
Todo jovem que completa 18 anos sonha em tirar a carteira de motorista, porém nem sempre isso é possível por conta do valor que é cobrado para ter a sonhada habilitação. Mas você sabia que é possível conseguir CNH grátis?
Existem duas possibilidades para você tirar a sua CNH de forma gratuita: a CNH Social e a CNH Popular, que possuem o objetivo de baratear os custos da habilitação.
Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de programas e quem pode participar? O que você já precisa saber logo é que não são todos os estados que possuem esse tipo de programa que permite que você tire a carteira de motorista de forma gratuita.
E também não é todo mundo que tem direito de participar desses projetos, isso porque eles costumam ser voltados para pessoas de baixa renda.
CNH grátis: diferença entre a Social e a Popular
Se você tem interesse em tirar a carteira grátis, mas não sabe por onde começar, respire fundo e fique tranquilo. A primeira coisa a ser feita é conhecer a diferença entre a CNH Social e a CNH Popular.
CNH Social
Para quem não conhece, a CNH Social é um projeto totalmente gratuito e que foi criado em 2014. Ele é realizado por alguns Departamentos de Trânsito do país em conjunto com o Governo do Estado.
O projeto tem como principal objetivo inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho. E isso é possível por meio do financiamento de um número pequeno de CNHs, na categoria B.

Além disso, ainda existe uma oferta de cursos de qualificação para quem participa deste projeto. O que ajuda a contribuir para o aumento da empregabilidade e da renda desses jovens.
E quem já tem a carteira pode solicitar a mudança da categoria B para D, de forma gratuita, pelo projeto.
+ Como tirar ou renovar a CNH? Confira o passo a passo completo!
CNH Popular
Esse é um programa de iniciativa privada que tem como objetivo democratizar o processo de habilitação. Há oito anos no mercado, ele já atingiu 100 mil pessoas.
Vale ressaltar que a CNH Popular oferece condições de pagamento e valores diferenciados para os consumidores de baixa renda.
Quais os requisitos para conseguir CNH Grátis?
Agora que você já conhece melhor, vamos te explicar o que precisa para se encaixar no programa CNH Social e tirar a sua habilitação de forma gratuita. Isso porque o processo não é tão simples e você precisa cumprir uma série de requisitos, são eles:
- Ter mais de 18 anos;
- Fazer parte dos programas sociais do governo;
- Ter renda familiar limitada ao estabelecido pelo estado para participar do programa;
- Ser morador da cidade/estado que está oferecendo o serviço;
- Não ter cometido infrações de trânsito anteriores.
O que está incluso na CNH Social?
Se você deseja conseguir a CNH Social, mas ainda tem dúvidas, saiba que ela vai te permitir ter acesso gratuito a todo o processo que um motorista precisa cumprir para tirar a sua habilitação.
Isso significa que não será preciso desembolsar nenhum valor, nem mesmo as taxas fora da autoescola, como Duda e Clínica.
Outra dúvida que muitos têm é se há alguma diferença entre o motorista que pagou o processo e quem tirou a CNH grátis. A resposta é não. Afinal, no seu documento não virá essa informação e você terá todas as mesmas condições.
Quais estados possuem CNH Grátis?
Antes de começar o procedimento para requerer a sua habilitação gratuita, você precisa consultar e saber se o seu estado oferece esse tipo de benefício – mesmo que você atenda a todos os requisitos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a CNH é permitida para pessoas hipossuficientes ou pessoas com deficiência. Já no Maranhão, é preciso ter estudado em escola pública e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com isso, pode-se perceber que as regras são variáveis de acordo com o estado.
Outras regiões com CNH Grátis são: Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Sergipe e Acre.
Este conteúdo lhe foi útil? Caso tenha lhe ajudado, compartilhe com seus amigos que sonham em tirar a CNH, mas não tem condições financeiras. Quem sabe a hora não seja essa!