Vale a pena quitar o financiamento antes do prazo? Entenda!

0
246
casas em sequência
Selic a 13,75% é desincentivo para a tomada de financiamentos a longo prazo. (Fonte: Divulgação)
0
(0)

O financiamento é uma modalidade de empréstimo muito usada por quem deseja realizar o sonho de ter uma casa própria ou comprar um carro, por exemplo. No entanto, quem financia um bem acaba achando que vai precisar passar anos pagando o financiamento. Mas sabia que é possível quitar o financiamento antes do prazo? Tudo vai depender do valor que você financiou.

Ou seja, você não precisa ficar preso ao prazo estabelecido no contrato. Se quiser, pode fazer a quitação em menos tempo do que o planejado inicialmente. Mas como saber quando essa opção é realmente interessante?

Neste texto, vamos explicar o que você tem que avaliar antes de quitar o financiamento. Continue a leitura para saber mais!

+ Financiamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

Quitar financiamento antes do prazo é possível?

A resposta para essa dúvida é sim! É possível quitar o financiamento antes do prazo!

Qualquer banco deve aceitar o seu pedido para pagar de vez a dívida em aberto. Caso você encontre qualquer resistência em relação a isso, saiba que o direito de quitar dívidas está revisto no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.

Você pode antecipar parcelas ou quitar um financiamento quando conseguir um dinheiro extra, por exemplo, ou em qualquer outra situação em que sobrar um dinheirinho a mais.

Antecipar o financiamento, inclusive, é uma opção adotada por muitos cque querem pagar menos juros nessa modalidade.

Isso acontece porque, quando você quita o financiamento antes do prazo, a instituição financeira que concedeu o crédito deve aplicar um desconto sobre os juros incidente proporcional ao tempo de adiantamento. Dessa maneira, a dívida acaba ficando mais barata.

Por outro lado, se você só soube dessa informação agora, é importante ressaltar que as parcelas já vencidas, como naturalmente já foram pagas, não têm desconto.

Se você tiver a oportunidade de antecipar o pagamento, mas ainda não contar com uma reserva de emergência, por exemplo, avalie a possibilidade de deixar uma parte do dinheiro guardada para lidar com possíveis imprevistos sem bagunçar o orçamento ou precisar recorrer a linhas de crédito mais caras para pagar as contas, como o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial.

mulher dirigindo um carro após quitar financiamento
Antecipar o financiamento, seja do carro ou da casa, é uma opção adotada por muitos que querem pagar menos juros nesse tipo de modalidade

Como quitar meu financiamento antes do prazo?

Para quitar seu financiamento antes do prazo, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira.

Entre em contato para pedir todas as informações sobre descontos e faça um novo cálculo sobre as parcelas que estão para vencer. É necessário considerar esse desconto.

Se você optar pelo pagamento à vista, o banco deverá gerar um único boleto com o saldo devedor.

No caso de financiamentos imobiliários, você pode também usar o FGTS para amortizar (ou reduzir) uma parte da dívida.

Essa é uma opção disponível para quem faz o financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e atende aos critérios necessários para movimentar recursos do fundo.

+ Posso usar FGTS para financiamento imobiliário fora do SFH? Entenda!

Como calcular valor de quitação de financiamento?

Antes de tomar qualquer decisão sobre quitar o seu financiamento ou não, é importante que você utilize uma calculadora para conferir quanto ficarão as parcelas antecipadas. Alguns sites especializados, por exemplo, oferecem essa ferramenta.

Inclusive, o FinanceOne possui uma Calculadora de financiamento para veículos. Você pode clicar aqui para ter acesso.

Para que a quitação do seu financiamento seja vantajosa, é preciso avaliar o CET do financiamento em relação ao que o investimento na qual a quantia está aplicada rende anualmente. Se o valor for maior, por exemplo, é vantagem realizar a quitação do financiamento.

Entretanto, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de tomar essa decisão. Se quitar essa dívida deixará você sem reservas e mais vulnerável a imprevistos financeiros, é importante reconsiderar a decisão.

Uma boa organização financeira e avaliação dos recursos que você tem são fundamentais antes de tomar a decisão.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com alguém nas redes sociais para que possa ser útil e ajude a outras pessoas!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui