Início Notícias Finanças Pessoais Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano

Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano

0
(0)

Você piscou e já estamos em novembro. E essa época do ano costuma trazer muitas despesas para as famílias. Até porque com a proximidade do final do ano é comum que as pessoas gastem mais.

Por isso, é muito importante se planejar para os gastos do fim do ano

E são os meses de novembro e dezembro que parecem ser os que você mais precisa gastar, certo? As despesas são inúmeras, desde compras de presentes até mesmo a viagem de férias.

Com tanta oferta e apelo ao consumismo, a época é muito propícia a gastos que não estão planejados. O que pode acabar causando grandes prejuízos ao bolso do consumidor.

Com os gastos de fim de ano, não ficar no vermelho parece missão impossível. Pois é, só parece. Isso porque com as dicas certas é possível economizar e diminuir as despesas nessa época do ano.

Dicas para se planejar para os gastos de fim de ano

Se você quer manter os gastos de fim de ano controlados a palavra de ordem é: planejamento. Quer começar o ano de 2021 no azul? Confira as dicas abaixo:

Defina um valor máximo para gastar com as festividades

É importante calcular quanto vai sobrar do salário e do décimo terceiro, após pagar as contas fixas. Considere ainda os gastos extras com a escola dos filhos, caso tenha, e com os impostos do começo do ano.

Depois disso, estabeleça o valor restante como o teto máximo para utilizar nos gastos de fim de ano. Lembre-se de não ultrapassar o valor do limite imposto.

Também fixe quanto do dinheiro restante você vai gastar com presente e liste as principais pessoas que quer presentear. Dessa forma, será possível saber exatamente quanto poderá gastar com cada presente.

É importante ter em mente que são apenas datas comerciais, os laços afetivos podem ser mantidos e até ampliados sem ter que dar presentes caros.

E não faça dívidas para todo o ano de 2021 só porque quer presentear toda a família. Até porque janeiro e fevereiro são meses com gastos altos.

Evite utilizar o cartão de crédito e parcelar

Na hora de ir realizar as compras evite o cartão de crédito e o parcelamento. Isso porque, ao somar todos os parcelamentos dos gastos de fim de ano, você pode acabar tomando um susto na hora que a fatura chegar.

É importante ressaltar que o limite do cartão de crédito não é salário e, sim contas a pagar. O que acabará reduzindo o seu poder de consumo em um futuro não muito distante. 

Dia do consumidor
É fundamental se planejar para as compras de final de ano

Além de evitar futuras dívidas, ao pagar as compras com dinheiro, você ainda pode tentar um desconto. Isso porque algumas lojas acabam oferecendo desconto aos clientes que realizam o pagamento à vista.

Tente não viajar na alta temporada

Se você está pensando em viajar no final de ano, saiba que os pacotes de alta temporada são caros. Mas geralmente os de Natal costumam ser mais baratos do que os de Réveillon.

Isso acontece devida a grande procura existente nessa época do ano. Para evitar extrapolar os gastos de fim de ano, tente não viajar nessa época, mas sim na baixa temporada. Dessa forma, é possível economizar.

Caso não consiga, pode planejar a viagem para as férias de julho. Por mais que as férias do meio do ano também sejam alta temporada, se você já começar a se planejar, provavelmente vai conseguir descontos.

Além de, agora, os preços estarem mais em conta. Lembre-se que quanto mais perto da data desejada, mais caro fica.

Tenha disciplina com as suas contas

É fundamental se planejar e ter disciplina para seguir as suas metas e comprar tudo o que deseja sem extrapolar as suas finanças pessoais. Além disso, fuja das compras por impulso e aproveite para realizar as suas compras durante a Black Friday.

Uma dica para controlar as compra impulsivas é se fazendo perguntas, como por exemplo “eu realmente preciso disso?”, “dependo desse objeto para algo?”, “já tenho algum produto que cumpra essa função?”

Lembre-se que a tentação de comprar nesses períodos de festas é ainda maior. Por isso, é importante fazer esses questionamentos. 

Realize boas compras

Se você deseja fazer boas compras, a primeira coisa a ser feita é uma boa pesquisa de preços dos produtos que você tem interesse. Utilize os sites de comparação e que analisam a reputação das lojas, isso pode te ajudar.

Outra dica é priorizar os pagamentos em dinheiro ou à vista, no caso de cartão. Se você vai pagar em dinheiro, tente negociar um desconto na loja.

Não utilize todo o 13º salário com os gastos de fim de ano

O dinheiro do 13º salário deve ser utilizado com sabedoria. Um exemplo é caso você tenha alguma dívida, pegue esse dinheiro para pagá-la. Renegocie as contas que estão com mais atraso e não tenha medo de pedir desconto.

Você pode usar o dinheiro para cobrir alguns gastos de fim de ano, porém não todo. Uma alternativa é aplicar o 13º salário, para render e ter mais no futuro.

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas reduziram a jornada de trabalho dos funcionários ou suspenderam os contratos. Saiba como fica o 13º salário de quem teve a jornada reduzida.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...