10 técnicas para incendiar as vendas | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

10 técnicas para incendiar as vendas

Como aumentar as vendas de uma empresa? Essa é a pergunta que cada empreendedor faz diariamente. Lembre-se que o mercado está sempre mudando. Logo, é fundamental conhecê-lo bem e adaptar seus produtos e serviços a ele. Se preciso, considere realizar uma pesquisa de mercado a fim de saber como sua empresa pode se situar nele hoje.

Muitas vezes, o desempenho das vendas de uma empresa pode ser influenciado não apenas por fatores internos, mas também externos. Portanto, além de olhar os pontos fortes e fracos de sua equipe, considere também as oportunidades e ameaças que vêm do lado de fora. como novas tendências e surgimento de mais concorrentes, por exemplo.

vendas

Quatro etapas de uma venda

1 – Prospecção: no início, você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes.
2 – Abordagem: é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto.
3 – Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega.
4 – Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato.

Confira a seguir 10 dicas para aumentar as vendas da sua empresa!

Conhecimento e capacitação

sucesso

1 – Saiba qual é o seu objetivo

Sabendo qual é sua meta e para quem quer vender, você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço. Não adianta atirar para todos os lados: para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.

2 – Conheça bem os seus clientes

Conhecer bem o perfil dos clientes é essencial na hora da venda, pois é preciso saber quais são os desejos e necessidades que fazem com que eles queiram comprar o seu produto ou serviço. Ao conhecer bem os clientes, torna-se mais fácil se relacionar com eles e ganhar sua confiança; a venda acaba sendo uma consequência.

Para tanto, faça uma relação das características do seu comprador mais comum (comprador ideal), dentre elas:

– Idade;
– Sexo;
– Hábitos;
– Interesses;
– Prioridades;
– Desejos;
– Problemas.

3 – Capacitação

Encare a qualificação como investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros. Muitas vezes a capacitação do profissional de vendas é o que pode dar o retorno imediato à empresa

A evolução constante é a melhor maneira de conseguir manter-se competitivo, trilhando os caminhos das vendas e do lucro. Não existe fórmula mágica quando o assunto é vender mais. Portanto, arregace as mangas e não pare.

Diferencial e expansão

4 – Diferencie-se

Toda empresa possui um ponto que a diferencia das demais, pode ser o preço, qualidade, rapidez no atendimento, entre outros. Seja qual for, é importante identificá-lo e evidenciá-lo para que os clientes conheçam bem a vantagem de comprar um produto da sua empresa.

O diferencial da sua empresa pode ser um excelente atendimento, a especialização em uma área ou produto, uma qualidade superior, entre outras coisas. Qualquer que seja ele, é preciso identificá-lo e investir nesse aspecto, pois é isso o que irá destacar a companhia da concorrência e aumentar suas vendas.

5 – Relação com os fornecedores

Existe uma regra máxima entre muitos empreendedores de que realizar uma cotação com três fornecedores e escolher o mais barato é o suficiente. Porém, existe uma tendência de que a simpatia de um determinado fornecedor gere uma preferência natural e isso cause certa acomodação e influencie nos negócios.

Para quebrar essa acomodação, faça um rodízio entre os funcionários responsáveis por realizar os orçamentos. Sempre realize cotações com o maior número possível de fornecedores e busque sempre negociar melhores preços mesmo com o fornecedor mais barato.

Esse relacionamento influenciará diretamente nos preços dos produtos. Poucas coisas são tão atrativas aos consumidores quanto à chance de economizar.

6- Amplie sua área de atuação

A matemática é simples: quanto mais clientes, mais vendas. Se você vende somente para pessoas de seu bairro, seu ganho é X. Se você vende para dois bairros, seu ganho é de X+1 e assim por diante. Ou seja, quanto maior for sua área de atuação, maior o número de clientes e maior o número de vendas.

Portanto, faça o possível para expandir o campo de venda de seu negócio com técnicas como: atrair clientes de outras localidades com produtos diferenciados, promoções e/ou disponibilidade de entrega em outras localidades.

A internet, atualmente, é uma ótima oportunidade de expansão de um negócio. Vendendo pela rede, você praticamente tem clientes ilimitados em potencial.

Procure melhorar sempre!

7 – Melhore seus produtos

Aumentar a qualidade dos produtos que você vende certamente é um ponto que aumenta as vendas. Atualmente, além do preço, os clientes buscam qualidade. Portanto, dê especial atenção a esse ponto.

8 – Cuidado ao mexer com preços

A precificação é uma das estratégias mais delicadas. Embora pareça uma estratégia óbvia para atrair mais clientes, a ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. Baixar é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?

Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também se mexa para atrair consumidores.

9 – Crie programas de fidelidade

Uma das estratégias mais usuais e certeiras para aumentar as vendas é criar programas de fidelidade para clientes, que dão vantagens ao cliente regular. Para que ele se sinta ainda mais motivado e próximo da empresa, também é uma boa oferecer recompensas contínuas.

Pequenos descontos exclusivos, brindes em determinadas compras, pontuação para trocar por produtos, atendimento diferenciado são bons exemplos de o que pode ser oferecido nesses programas. O objetivo é demonstrar que, quando o cliente se importa com sua empresa, ela se importa ainda mais com ele.

10 – Marketing de conteúdo

É uma maneira de se relacionar com seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas. Crie conteúdo para o seu público, publique nas redes sociais, blogs, sites, mande e-mails (não spams) periodicamente e se envolva, participe, responda a todas as perguntas que poderão ocorrer nesses canais.

Gestão Operacional para incendiar vendas

Plano de negóciosCada tópico acima possui grande importância e complexidade. Aumentar vendas e garantir a excelência no atendimento são fatores determinantes para uma estratégia de crescimento. Porém a  gestão operacional busca garantir que aquilo que foi vendido seja entregue de maneira eficiente e gerando lucro para a empresa.

Não adianta executar muito bem uma estratégia comercial e o produto não chegar ao cliente dentro da expectativa e da qualidade prometida durante a venda.

Para a gestão operacional ocorrer bem os processos da empresa devem ser executados com excelência e ser monitorados garantido que toda anomalia seja resolvida antes da mesma se tornar uma crise. Dentre os pontos mais críticos de uma operação de distribuição podemos ressaltar:

– Gestão do Estoque
– Gestão do Fluxo de Caixa
– Gestão Tributária
– Relacionamento com Fornecedores

. Aplicativos de Gestão: confira um guia completo!

Com essas dicas simples, você pode trazer aumento de vendas para a sua empresa já! Coloque em prática as sugestões. Não vai acontecer da noite para o dia, porém, uma vez implementado, o potencial de transformação da empresa é enorme.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras