O que é e para que serve a taxa de franquia? Entenda!

0
415
Notas de dinheiros de diferentes valores
0
(0)

Taxa de franquia é uma quantia paga por um franqueado ao franqueador como parte do acordo de franquia. Esse valor geralmente é depositado no início do contrato, em uma parcela única.

Anúncios

Essa taxa serve para obter a concessão do uso da marca pelo franqueado. Ela pode ser utilizada pela franqueadora para cobrir os custos de suporte e assistência inicial,  de pesquisa e desenvolvimento, bem como despesas de publicidade e marketing.

É importante ressaltar que a taxa de franquia não inclui todos os custos associados à abertura e operação do negócio. 

Anúncios

O franqueado também precisará pagar outras despesas iniciais, como os royalties e, em alguns casos, taxas de publicidade. Há ainda o investimento inicial em instalações, equipamentos, estoque e outros custos operacionais.

Como é feito o pagamento da taxa de franquia?

O pagamento da taxa de franquia é sempre feito no início do contrato de franquia, antes da abertura da loja. Na maioria das vezes, será pago de uma vez, mas isso pode variar dependendo do contrato de franquia e dos termos acordados entre as partes.

Em alguns casos, é possível que seja feito em parcelas, com o franqueado fazendo um pagamento inicial e o restante em prestações. 

Anúncios

Mas esse tipo de acordo é menos comum e mesmo quando acontece, é preciso ser quitado antes da inauguração, pois diz respeito à concessão do uso da marca.

O meio de pagamento costuma ser transferência bancária, depósito em conta corrente ou emissão de boletos bancários. É importante que o franqueado verifique todas as formas de pagamento disponíveis no contrato e escolha a opção mais conveniente e segura para ele.

+ Franquia de energia solar: conheça a Kinsol e entenda como funciona

Como é calculado o valor?

O valor da taxa de franquia pode variar bastante dependendo do tipo de negócio e do franqueador específico. Na verdade, essa quantia está diretamente atrelada ao valor da própria marca.

Portanto, quem define o valor da taxa de franquia é o franqueador com base em critérios próprios. Ele pode levar em consideração vários fatores, como:

  • Marca: empresas com marcas mais conhecidas e valorizadas no mercado podem cobrar uma taxa de franquia mais alta.
  • Tipo de negócio: alguns tipos de negócios exigem mais investimento e isso pode influenciar o valor cobrado.
  • Território: franqueadores que atuam em mercados mais competitivos ou em locais com maior potencial de venda podem cobrar uma taxa de franquia mais alta.
  • Tamanho do negócio: quanto maior o negócio, maior pode ser a taxa de franquia.

Em geral, o valor pode variar de alguns milhares a centenas de milhares de reais. 

duas pessoas apertando as mãos
Taxas de franquia devem fazer parte do contrato com o franqueador

Como saber quando a taxa de franquia vale a pena ou não?

Na verdade, a decisão de investir em uma franquia deve ir muito além do valor da taxa de franquia. Como se trata de uma concessão do direito de uso da marca, este provavelmente não será o custo maior envolvido no negócio. 

Porém, caso o franqueado deseje entender se uma marca está cobrando mais do que vale, basta observar os concorrentes do mesmo nicho e comparar valores, frente à popularidade e modelo de negócio de cada um. 

Uma análise completa e cuidadosa dos riscos e oportunidades envolvidos também é importante. Considere pontos como o histórico do franqueado, por exemplo, pesquise sobre a empresa, verifique a reputação dela no mercado e converse com outros franqueados.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: O que é exclusividade territorial em franquias? Entenda como funciona!

Veja mais dicas de empreendedorismo seguindo o FinanceOne no Instagram: @financeonebr.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui