O acontece se uma pessoa pagar uma conta que já estava programada em débito automático? Se você está pesquisando este tema, provavelmente está passando por esse tipo de situação. Acertei?
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A boa notícia é que você não vai perder dinheiro por isso, fique tranquilo. Mas a má notícia é que talvez você não consiga recuperá-lo como espera.
Acontece que o débito automático é um serviço que quita automaticamente as contas registradas, usando o saldo do cliente no banco. Quando chega a data estabelecida, inevitavelmente o dinheiro é retirado da conta e repassado ao emissor do boleto pago.
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Ou seja, esse dinheiro não fica com o banco. No Brasil, esse tipo de pagamento é utilizado por cerca de 23% dos clientes bancários, segundo dados divulgados pelo Banco Central, no estudo “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”.
O débito automático pode ser muito útil para evitar atrasos e, consequentemente, multas e juros. Mas o que acontece se houver pagamento duplo? Vamos entender agora!
O que acontece se eu pagar uma conta que está em débito automático?
Os bancos, de modo geral, adotam a mesma postura para lidar com esse tipo de situação. Se o cliente pagar uma conta que já estava em débito automático, será considerado pagamento duplo e a quantia excedente ficará como crédito na empresa emissora do boleto.
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Ou seja, imagine que um cliente pagou no dia 10 de janeiro uma conta que venceu no mesmo dia e estava programada em débito automático. Ele não conseguirá a devolução do pagamento, mas a quantia ficará como crédito para a fatura do dia 10 de fevereiro.
Mas é importante lembrar que todas as instituições financeiras oferecem a opção de cancelar ou até mesmo pausar (por apenas um mês) o serviço de débito automático.
Portanto, quem realizou o pagamento antes da data do débito na conta, pode questionar o banco se ainda há tempo hábil para pausar o serviço. Entre em contato com o atendimento da instituição financeira ou procure a opção no aplicativo da sua conta.
Vale destacar também que algumas instituições financeiras já adotam mecanismos para evitar o pagamento duplo de contas.
Na PagSeguro, por exemplo, se o cliente paga uma conta em débito automático alguns dias antes do vencimento, o próprio sistema identifica a quitação antecipada e cancela a realização do débito naquele mês.
É possível cancelar o débito automático de uma conta?
Sim, é possível cancelar o débito automático de uma fatura. O passo a passo muda de acordo com o banco, mas a maioria deles (e todos os bancos digitais) oferece essa opção por meio do aplicativo da conta.
De modo geral, siga os passos similares a estes:
- Acesse o aplicativo do seu banco
- Selecione a opção “débito automático” no menu ou tela inicial
- Procure pela opção de cancelamento ou pausa do serviço
Lembre-se: se cancelar o serviço, significa que o débito automático foi interrompido e você deverá pagar a conta manualmente em todos os meses seguintes. Porém, pausar o serviço significa que ele ficará suspenso por um período e retomado depois.
O que acontece se não tiver dinheiro na conta para o débito automático?
Esta também é uma situação bastante comum.
Se no dia do vencimento, o cliente não tiver dinheiro na conta para a realização do débito automático, uma das duas coisas vai acontecer:
- será usado limite do cheque especial, se esse serviço estiver autorizado; ou
- o cliente ficará devendo a emissora do boleto e deverá pagar a conta manualmente.
Em relação ao cheque especial, é fundamental frisar que o banco só pode utilizá-lo se o serviço tiver sido previamente autorizado. Se for o caso, evite deixar a conta sem saldo, pois os juros do cheque especial são os mais caros.
E no caso de pagamento manual após o vencimento do boleto, lembre-se que haverá cobrança de juros e multa pela empresa emissora do boleto.
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