isso é melhor do que fazer uma retirada, pois a aplicação continua rendendo”, conclui Ana Petraroli.

Já para Gilvan Cândido, da FGV, a previdência é quase como uma poupança de longo prazo. “Os investidores não devem ficar nervosos com oscilações do mercado em períodos curtos, pois a tendência é que os preços se recuperem”, diz. 

Susep tem ferramenta para comparar fundos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) criou uma ferramenta de comparação dos desempenhos dos fundos de investimento previdenciários.

As informações de 1.365 fundos foram organizadas de forma mais amigável para o investidor e já estão disponíveis no portal.

Na nova plataforma, os resultados estão organizados em períodos de observação de 12, 18 ou 24 meses e serão atualizados mensalmente – e não mais a cada quatro meses.

Além disso, o sistema vai permitir a comparação de até cinco fundos por vez, com visualização da rentabilidade em gráficos.

“A ferramenta era rudimentar. Agora está mais amigável e interativa. A motivação é dar mais transparência e apostar na meritocracia, com o consumidor premiando os melhores fundos”, diz Eduardo Fraga, diretor técnico da Susep.

“A prioridade da Susep é aumentar a concorrência”, completa.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Dólar a quase R$6
Fundos Imobiliários
investimentos para começar com 100 reais
Fundos Imobiliários
Como investir no Tesouro Direto: tutorial e dicas