Como economizar nas compras online? | FinanceOne

Como economizar nas compras online?

Escrito por: Mateus Carvalho em 17 de julho de 2020

As compras online tiveram aumento de 30 a 40% na primeira quinzena de março, em relação ao mesmo período do ano passado. O motivo foi o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Os dados são da Compre & Confie, empresa do grupo Clear Sale.

E com tantas pessoas realizando compras pela internet, é preciso tomar cuidado para não cair em ciladas e também para não estourar o orçamento. Isso porque a tentação de fazer compras pode ser ainda maior pela internet.

Até mesmo porque na internet existem milhares de opções de produtos e lojas para as pessoas poderem comprar.

É possível economizar fazendo compras online

Uma das vantagens de realizar compras online é que você pode fazer uma pesquisa para economizar antes de fechar o negócio.

Além de não ter a necessidade de ir até a loja para adquirir o produto e poder recebê-lo em casa com toda segurança e conforto.

Quer realizar as suas compras online sem gastar muito? Adquirir os produtos com os melhores preços? Confira uma lista com dicas que irão te ajudar!

Planeje a compra que você deseja fazer

Antes mesmo de entrar em um site e começar a fazer a pesquisa, você precisa definir qual é o produto que deseja comprar. Dessa forma, você irá economizar tempo e evitar gastos desnecessários. 

Ao pesquisar produtos na internet sem uma finalidade, você estará mais sujeito as tentações das lojas e promoções. O que pode acabar acarretando em uma compra por impulso sem a necessidade de adquirir o produto naquele momento.

Utilize os comparadores de preço

Uma das coisas mais fáceis é cair na tentação e fazer compras por impulso na internet. Por isso, é importante pesquisar o produto desejado para não acabar pagando mais caro por ele.

Utilize a internet a seu favor e faça busca nos comparadores de preços. Ao fazer esse estudo, você consegue encontrar em qual loja o produto está mais barato, economizando um dinheiro na hora de realizar a compra.

Ao utilizar o comparador de preços, ainda é possível verificar a evolução do preço nas últimas semanas da mercadoria desejada.

Se você reparar que o produto está mais caro que o normal, espere mais alguns dias para poder realizar a compra com um preço mais justo.

Fique atento nas promoções

É muito comum a maioria das lojas online realizarem promoções para atrair novos e antigos clientes. Algumas são com um objetivo específico e outras são realizadas de forma relâmpago, por isso é importante estar de olho.

Muitas marcas oferecem desconto para a primeira compra, por isso se estiver se cadastrando em um site novo, verifique se não há cupom de desconto. Além disso, em datas comemorativas, como Natal e Black Friday é comum os preços caírem.

Mas fique atento, algumas lojas costumam aumentar os valores dos produtos semanas antes para falarem que estão dando desconto. Por isso pesquise a mercadoria que deseja com um mês de antecedência.

Outras promoções também acontecem nas épocas de troca de coleção. Porém, é mais difícil prever quando isso irá de fato acontecer.

Uma dica é realizar as compras online no meio do mês ou aos finais de semana, período com menos movimento, mas que sempre conta com uma promoção.

Participe dos programas de fidelidade

Você sabe o que são os programas de fidelidade? Essa pode ser uma excelente forma de economizar nas compras pela internet.

Um programa de fidelidade oferece vantagens para os clientes. Mas não são quaisquer clientes, são aqueles que realizam compras recorrentes naquela empresa, seja virtual ou presencial.

Os programas de fidelidade, geralmente, acumulam pontos ou milhas, ou então outro tipo de fidelização para atrair o seu consumidor. Com uma determinada quantidade, ele ganha prêmios, bônus, descontos e vantagens.

Essa também é uma ótima forma de você economizar, mas também de conhecer novas lojas e marcas. Algumas que você não conhece talvez tenham um ótimo programa de fidelidade com bons descontos.

Faça cadastros para receber e-mails

Você pode não gostar de ter a sua caixa de entrada do e-mail lotada, mas sabia que essa pode ser uma ótima forma de ganhar descontos.

Isso mesmo, muitas empresas utilizam do e-mail marketing para enviar promoções para os seus já clientes aproveitarem. Eles estreitam o contato dessa forma e dão vantagens.

Veja sempre que entrar em um site se tem alguma para cadastro e faça. Ali você será informado constantemente sobre as vantagens e novidades. Você pode não lembrar de entrar no site da marca todo dia, mas por ali saberá de uma nova ação, campanha e outros lançamentos.

Ah, caso você não goste de fazer os cadastros pela quantidade de e-mails, programe a sua caixa de entrada. Algumas contas têm a opção de fazer uma varredura a cada X dias e liberar espaço na caixa de e-mail.

Calcule o frete e opte pelo gratuito

Essa é uma excelente forma de economizar. Afinal, em alguns casos o frete pode sair ainda mais caro do que o próprio produto.

Você já deve ter visto, por exemplo, alguns blogueiros ou digital influencer oferecendo produto de forma gratuita e só paga o frete, né?

Quando você vai ver o frete é quase R$100 para a sua região. Isso mesmo, algumas lojas lançam promoções, mas mantém um frete altíssimo.

Para você que quer economizar é preciso saber equilibrar e balancear, também, o valor do frete. Todas as lojas permitem realizar o cálculo antes da compra. E muitas lojas virtuais têm a opção do frete grátis.

Se você não conseguir para a sua região, pode calcular com o endereço de outra pessoa de confiança, seja amigo ou família.

Calcule qual local o frete será mais barato para que o seu produto saia por um preço em conta, e você veja a economia de forma real e prática.

Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe nas redes sociais e com amigos para que mais pessoas consigam economizar nas compras online! Veja também 5 plataformas para ganhar dinheiro com conteúdo online

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

economizar luz no verão
O que fazer se seu cartão for clonado?
como enviar a declaração do IRPF pelo celular
MEI
Conta de luz