Mais
    InícioFGTSQuer saber quais são os telefones da Caixa para consulta do FGTS?...

    Quer saber quais são os telefones da Caixa para consulta do FGTS? Confira!

    3.5
    (33)

    É muito comum surgir dúvidas quando o assunto é o FGTS. Uma delas é a forma que os trabalhadores podem realizar a consulta do benefício. Existem diversas, como por meio do telefone da Caixa Econômica

    Muitos acham que para realizar a consulta do FGTS só é possível na agência, pela internet ou pelo próprio aplicativo. Porém, a instituição financeira oferece um atendimento para quem tem dúvidas sobre o saque do Fundo de Garantia.

    Essa forma de contato é uma assistência telefônica que fica disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. 

    E o melhor é que as ligações servem tanto para as contas ativas quanto inativas do FGTS. Além disso, a Caixa informa que a ligação pode ser realizada de forma totalmente gratuita. 

    Saiba quais são os telefones que a Caixa disponibiliza para consulta do FGTS

    Se você deseja realizar a consulta do FGTS por meio do telefone, é preciso ligar para o número 0800 724 2019. Ao realizar a ligação você deverá informar a sua data de nascimento e ter em mãos o número do seu CPF ou NIS, que é o Número de Identificação Social.

    Mas engana-se quem pensa que é possível consultar apenas o saldo. Você pode consultar por meio do telefone disponibilizado pela Caixa, também, a data de realização do saque do seu benefício.

    + Saque do FGTS: como consultar quanto dinheiro você tem?

    Mas atenção: o número é somente para que você possa consultar as informações sobre o saque imediato e o saque-aniversário. Caso deseje ter informações sobre qualquer outro assunto, você poderá entrar em contato com o atendimento Caixa ao cidadão pelo seguinte número: 0800 726 0207.

    Qual é o horário da Caixa para consultar FGTS?

    Quem quiser realizar a consulta do FGTS com a Caixa deve ficar atento, também, aos horários. Por meio do o Caixa Cidadão, no número, 0800 726 0207, o atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Aos sábados, de 10h às 16h.

    Vale destacar, ainda, que a Caixa possui um canal de atendimento 24 horas por dia e todos os dias da semana para quem desejar tirar dúvidas referentes ao saque do FGTS.

    Essa ligação 24 horas é destinada a quem deseja tratar das contas inativas.

    Outras formas de consultar o FGTS

    Como você já deve imaginar, é claro que é possível realizar a consulta do FGTS por outros meios sem ser pelo telefone. Existem mais três opções: o site, o aplicativo do benefício e SMS.

    Dessa forma, o trabalhador fica à vontade para escolher qual forma é melhor para si mesmo. Quer saber como realizar a consulta dessas três formas? Confira abaixo!

    Consulta pelo site da Caixa

    Bom, se você nunca realizou a consulta pelo site, precisa saber que será necessário realizar um cadastro para que você possa consultar o seu Fundo de Garantia. Veja o passo a passo:

    1º passo: acesse o site do FGTS, que solicitará o seu NIS ou CPF. Escolha uma das duas opções e clique em “cadastrar senha”;

    2º passo: Leia as normas que irão aparecer na tela e quando terminar clique em “aceito”. Depois preencha o formulário que surgirá na tela;

    3º passo: crie a sua senha de 8 dígitos, é preciso utilizar letras e algarismos. Pronto, o seu cadastro está finalizado e você será redirecionado para a tela de login;

    4º passo: agora é só informar o seu CPF ou NIS e a senha que você acabou de cadastrar.

    Consulta pelo aplicativo do FGTS

    Outra opção da consulta é por meio do aplicativo do FGTS, no qual o processo é bem prático. Mas para isso, a primeira coisa a ser feita é baixar o aplicativo que está disponível tanto para Android quanto iOS.

    Depois disso, é só você acessar a sua conta com os dados solicitados pela plataforma assim que você entrar.

    Consulta por SMS

    Outra possibilidade de consultar o saldo do seu FGTS é por meio de SMS. A Caixa disponibiliza esse serviço para os brasileiros de forma totalmente gratuita.

    Dessa forma, você consegue ter as informações atualizadas sobre saldo e depósito da sua conta do FGTS. Além disso, a Caixa também envia um SMS para informar quando você tiver um valor disponível para saque.

    Entenda o que é o FGTS

    O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Mas para isso, é preciso que o empregador abra uma conta que esteja vinculada ao contrato de trabalho.

    Com a conta aberta, o patrão precisa depositar todo início do mês, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. E o FGTS é formado justamente pelo total desses depósitos.

