Como aumentar as vendas de uma empresa? Essa é a pergunta que cada empreendedor faz diariamente. Lembre-se que o mercado está sempre mudando. Logo, é fundamental conhecê-lo bem e adaptar seus produtos e serviços a ele. Se preciso, considere realizar uma pesquisa de mercado a fim de saber como sua empresa pode se situar nele hoje.
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Muitas vezes, o desempenho das vendas de uma empresa pode ser influenciado não apenas por fatores internos, mas também externos. Portanto, além de olhar os pontos fortes e fracos de sua equipe, considere também as oportunidades e ameaças que vêm do lado de fora. como novas tendências e surgimento de mais concorrentes, por exemplo.
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Quatro etapas de uma venda
1 – Prospecção: no início, você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes.
2 – Abordagem: é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto.
3 – Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega.
4 – Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato.
Confira a seguir 10 dicas para aumentar as vendas da sua empresa!
Conhecimento e capacitação
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1 – Saiba qual é o seu objetivo
Sabendo qual é sua meta e para quem quer vender, você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço. Não adianta atirar para todos os lados: para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.
2 – Conheça bem os seus clientes
Conhecer bem o perfil dos clientes é essencial na hora da venda, pois é preciso saber quais são os desejos e necessidades que fazem com que eles queiram comprar o seu produto ou serviço. Ao conhecer bem os clientes, torna-se mais fácil se relacionar com eles e ganhar sua confiança; a venda acaba sendo uma consequência.
Para tanto, faça uma relação das características do seu comprador mais comum (comprador ideal), dentre elas:
– Idade;
– Sexo;
– Hábitos;
– Interesses;
– Prioridades;
– Desejos;
– Problemas.
3 – Capacitação
Encare a qualificação como investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros. Muitas vezes a capacitação do profissional de vendas é o que pode dar o retorno imediato à empresa
A evolução constante é a melhor maneira de conseguir manter-se competitivo, trilhando os caminhos das vendas e do lucro. Não existe fórmula mágica quando o assunto é vender mais. Portanto, arregace as mangas e não pare.
Diferencial e expansão
4 – Diferencie-se
Toda empresa possui um ponto que a diferencia das demais, pode ser o preço, qualidade, rapidez no atendimento, entre outros. Seja qual for, é importante identificá-lo e evidenciá-lo para que os clientes conheçam bem a vantagem de comprar um produto da sua empresa.
O diferencial da sua empresa pode ser um excelente atendimento, a especialização em uma área ou produto, uma qualidade superior, entre outras coisas. Qualquer que seja ele, é preciso identificá-lo e investir nesse aspecto, pois é isso o que irá destacar a companhia da concorrência e aumentar suas vendas.
5 – Relação com os fornecedores
Existe uma regra máxima entre muitos empreendedores de que realizar uma cotação com três fornecedores e escolher o mais barato é o suficiente. Porém, existe uma tendência de que a simpatia de um determinado fornecedor gere uma preferência natural e isso cause certa acomodação e influencie nos negócios.
Para quebrar essa acomodação, faça um rodízio entre os funcionários responsáveis por realizar os orçamentos. Sempre realize cotações com o maior número possível de fornecedores e busque sempre negociar melhores preços mesmo com o fornecedor mais barato.
Esse relacionamento influenciará diretamente nos preços dos produtos. Poucas coisas são tão atrativas aos consumidores quanto à chance de economizar.
6- Amplie sua área de atuação
A matemática é simples: quanto mais clientes, mais vendas. Se você vende somente para pessoas de seu bairro, seu ganho é X. Se você vende para dois bairros, seu ganho é de X+1 e assim por diante. Ou seja, quanto maior for sua área de atuação, maior o número de clientes e maior o número de vendas.
Portanto, faça o possível para expandir o campo de venda de seu negócio com técnicas como: atrair clientes de outras localidades com produtos diferenciados, promoções e/ou disponibilidade de entrega em outras localidades.
A internet, atualmente, é uma ótima oportunidade de expansão de um negócio. Vendendo pela rede, você praticamente tem clientes ilimitados em potencial.
Procure melhorar sempre!
7 – Melhore seus produtos
Aumentar a qualidade dos produtos que você vende certamente é um ponto que aumenta as vendas. Atualmente, além do preço, os clientes buscam qualidade. Portanto, dê especial atenção a esse ponto.
8 – Cuidado ao mexer com preços
A precificação é uma das estratégias mais delicadas. Embora pareça uma estratégia óbvia para atrair mais clientes, a ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. Baixar é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?
Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também se mexa para atrair consumidores.
9 – Crie programas de fidelidade
Uma das estratégias mais usuais e certeiras para aumentar as vendas é criar programas de fidelidade para clientes, que dão vantagens ao cliente regular. Para que ele se sinta ainda mais motivado e próximo da empresa, também é uma boa oferecer recompensas contínuas.
Pequenos descontos exclusivos, brindes em determinadas compras, pontuação para trocar por produtos, atendimento diferenciado são bons exemplos de o que pode ser oferecido nesses programas. O objetivo é demonstrar que, quando o cliente se importa com sua empresa, ela se importa ainda mais com ele.
10 – Marketing de conteúdo
É uma maneira de se relacionar com seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas. Crie conteúdo para o seu público, publique nas redes sociais, blogs, sites, mande e-mails (não spams) periodicamente e se envolva, participe, responda a todas as perguntas que poderão ocorrer nesses canais.
Gestão Operacional para incendiar vendas
Cada tópico acima possui grande importância e complexidade. Aumentar vendas e garantir a excelência no atendimento são fatores determinantes para uma estratégia de crescimento. Porém a gestão operacional busca garantir que aquilo que foi vendido seja entregue de maneira eficiente e gerando lucro para a empresa.
Não adianta executar muito bem uma estratégia comercial e o produto não chegar ao cliente dentro da expectativa e da qualidade prometida durante a venda.
Para a gestão operacional ocorrer bem os processos da empresa devem ser executados com excelência e ser monitorados garantido que toda anomalia seja resolvida antes da mesma se tornar uma crise. Dentre os pontos mais críticos de uma operação de distribuição podemos ressaltar:
– Gestão do Estoque
– Gestão do Fluxo de Caixa
– Gestão Tributária
– Relacionamento com Fornecedores
. Aplicativos de Gestão: confira um guia completo!
Com essas dicas simples, você pode trazer aumento de vendas para a sua empresa já! Coloque em prática as sugestões. Não vai acontecer da noite para o dia, porém, uma vez implementado, o potencial de transformação da empresa é enorme.