InícioNotíciasEconomiaFinanciamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

Financiamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

0
(0)

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última segunda-feira, 13, que a instituição financeira vai reduzir a taxa de juros para financiamento da casa própria. Os detalhes, segundo o presidente, serão divulgados na próxima quinta-feira, 16.

“A Caixa vai reduzir os juros. Não tá aumentando a Selic? Então, a Caixa Econômica Federal, com um lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira”, disse em cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento do programa habitacional voltado a profissionais da segurança pública.

Atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um volume de R$528,9 bilhões, o que representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário oferecido no país.

Vale lembrar que a Caixa oferece quatro modalidades de financiamento habitacional. Algumas delas têm seus juros corrigidos por taxas variáveis, que são influenciadas pela taxa básica de juros, a Selic

A fala do presidente sobre a redução dos juros de financiamento pela Caixa ocorre em meio a expectativa de aumento da taxa Selic. Atualmente, definida em 5,25% ao ano, as projeções do mercado financeiro indicam que ela encerrará o ano de 2021 em 8% ao ano.

+ Simulador de financiamento: saiba como usar

FGTS tem novas regras para compra da casa própria

Novas regras para utilizar os recursos do FGTS na casa própria também foram alteradas. Dentre as novidades aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS, por exemplo, está a chance de usar o saldo do FGTS no pagamento de prestações do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Além disso, também foi facilitada a portabilidade de empréstimos dos contratos imobiliários.

+ Como saber se tenho FGTS para receber?

+ FGTS: saiba como receber saldo total de contas inativas

Regras para usar o FGTS no imóvel próprio

Com as mudanças aprovadas na reunião do Conselho Curador, agora as novas regras para conseguir usar o FGTS na compra da casa própria são:

  • a nova regra começou a valer a partir de agosto;
  • os recursos só podem ser usados no pagamento do primeiro imóvel;
  • o trabalhador deve ter conta no FGTS há mais de três anos;
  • o imóvel precisa ter valor de até R$1,5 milhão;
  • o trabalhador com empréstimo no SFI terá duas alternativas: usar o saldo da conta do FGTS para reduzir o saldo devedor ou abater até 80% da prestação em 12 meses prorrogáveis ao fim de cada período.
chave pendurada na porta de um imóvel
Presidente da Caixa diz que vai diminuir juros para financiamento da casa própria

Guia completo sobre financiamento imobiliário

Se o sonho da casa própria está cada vez mais possível, mas as dúvidas sobre como adquirir o imóvel ainda são muitas, chegou o momento de entender melhor sobre como funciona o financiamento imobiliário.

O financiamento é uma forma fácil para conseguir adquirir um imóvel. Como o próprio nome já diz, com o financiamento é possível ser dono de um imóvel e parcelar o pagamento a longo prazo.

A forma de pagamento é bem simples e além de ter taxas de juros baixas, é possível dividir em parcelas ao longo de alguns anos.

Os bancos públicos e privados, por exemplo, dispõem aos seus clientes pacotes de financiamento habitacional que podem facilitar a compra da casa ou o apartamento que você tanto deseja. 

Se esse é o seu sonho, então continue lendo e estudando sobre isso! FinanceOne preparou um guia completo explicando tudo sobre financiamento da casa própria. Explicamos o que é, como funciona, quais são os pré-requisitos para começar um financiamento e muito mais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia agora mesmo o guia completo sobre financiamento imobiliário que separamos para você!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com alguém nas redes sociais para que possa ser útil e ajude a outras pessoas!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui