
Se você está pensando em comprar um carro elétrico, o custo para carregar o veículo provavelmente é uma das primeiras coisas que pensa. Afinal, esse será um valor com o qual precisará se preocupar todos os meses, a longo prazo.
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Já adiantamos que a eletricidade para o automóvel, se comparada com a gasolina, atualmente é financeiramente mais vantajosa. Carregar um carro elétrico sai mais barato que encher o tanque ou rodar a mesma quilometragem com modelos equivalentes.
Porém, ainda assim é importante pesquisar sobre os custos, porque eles são, sim, significativos.
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Quanto custa carregar um carro elétrico no Brasil?
Antes de falar sobre preços, é importante destacar que o custo efetivo vai depende de uma série de fatores, como:
- a capacidade da bateria do modelo do carro
- a autonomia dele (quanto tempo roda sem precisar de uma nova recarga completa)
- o tipo de carregador que vai usar e sua potência
- e, principalmente, a tarifa cobrada por kWh de energia na sua região
Ainda neste artigo, nós vamos te ensinar como levantar e utilizar todas essas informações para calcular exatamente quanto custará carregar o seu carro elétrico (ou aquele que você pretende comprar).
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Mas antes, confira na tabela a seguir os preços médios de um levantamento realizado em novembro de 2021 pelo InsideEVs Brasil. O levantamento considera dados do ano passado e as tarifas de energia da Região Metropolitana de São Paulo durante a vigência da Bandeira de Escassez Hídrida.
Modelo | Capacidade da bateria | Autonomia homologada | Custo médio da recarga | Custo médio por km rodado |
JAC e-JS1 | 30 kWh | 300 km (NEDC) | R$ 33,21 | R$ 0,11 |
Fiat 500e | 42 kWh | 320 km (WLTP) | R$ 46,50 | R$ 0,14 |
Renault Zoe | 52 kWh | 385 km (WLTP) | R$ 57,57 | R$ 0,15 |
Mini Cooper SE | 32 kWh | 234 km (WLTP) | R$ 35,43 | R$ 0,15 |
Chevrolet Bolt | 60 kWh | 416 km (WLTP) | R$ 66.43 | R$ 0,16 |
Peugeot 208 e-GT | 50 kWh | 340 km (WLTP) | R$ 55,36 | R$ 0,16 |
Nissan Leaf | 40 kWh | 270 km (WLTP) | R$ 44,28 | R$ 0,16 |
BMW i3 | 42 kWh | 285 km (WLTP) | R$ 46,50 | R$ 0,16 |
Audi e-tron | 77 kWh | 520 km (WLTP) | R$ 85,25 | R$ 0,16 |
Volvo XC40 elétrico | 78 kWh | 400 km (WLTP) | R$ 86,36 | R$ 0,21 |
Porsche Taycan 4S | 79 kWh | 407 km (WLTP) | R$ 87,47 | R$ 0,21 |
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Como calcular o preço do carregamento no seu carro?
O cálculo do custo para carregar um carro elétrico é matemática. Não tem mistério, basta levantar os dados necessários que listamos a seguir (vamos usar siglas para ficar mais fácil montar a fórmula depois).
- Tarifa de energia (TE): é o preço da energia elétrica na sua região. Confira o valor da tarifa de energia por cada Quilowatt-hora (kWh) no site da concessionária do seu estado
- Capacidade da bateria (CB): é o valor, em kWh, da carga máxima da bateria. Geralmente, você já sabe isso no momento da compra. Se ainda não tem o veículo, basta pesquisar o valor no site da marca ou em anúncios de venda
- Autonomia (A): é a quantidade de quilômetros que o carro consegue rodar com uma carga completa, sem necessidade de outra recarga
- Potência do carregador (PC): esse dado é mais útil para saber o tempo que levará para carregar, mas vale a pena saber, em kWh
O cálculo é simples: multiplique o valor da tarifa por wWh pela capacidade total da bateria (TE x CB) e descubra quanto custa carregar completamente o carro e rodar a quilometragem completa prevista na autonomia (A).
Se quiser descobrir o valor exato para uma quilometragem específica, é só usar a regra de 3.

Carregar carro elétrico: exemplos de como calcular o valor
Imagine que um motorista precisa carregar um carro elétrico cuja capacidade máxima (CB) é de 40 kWh e sua autonomia (A) é de 270 km.
Se esse carro for carregado em uma cidade onde a tarifa de energia (TE) é de R$1,80, já considerando impostos e bandeiras tarifárias, o cálculo serpa:
R$1,80 x 40 kWh = (aproximadamente) R$72 para rodar 270 km
Esse casto gastaria R$72 de energia para cada ciclo em que completasse sua autonomia.
Já a potência do carregador utilizado servirá para descobrir o tempo de carregamento. Basta dividir a capacidade máxima por este valor (CB/PC).
Exemplo, considerando o mesmo carro mencionado acima e um carregador doméstico com potência de 7 kWh:
40 kWh / 7 kWh = 5,7 (daria menos de 6 horas de carregamento)
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