Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano

Escrito por: Mateus Carvalho em 22 de novembro de 2019

Você piscou e já estamos em novembro. E essa época do ano costuma trazer muitas despesas para as famílias. Até porque com a proximidade do final do ano é comum que as pessoas gastem mais.

Por isso, é muito importante saber se planejar para os gastos do fim do ano

E são os meses de novembro e dezembro que parecem ser os que você mais precisa gastar, certo? As despesas são inúmeras, desde compras de presentes até mesmo a viagem de férias.

controlar-gastos-diarios
É preciso controlar os gastos de fim de ano para não extrapolar o orçamento

Com tanta oferta e apelo ao consumismo, a época é muito propícia a gastos que não estão planejados. O que pode acabar causando grandes prejuízos ao bolso do consumidor.

Com os gastos de fim de ano, não ficar no vermelho parece missão impossível. Pois é, só parece. Isso porque com as dicas certas é possível economizar e diminuir as despesas nessa época do ano.

Dicas para se planejar para os gastos de fim de ano

Se você quer manter os gastos de fim de ano controlados a palavra de ordem é: planejamento. Quer começar o ano de 2020 no azul? Confira as dicas abaixo:

Defina um valor máximo para gastar com as festividades

É importante calcular quanto vai sobrar do salário e do décimo terceiro, após pagar as contas fixas. Considere ainda os gastos extras com a escola dos filhos, caso tenha, e com os impostos do começo do ano.

Depois disso, estabeleça o valor restante como o teto máximo para utilizar nos gastos de fim de ano. Lembre-se de não ultrapassar o valor do limite imposto.

Além disso, fixe quanto do dinheiro restante você vai gastar com presente e liste as principais pessoas que quer presentear. Dessa forma, será possível saber exatamente quanto poderá gastar com cada presente.

É importante ter em mente que são apenas datas comerciais, os laços afetivos podem ser mantidos e até ampliados sem ter que dar presentes caros.

E não faça dívidas para todo o ano de 2020 só porque quer presentear toda a família. Até porque janeiro e fevereiro são meses com gastos altos.

Evite utilizar o cartão de crédito e parcelar

Na hora de ir realizar as compras evite o cartão de crédito e o parcelamento. Isso porque, ao somar todos os parcelamentos dos gastos de fim de ano, você pode acabar tomando um susto na hora que a fatura chegar.

É importante ressaltar que o limite do cartão de crédito não é salário e, sim contas a pagar. O que acabará reduzindo o seu poder de consumo em um futuro não muito distante. 

Além de evitar futuras dívidas, ao pagar as compras com dinheiro, você ainda pode tentar um desconto. Isso porque algumas lojas acabam oferecendo desconto aos clientes que realizam o pagamento à vista.

Tente não viajar na alta temporada

Se você está pensando em viajar no final de ano, saiba que os pacotes de alta temporada são caros. Mas geralmente os de Natal costumam ser mais baratos do que os de Réveillon.

Isso acontece devida a grande procura existente nessa época do ano. Para evitar extrapolar os gastos de fim de ano, tente não viajar nessa época, mas sim na baixa temporada. Dessa forma, é possível economizar.

Caso não consiga, pode planejar a viagem para as férias de julho. Por mais que as férias do meio do ano também sejam alta temporada, se você já começar a se planejar, provavelmente vai conseguir descontos.

Além de, agora, os preços estarem mais em conta. Lembre-se que quanto mais perto da data desejada, mais caro fica.

Não utilize todo o 13º salário com os gastos de fim de ano

O dinheiro do 13º salário deve ser utilizado com sabedoria. Um exemplo é caso você tenha alguma dívida, pegue esse dinheiro para pagá-la. Renegocie as contas que estão com mais atraso e não tenha medo de pedir desconto.

Você pode usar o dinheiro para cobrir alguns gastos de fim de ano, porém não todo. Outra alternativa é você aplicar o 13º salário, para render e ter mais no futuro.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

13º salário
Dicas para economizar no supermercado
Economia brasileira
Aumentos salariais em 2019
13° salário