Você sabe como evitar gastos desnecessários? É muito fácil tê-los por conta das diversas propagandas persuasivas que fazem as pessoas comprarem sem necessidade.
As empresas investem nesse tipo de marketing e propaganda para justamente alcançar possíveis clientes e aumentar o número de vendas. Porém, é preciso que as pessoas se eduquem para identificar quais são as reais necessidades de consumo.
Há diversos fatores que podem fazer você evitar gastos desnecessários, como por exemplo:
-> Realizar uma compra sem planejamento;
-> Os juros do cartão de crédito;
-> As altas taxas bancárias;
-> Não realizar um orçamento mensal.
Então, se você acha que é impossível evitar gastos desnecessários no dia a dia, saiba que está muito enganado. Tem dúvida? Confira abaixo!
3 dicas para evitar gastos desnecessários no dia a dia
Sabemos que evitar gastos desnecessários no dia a dia não é uma tarefa fácil, por isso uma alternativa é realizar uma reeducação financeira.
E isso pode acontecer já na infância, quando o hábito de ensinar crianças a lidarem com dinheiro pode evitar costumes que atrapalham na vida adulta.
Por esse motivo, é necessário reeducar o seu comportamento, E para te ajudar, o FinanceOne separou algumas dicas para evitar gastos desnecessários no dia a dia.
1) Evite liquidações
As liquidações e promoções são eventos que atraem os clientes. As lojas costumam realizar esse tipo de ação quando os produtos estão acumulados no estoque e precisam trocar a coleção, no caso de roupas.
Essas são oportunidades atraentes, já que as lojas oferecem grandes descontos para os clientes. Mas vale frisar que é preciso avaliar se o produto é necessário para você naquele momento.

Isso porque, mesmo que o valor a ser pago esteja em conta, esse pode ser um gasto desnecessário se você não precisar da mercadoria. Lembre-se que o dinheiro pode ser investido em outra coisa.
2) Se possível, não compre parcelado
Já é da cultura do brasileiro postergar qualquer decisão e, por isso, em muitas oportunidades, é preferível parcelar as compras.
De fato, em alguns casos, é uma boa oportunidade, ainda mais para quem não tem o valor à vista para ser pago imediatamente. Porém, é preciso avaliar.
Primeiramente, o consumidor deve analisar quais são os benefícios que aquela compra pode trazer se comprada à vista e se terá muitos juros e tarifas parceladamente.
Se der para esperar, espere. Se a compra não for urgente, pesquise e compre com mais calma.
Em alguns casos, as tarifas são tão altas que não valem o custo benefício e transformam o cenário da compra em prejuízo total.
Além disso, o outro cenário é de situações desnecessárias. Por exemplo, em uma compra com valor muito baixo. Será que é mesmo necessário o parcelamento. Você vai se estender em mais de um mês pagando, terá juros e ficará preso a esse valor. Vale a pena?
3) Faça lista de compras e prioridades
Muita gente realiza compras de forma aleatória e somente depois percebe o prejuízo. Evite que isso aconteça com você tendo sempre uma lista de compras ao seu lado.
E se você pensa que a lista de compras serve apenas para comida e supermercado está bem enganado. Você pode ter essa organização no seu dia a dia e vai te ajudar bastante, pois evita comprar o desnecessário e esquecer o essencial.
Ela funciona como uma lista de prioridades, para você elencar o que mais precisa. Ela ajuda principalmente na hora que você chega ao local e se depara com uma promoção e fica tentado a comprar. A lista vai te dar um norte do que você ainda precisa e não levou.
Gostou dessas dicas? Não deixe de acompanhar mais novidades e informações do mercado financeiro no site do FinanceOne.