InícioNotíciasFinanças PessoaisComo fazer um seguro de automóvel barato?

Como fazer um seguro de automóvel barato?

0
(0)

A maioria dos brasileiros sonha em ter um carro próprio. Assim que as pessoas conseguem conquistar esse bem, têm de pensar em fazer um seguro de automóvel para evitar prejuízos depois.

O seguro não protege o carro apenas de roubo ou furto, mas também pode dar direito a assistência 24 horas, com serviços de guincho e chaveiro. Além de atendimento em caso de falta de combustível ou bateria, carro reserva, entre outros serviços.

Mas se você é o tipo de pessoa que usa a desculpa de que seguro de carro pode sair caro e, por isso, não contrata um, saiba que é possível ter a garantia de que seu veículo estará protegido pagando pouco.

Ao contratar um seguro de automóvel, as seguradoras levam em consideração algumas características do seu carro.

Alguns dos quesitos avaliados pela instituição são: local de residência, modelo e ano do carro. Além da idade do dono do veículo, tempo de carteira de habilitação, entre outros.

Como calcular o valor do seguro de automóvel

O preço do seguro de um carro é calculado de acordo com as informações fornecidas no ato da contratação da seguradora. Como já foi dito anteriormente, o valor muda de acordo com a pessoa, além de serem levados em consideração diversos fatores que influenciam no preço final.

. Seguro de viagem: vale a pena contratar?

Para calcular o valor que você irá pagar, as instituições dos seguros analisam os riscos que o proprietário do carro irá assumir. Veja os fatores que contribuem para a variação de preços:

Modelo do veículo

Quanto mais caro for o seu automóvel, consequentemente, mais caro será o seguro. Isso porque a indenização que a seguradora deverá pagar para o proprietário, em caso de roubo, furto, colisão ou incêndio, será alto.

Idade e experiência

Esse é outro fator importante porque quanto mais jovem ou inexperiente for o dono do carro, a probabilidade de ocorrer um acidente é maior.

Nesse caso, as seguradoras levam em conta um dado estatístico, que revela a média de ocorrências por faixa etária. A mesma regra se aplica para o tempo de habilitação.

Residência

É levado em conta pela seguradora o local que o veículo ficará à noite. Um exemplo: se você mora em locais com altas taxas de criminalidade ou áreas de risco, isso tende a aumentar o seguro.

seguro de automóvel
O seguro de automóvel pode variar de acordo com o modelo

Uso do carro

Se você utiliza muito o automóvel, concorda que o risco de sofrer um acidente é maior? É por isso que esse caso também faz o valor do seguro aumentar.

Se o carro for para uso comercial, a tendência é que o valor da seguradora seja ainda maior.

Histórico de ocorrências

Não são apenas os proprietários dos veículos que pesquisam antes de fechar o contrato. As seguradoras também avaliam se o dono do carro já perdeu muitos pontos na carteira, se envolveu em acidentes ou teve outros veículos roubados.

Caso a resposta seja positiva, isso irá influenciar no preço do seguro.

Franquias e cobertura

A franquia do seguro de automóvel consiste no valor da participação que o segurado tem nos prejuízos de um acidente com o veículo. Por exemplo, se o motorista tiver que acionar seu seguro para um conserto, o valor da franquia do seguro auto será descontado da indenização paga pela seguradora.

Sendo assim, quanto maior a franquia menor o preço do seguro. Porém, quando o assunto é cobertura, quanto maior os danos morais ou materiais, maior será o seguro.

. Seguros: conheça as principais formas

Por isso, na hora de contratar um seguro de automóvel pesquise e avalie bem. Os preços podem variar de seguradora para seguradora. Além disso, compare os valores e os serviços que são oferecidos em cada uma.

Outra dica é que na hora de fechar o contrato, mostre as propostas de outras seguradoras para tentar diminuir o preço da empresa que você escolheu.

Como conseguir um seguro de automóvel mais barato?

Confira algumas formas que podem te ajudar a conseguir seguro de automóvel barato:

– Carros com proprietários menores de 24 anos costumam ter seguros mais caros. Isso se dá devido ao valor do sinistro para pessoas dessa idade. Se esse for o seu caso, na hora de adquirir o veículo dê preferência para modelos 1.0;

– Os carros importados ou de versão esportiva têm tendência a ter o seguro com valor mais alto. O preço poderá aumentar ainda mais caso o modelo do veículo seja, além de importado, antigo;

– Automóveis com mais de um dono, ou seja, mais de um motorista, também têm o preço do seguro maior;

– Caso pague o seguro à vista, tente ganhar um desconto no valor total;

– Carros zeros costumam ter o seguro mais barato que um seminovo;

– Pessoas que têm emprego fixo conseguem ganhar desconto no valor do seguro, principalmente se for funcionário público;

– Caso você não utilize o seguro, na hora de renová-lo poderá solicitar um desconto de até 20%;

– Aqueles que já se envolveram em acidentes ou tiveram carro roubado pagarão mais caro pelo seguro;

– Se possível, exclua a opção de carro reserva e a cobertura de acessórios, pois isso poderá diminuir o valor do seguro.

6 dicas para deixar o seu seguro de automóvel barato

Neste artigo, você pôde perceber que diversos fatores colaboram e contribuem para um seguro de automóvel ser mais caro ou mais barato, certo? Por isso, ficar de olho em algumas situações e tomar alguns cuidados pode ser importante na hora de diminuir o valor do seguro.

Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

Evite deixar o carro na rua

Essa é uma recomendação que todos deveriam cumprir. Deixar os carros na rua traz uma exposição ainda maior e eleva o preço do seguro. Se a sua casa não tem garagem, tente procurar uma próxima que alugue.

Seja prudente no trânsito

Ser prudente ao volante também faz toda a diferença e contribui para a queda no preço do seguro. Além disso, geralmente a seguradora utiliza essa informação na hora de avaliar, saber se o motorista já cometeu alguma infração.

Seu carro é visado para roubo e furto

Você sabia que alguns carros são mais visados para roubo e furto? Sabendo disso, você pode avaliar comprá-lo ou não, pois já saberá que na escolha do seguro elevará o valor.

Escolha as coberturas necessárias

Algumas seguradoras oferecem serviços dentro dos pacotes de seus seguros que elevam o preço fora do normal. E, em alguns casos, dificilmente você usará alguns, podendo retirar e reduzir o custo.

Evite alterar o seu veículo

Fazer muitas mudanças no veículo também poderá contribuir para um preço mais elevado. Quanto menos você mexer no seu carro, mais barato poderá ficar o seguro no final.

E aí, gostou dessas dicas? O conteúdo te ajudou? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais e salve este link para consular depois quando precisar!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui