Início Notícias Finanças Pessoais 5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

0
(0)

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da falta de educação financeira. E esse tipo de comportamento pode gerar muitas dívidas futuras e inadimplência.

Mas caso você avalie e decida que é indispensável realizar uma compra que comprometa o seu orçamento, antes disso faça um planejamento das suas finanças.

Assim, você consegue descobrir como encaixar a parcela ou economizar durante os próximos meses para não entrar no vermelho.

Pensando nisso, listamos 5 sinais de que você pode estar em um padrão de vida acima do seu. Continue a leitura para saber mais!

1 – Depende do cartão de crédito para passar o mês

Você já se perguntou o que aconteceria se você não tivesse um cartão de crédito ou se perdesse? Teria alguma dificuldade para passar o mês?

Se a resposta foi sim, então isso significa que você é dependente do cartão de crédito. Além disso, é um sinal de que está gastando mais do que ganha.

+ Erros mais comuns ao utilizar o cartão de crédito

Por isso, faça um planejamento financeiro. Você pode começar a cortar os gastos mais supérfluos, focando em não fazer novas parcelas no cartão.

Maquininha de cartão com uma pessoa digitando a senha para ilustrar o texto sobre padrão de vida
Depender do cartão de crédito para passar o mês pode ser um sinal de que você mantém o padrão de vida acima da sua renda

2 – Pede para usar o limite do banco com frequência

Usar o cheque especial de forma excessiva também demonstra um desequilíbrio financeiro.

Assim como no cartão de crédito, o limite não pode ser um extensor do seu salário. Ou seja, você não deve trabalhar somente para pagar o empréstimo do cheque especial.

Vale lembrar que esse é um recurso voltado para emergências, apesar de muitas pessoas contarem com ele para passar o mês.

3 – Pega empréstimos para comprar produtos não essenciais

Se você faz empréstimos para comprar sapatos, presentes ou outros itens que não essenciais, isso também um sinal de problemas nas finanças.

Aqui também vale a máxima de que o empréstimo só deve ser feito em situações urgentes, pois depender deles pode acabar comprometendo a sua renda.

Mas se você avaliar que é necessário realizar uma compra que está fora do seu orçamento, nosso conselho é: faça um planejamento antes.

Portanto, não entre em desespero nesse momento e não tome decisões precipitadas que podem prejudicar o seu bolso.

4 – O cartão de crédito é cheio de parcelas

A fatura do seu cartão está no estágio de não existir mais espaço? Se sim, é um sinal extremo de que você precisar arrumar suas contas.

Isso significa que todo o dinheiro que você ganha está direcionado a compras do passado e que agora está pagando o preço.

Neste caso, pare imediatamente de usar o cartão e procure outras formas para efetuar o pagamento de outras compras.

Já para pagar a fatura desse cartão, você pode começar a fazer renda extra.

+ Saiba como calcular quanto você precisa de renda extra

5 – Você recorre a empréstimo para pagar as contas

O que você faz quando chega uma conta de luz, matrícula da faculdade ou escola dos filhos, IPTU? Consegue pagar essas contas usando seu salário ou precisa solicitar um empréstimo?

Se você disse que precisa de um empréstimo para pagar essas contas, então isso mostra que você não tem uma previsão sobre as suas finanças.

Mas independente de como você tratou seu dinheiro no passado, chegou a hora de mudar. Por isso, deixe os comportamentos prejudiciais para trás e comece a pensar no futuro.

O que achou do nosso texto? Bom? Então aproveite a visita em nosso site e leia agora mesmo “7 cursos de educação financeira online“.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas

Chegou uma novidade voltada ao setor de pequenas e médias empresas brasileiras (PME). O Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas...

5 aplicativos para usar antes e durante viagens

O planejamento de uma viagem é importante para que você saiba quais documentos são necessários levar e até mesmo os passeios que...

CDB ou poupança? Saiba qual é o melhor

Se você está pensando em investir, mas não sabe onde deve aplicar o seu dinheiro ou está na dúvida entre CDB ou poupança, saiba...

8 ideias de negócios para empreender na crise

Em tempos de crise no país, empreender pode ser a melhor maneira de ganhar dinheiro e largar o fantasma do desemprego. São muitas as...

Renda fixa x renda variável: confira as diferenças

Quem investe com certeza já ouviu falar sobre renda fixa x renda variável. Mas quais são as diferenças entre esses dois tipos...

Como começar um negócio? Confira passo a passo

Você já pensou em começar seu próprio negócio? O sonho de muitos brasileiros é empreender e deixar de ser um funcionário de...