
O Cartão Comida Boa, programa do Governo do Paraná voltado à população em situação de vulnerabilidade, divulgou novas diretrizes para garantir a composição das famílias do novo Auxílio Brasil.
Agora, cerca de 22 mil famílias do Estado devem receber o benefício por meio da plataforma, enquanto outras deixam de fazer parte após atualização de dados e análise dos antigos cadastrados. Em dúvidas sobre quem pode acessar o auxílio? Conheça em detalhes e saiba como consultar.
Como funciona o programa Comida Boa?
O Comida Boa é um benefício de transferência de renda instituído pela Lei Nº 20.747, de 18 de outubro de 2021. O programa foi criado para beneficiar famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade alimentar, por meio da concessão de verba auxiliar.
Coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Comida Boa atende mais de 90 mil famílias paranaenses e disponibiliza um crédito de R$80 para a compra de alimentos e artigos de necessidade imediata. Entretanto, o valor não pode ser sacado, podendo ser utilizado apenas por um cartão específico da categoria.
Com as novas diretrizes divulgadas, os próximos cartões emitidos substituirão o antigo benefício, a fim de se alinhar às regras impostas pelo Auxílio Brasil. A atualização é feita a cada trimestre e pode adicionar ou remover CPFs na linha de corte do benefício.
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Quem tem direito ao benefício
O programa é destinado para famílias com renda per capita de até R$210, com prioridade para famílias que não fazem parte do Auxílio Brasil, mas que estejam cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Desde dezembro de 2021, o programa já beneficiou mais de 197 mil famílias em todo o Paraná, com um investimento de quase R$50,4 milhões.
Como consultar quem tem direito ao Cartão Comida Boa?
O primeiro requisito para fazer parte do programa e estar listado no cadastro da plataforma é ter um cadastro ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). A lista é atualizada de forma automática e passa por análise de dados integrados dos dois programas.
Para confirmar se você ou seus familiares estão aptos a receber o benefício, bem como consultar onde retirar o cartão e em quais estabelecimentos ele pode ser usado, acesse a página de verificação do programa e digite o seu CPF.
Em situações de perda, dano ou esquecimento da senha de acesso ao programa, você pode ligar para 0800 005 7682.
Por fim, vale lembrar que o programa passa por uma atualização de benefícios a cada 90 dias. Caso a sua renda aumente durante esse período, o cadastro é descontinuado de forma automática pela plataforma e o seu cartão é cancelado.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir ainda como manter o cadastro do Auxílio Brasil ativo e evitar bloqueios.