Início Notícias Economia Saque do FGTS emergencial: saiba como não cair em golpe

Saque do FGTS emergencial: saiba como não cair em golpe

0
(0)

Os trabalhadores brasileiros que irão retirar o FGTS emergencial precisam ficar atentos. Isso porque existem diversos golpes disseminados pela internet de olho no dinheiro que você irá receber.

Os golpistas estão utilizando o saque do FGTS como isca para aplicar golpes bancários. Um exemplo é o site de compra e venda onde é possível encontrar anúncios para o saque imediato do FGTS e do auxílio emergencial.

Nesse site você consegue encontrar anunciantes oferecendo serviços até mesmo a domicílio. E vale ressaltar que é considerado irregular pela Caixa Econômica.

São diversos os golpes quando o assunto é o FGTS emergencial. Um deles é disseminado de forma rápida por meio das redes sociais e já teve mais de 90 mil acessos e compartilhamentos.

Os dados são do dfndr lab, que é um laboratório especializado em segurança digital da PSafe. 

Solicite um empréstimo pessoal a partir do FGTS

Entenda como funciona o golpe do saque do FGTS emergencial

De acordo com a PSafe, na página falsa, os golpistas solicitam dados pessoais das vítimas e em seguida solicitam o compartilhamento do link com os seus contatos do WhatsApp. Esse compartilhamento seria uma suposta garantia do recebimento do valor de R$1.045.

Esses dados são utilizados pelos golpista para realizarem compras, assinaturas de serviços e até mesmo abrir contas bancárias.

E quando a vítima informa os dados no link malicioso, ela fica vulnerável ao vazamento das informações pessoais, que podem ser usadas em diversos locais.

Outro problema é quando a vítima compartilha o link com os seus familiares e amigos. Isso porque ela se torna um vetor de disseminação do golpe, o que garante aos golpistas um crescimento acelerado dos ataques.

Por isso, é muito importante estar atento aos links que você compartilha nas redes sociais.

Vale ressaltar que a dinâmica desse golpe já tinha sido observada antes, como por exemplo, o que prometia o cadastro no programa do auxílio emergencial de R$600. 

Porém, diferente do primeiro golpe identificado, este ainda redireciona a vítima para uma página que solicita permissão para o envio de notificações.

Dicas para não cair em golpes do FGTS emergencial

É muito importante que você fique atento e não caia nos golpes de internet. Hoje em dia é muito fácil se deixar levar por anúncios e ofertas tentadoras. Mas, é muito importante sempre avaliar e conferir a veracidade de todas as informações.

Além disso, é válido mencionar que a própria Caixa Econômica Federal, em seu site oficial, explica que o banco oferece atendimento em todas as suas plataformas e canais de comunicação para dúvidas.

“O pagamento do Saque Emergencial FGTS será realizado exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.”

Mediante isso, o FinanceOne separou algumas dicas para evitar com que você caia em golpes envolvendo o FGTS emergencial.

1) Atenção aos aplicativos de conversa

Um dos melhores e mais fáceis lugares para disseminar esse tipo de atitude são os aplicativos de conversa, tais como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros.

A orientação é que você aproveite sempre todos os recursos de segurança dos aplicativos.

Todos eles têm seus mecanismos que ajudam a utilização segura e sem que seus dados vazem. Além disso, também contam com proteção contra sites maliciosos.

saque do fgts
Com o FGTS emergencial a disseminação de golpes cresceu bastante

O WhatsApp, por exemplo, tem a função de colocar a confirmação de senha em duas etapas, quando alguma outra pessoa tentar cloná-lo.

2) Confira se é confiável

Outra dica é sempre conferir a confiabilidade de qualquer site, mesmo que ele tenha uma URL (endereço) bonita e apresentável. Uma empresa ou serviço não é feito apenas de um nome legal, ele precisa ser oficial e confiável.

Evite fornecer dados para pessoas e sites nos quais você não conheça ou tenha algum tipo de desconfiança. Se for preciso, faça uma curadoria com pessoas ou na internet.

3) Cuidado com os links

A internet é um mundo repleto de links e pessoas maldosas. É preciso ter muito cuidado ao clicar em um banner, anúncio, botão, formulário ou chamada de promoção.

Muitas são, sim, verdadeiras e oferecem ótimas oportunidades. Mas cuidado com as possíveis mentiras ou ofertas enganosas.

Além disso, cuidado ao clicar ou compartilhar links em grupos de WhatsApp sem antes saber da veracidade, principalmente respondendo e repassando em nome de alguma autoridade ou órgão público, como a Caixa.

Uma dica é sempre ir conferir em um canal oficial se aquela informação já foi veiculada ou confirmada pela empresa ou órgão. Se for algo muito importante certamente não ficará sem destaque. 

Gostou dessas dicas? Cuidado ao cair em golpes na internet para não ficar sem seu benefício. Se esse conteúdo te ajudou, então que tal compartilhá-lo nas redes sociais para que outras pessoas saibam?

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...