![Casal fazendo conta de financiamento pela tabela price casal de meia idade fazendo conta](https://financeone.com.br/wp-content/uploads/2023/07/casal-de-meia-idade-fazendo-conta-696x390.png)
Se você é aquela pessoa que acha complexa a metodologia utilizada no mundo dos negócios para algumas operações financeiras, este artigo é para você. A Tabela Price é um desses temas que à primeira vista podem parecer complexos, mas na verdade é algo simples e útil.
Anúncios
A Tabela Price (ou Sistema Francês de Amortização) é utilizada para calcular as parcelas de financiamentos e empréstimos a longo prazo.
Com ela, podemos entender todo o cálculo do que teremos que pagar mensalmente nesses casos. É muito útil para organização e planejamento das finanças.
Anúncios
Você quer saber mais sobre essa forma simples e acessível de entender as operações financeiras que envolvem parcelamento? Aqui é o lugar certo.
Como funciona a Tabela Price? Entenda!
Criada no século XVIII pelo francês Richard Price, a Tabela Price é um método utilizado para parcelamento de compras e financiamentos, que permite que as prestações permaneçam iguais ao longo do tempo.
Esse modelo se tornou um dos mais importantes meios de parcelamento de compras a prazo.
Anúncios
No começo do pagamento, a maior parte do valor da parcela é composto de juros. De acordo com que os meses vão passando, a quantidade de amortização dentro das prestações aumenta – ou seja, os juros diminuem.
Entre os maiores benefícios da Tabela Price, a redução e estabilização da inflação são itens que a tornam mais interessante para o consumidor.
Além da prestação ser fixa, existe a possibilidade de pagar antecipado e ainda ganhar um desconto.
![Pessoa escrevendo e outra com uma pequena casa amarela em uma das mãos](https://financeone.com.br/wp-content/uploads/2021/04/refinanciamento-de-imovel.jpg)
Quando o sistema pode ser usado?
A Tabela Price é mais popular em compras e financiamentos que possuem prazos menores. O método de cálculo financeiro pode ser aplicado em diversas modalidades de aquisição. Entre as principais estão:
#1. Financiamento de veículos: essa é uma das modalidades mais populares de aplicação da Tabela Price. É utilizada para financiar a compra de veículos novos e usados, como carros, motos e caminhões.
#2. Financiamento de imóveis: outro uso muito comum da Tabela Price é no financiamento imobiliário. Com ela, é possível calcular o valor das prestações para a compra da casa própria ou de um apartamento.
Nesse caso, é importante incluir no cálculo o IPTU para que saiba o real valor do negócio.
#3. Compra de bens de consumo: a Tabela Price também pode ser utilizada para a compra de bens de consumo parcelados, como eletrônicos, roupas e outros produtos.
#4. Consórcio imobiliário: uma modalidade de compra de imóveis que utiliza a Tabela Price é o consórcio imobiliário.
Nesse caso, é possível obter uma carta de crédito sem juros, pagando apenas uma taxa administrativa fixa que pode ser dividida durante o contrato.
#5. Empréstimos: os empréstimos são outra forma de aquisição que pode utilizar a Tabela Price para o cálculo das parcelas a serem pagas para as instituições financeiras.
#6. Crediários: os boletos de pagamento parcelados oferecidos por lojas também utilizam a Tabela Price para realizar os cálculos financeiros.
É importante ficar atento aos juros e taxas adicionais que podem ser cobrados nessa modalidade de compra.
Agora que você já entendeu o que é a Tabela Price e onde é possível utilizá-la, o que acha dessa modalidade de amortização?
Siga o Instagram do FinanceOne para mais dicas: @financeonebr.