
Se você é beneficiário do Auxílio Brasil ou da Tarifa Social de Energia Elétrica, pode precisar realizar a atualização do CadÚnico. Para aqueles que estão com o cadastro desatualizado, o governo aumentou o prazo para corrigir a situação em mais um mês.
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Para as famílias que possuem dados inconsistentes, o prazo de atualização para evitar o bloqueio dos programas sociais terminaria agora em julho, mas foi adiado para outubro ou dezembro deste ano.
Saber corretamente o que você precisa fazer é fundamental, pois os beneficiários que não atualizarem corretamente poderão perder o benefício. Os cortes ocorrerão a partir de julho de 2023.
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Quer saber tudo sobre o assunto a fim de evitar que o seu benefício seja cancelado? Então continue lendo o artigo!
Qual o novo prazo para atualização do CadÚnico?
O novo prazo para atualização do CadÚnico termina em 11 de novembro. Ele é voltado para famílias que necessitam fazer a chamada revisão cadastral.
Se a sua família fez a última atualização do Cadastro Único entre os anos de 2016 e 2017, é necessário fazer a revisão cadastral.
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Este é a segunda vez que o Ministério da Cidadania prorroga o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único. Ele seria encerrado em 14 de outubro, agora o beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas no Cadastro Único estejam de acordo com a realidade das famílias.
Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja em dia.

Como saber se preciso fazer a atualização do CadÚnico?
Caso tenha dúvidas se o seu CadÚnico precisa de atualização, é possível verificar de três formas:
- pelo aplicativo CadÚnico
- pelo site do Cadastro Único
- no extrato de pagamento do benefício
No aplicativo ou site, basta fazer o login com os dados da família. Lá, aparecerá se os dados da família precisam de Averiguação ou Revisão Cadastral e também as instruções para regularizar a situação.
Se a família é beneficiária do Auxílio Brasil, também pode receber uma mensagem informando sobre a situação no extrato de pagamento do benefício. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, a mensagem vem na conta de energia elétrica.
Quem está com os dados do CadÚnico em dia e não tem inconsistências nas informações, não precisa se preocupar com esses prazos. Mas todos devem manter os dados em dia: atualizando obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.
Como atualizar os dados da minha família?
Na mensagem pedindo a atualização do CadÚnico – seja online ou no extrato do benefício –, o beneficiário já consegue ver as instruções de como fazer isso. Mas, em todo caso, o procedimento é feito de forma presencial.
O Responsável Familiar (a mesma pessoa que inscreveu a família no Cadastro Único), deve comparecer ao CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – mais próximo. Os endereços podem ser consultados no site MOPS.
O responsável deve levar seu CPF ou Título de Eleitor. No caso de famílias indígenas e quilombolas, podem apresentar qualquer outro documento.
Além de seu próprio documento, o Responsável familiar deve levar também um dos documentos listados a seguir para cada membro de sua família:
- CPF
- Certidão de Nascimento ou de Casamento
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento
- Carteira de Identidade (RG)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Título de Eleitor
Alguns municípios podem realizar atendimento somente com agendamento prévio. Portanto, informe-se sobre o procedimento na sua região.
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