Início Notícias Finanças Pessoais Passo a passo para ativar o "Não perturbe" dos bancos

Passo a passo para ativar o “Não perturbe” dos bancos

5
(1)

Está em vigor desde janeiro o serviço “Não perturbe” dos bancos. Os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço.

A ferramenta tem como objetivo impedir a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico. Como por exemplo, de empresas de telefonia móvel, fixo, TV por assinatura e internet.

O projeto já abrange a Claro/NET, Oi, Vivo e Tim, além da Sky, Nextel, Algar e Sercomtel.

A plataforma “Não perturbe” foi desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Além de uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o INSS. 

Como ativar o “Não perturbe” dos bancos?

Se você quer ativar o “Não perturbe”, mas não sabe como realizar o procedimento, saiba que é fácil.

Para isso, será necessário cadastrar no site do serviço os telefones fixos ou móveis que estão vinculados ao número do seu CPF.

Feito isso, o bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento, quando os bancos que aderiram ao sistema param de realizar as chamadas telefônicas com as ofertas indesejadas.

Confira abaixo o passo a passo para ativar a ferramenta.

1º passo: acesse o site do Não perturbe e toque em “cadastro”. Depois  toque em “solicitar bloqueio”.

2º passo: a pessoa deverá realizar um cadastro gratuito no serviço. Sendo assim, clique em “criar login” e informe os dados pessoais solicitados.

3º passo: depois de preencher as informações solicitadas e criar uma senha, será preciso concordar com os termos de uso e tocar em “criar login”. Você será avisado sobre a necessidade de confirmar o seu endereço de e-mail, clicando sobre o link recebido.

4º passo: faça o login na sua conta utilizando o seu e-mail e senha criada no passo anterior. Digite o seu número abaixo e selecione as empresas que serão proibidas de entrar em contato com você. Depois toque em “cadastrar telefone”.

5º passo: o comprovante de solicitação de bloqueio será exibido na tela. Caso queira, você pode tirar um print para guardar o comprovante ou até mesmo tocar em “imprimir”.

Como conseguir empréstimo e tudo que você precisar saber
O serviço do “Não perturbe” evita que os bancos e outras empresas liguem oferecendo empréstimos consignados

Vale ressaltar que o usuário tem o direito de escolher o bloqueio de chamadas com ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado de instituições específicas ou de todo o setor.

Saiba quais são as empresas que adotaram o “Não perturbe”

No total, 23 bancos aderiram ao serviço. O que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febran) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor.

Quer saber quais são os bancos participantes? Se o seu aderiu ao serviço? Veja a lista com alguns deles abaixo:

-> Agibank;
-> Alfa;
-> Banco do Brasil;
-> Banco do Nordeste;
-> Banrisul;
-> Barigui;
-> Bradesco;
-> BMG;
-> BRB;
-> Caixa;
-> Cetelem;
-> CCB;
-> Daycoval;
-> Estrela Mineira;
-> Inter;
-> Itaú;
-> Mercantil;
-> Pan;
-> Paraná Banco;
-> Safra;
-> Santander;
-> Sicredi;
-> Votorantim.

É importante frisar ainda que no caso das instituições financeiras, o bloqueio de ligações não se aplica para os casos de confirmação de dados.

Assim como para prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.

Além disso, as prestadoras serão monitoradas por meio da quantidade de notificações procedentes apresentadas no site “Não me perturbe” para cada compromisso. As empresas poderão ser penalizadas no caso de comprovado descumprimento.

E nas situações de descumprimento por parte das prestadoras, o consumidor pode registrar a ocorrência no próprio site da plataforma.

No caso de alguma infração por parte de algum correspondente, os bancos são obrigados a aplicar sanções.

Caso contrário ficam sujeitos a multas que variam de R$45 mil a R$1 milhão, de acordo com a Febraban.

É possível também que os bancos liguem para cobrar uma conta que não foi paga. Mas, e se essa cobrança for indevida? Saiba como proceder!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...