    Celular ao lado de um caderno com telefones anotados para consulta do FGTS
    A Caixa disponibiliza um telefone para os trabalhadores consultarem o FGTS

    Quando é possível sacar o FGTS?

    Você já entendeu que o Fundo de Garantia existe para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. No entanto, quais são as condições para poder sacar o FGTS?

    Segundo a Lei, o FGTS não pode ser retirado a qualquer momento. Para sacar, é necessário estar encaixado nas seguintes situações:

    • Demissão sem justa causa;
    • Término do contrato por prazo determinado;
    • Rescisão por acordo entre trabalhador e empregador;
    • Rescisão do contrato por extinção total da empresa (supressão de parte de suas atividades, fechamento de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho);
    • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
    • Aposentadoria ;
    • Necessidade pessoal, urgente e grave, podendo ser por causa de desastre natural que tenha atingido o local de residência do trabalhador. Além de quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
    • Suspensão do Trabalho Avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
    • Falecimento do trabalhador;
    • Idade igual ou superior a 70 anos do titular da conta;
    • Diagnóstico confirmado do vírus HIV do trabalhador ou seu dependente;
    • Diagnóstico confirmado de câncer (neoplasia maligna) do trabalhador ou seu dependente;
    • Conta sem depósito por três anos ininterruptos, se o afastamento ocorreu até 13 de julho de 1990;
    • Três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, se o afastamento aconteceu a partir de 14 de julho de 1990. O saque pode ser feito após o mês de aniversário do titular da conta;
    • Amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações de sistemas imobiliários de consórcio;
    • Aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, o SFH;
    • Aquisição de órtese e prótese para o trabalhador com deficiência a longo prazo de natureza física ou sensorial: auxiliares de locomoção, ortopédicas, auditivas e oftalmológicas.

    Como realizar o saque do FGTS com a Caixa?

    Quer saber como pegar o seu dinheiro e conseguir sacar o FGTS que está disponível? São várias as formas de você conseguir retirar e o FinanceOne te explica.

    + FGTS: projeto prevê saque a partir dos 65 anos

    Primeiro, você precisa saber que, se o saque for de até R$3.000, será preciso levar o Cartão Cidadão e senha pessoal em um dos seguintes locais: 

    • Correspondentes Caixa Aqui;
    • Lotéricas;
    • Postos de Atendimento Eletrônico;
    • Salas de Autoatendimento.

    Você também pode optar pelas salas de autoatendimento de uma das agências bancárias da Caixa para realizar o saque do Fundo de Garantia sem o cartão cidadão. No entanto, nesse caso, é preciso informar o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha, apenas para valores até R$1.500.

    Agora, se você reside em uma região sem agências da Caixa Econômica, vai precisar sacar em uma instituição conveniada onde foi feita a solicitação do benefício. O saldo da conta do trabalhador é corrigido todo dia 10 de cada mês.

    Gostou dessas informações? Então esteja ligado no FinanceOne e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o FGTS e demais benefícios.

    *Colaboração: Juliana Favorito

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 33

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    6 COMENTÁRIOS

    1. Isso e enganacao nenhum telefone funciona pra informacao vc liga antes de completar a ligacao cai,estou enfermo no momento nao consigo ir ao banco e nao consigo falar por telefone nem email nwm sms uma tremeenda falta de respeito.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioFGTSQuer saber quais são os telefones da Caixa para consulta do FGTS?...

    Quer saber quais são os telefones da Caixa para consulta do FGTS? Confira!

    3.5
    (33)

    É muito comum surgir dúvidas quando o assunto é o FGTS. Uma delas é a forma que os trabalhadores podem realizar a consulta do benefício. Existem diversas, como por meio do telefone da Caixa Econômica

    Muitos acham que para realizar a consulta do FGTS só é possível na agência, pela internet ou pelo próprio aplicativo. Porém, a instituição financeira oferece um atendimento para quem tem dúvidas sobre o saque do Fundo de Garantia.

    Essa forma de contato é uma assistência telefônica que fica disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. 

    E o melhor é que as ligações servem tanto para as contas ativas quanto inativas do FGTS. Além disso, a Caixa informa que a ligação pode ser realizada de forma totalmente gratuita. 

    Saiba quais são os telefones que a Caixa disponibiliza para consulta do FGTS

    Se você deseja realizar a consulta do FGTS por meio do telefone, é preciso ligar para o número 0800 724 2019. Ao realizar a ligação você deverá informar a sua data de nascimento e ter em mãos o número do seu CPF ou NIS, que é o Número de Identificação Social.

    Mas engana-se quem pensa que é possível consultar apenas o saldo. Você pode consultar por meio do telefone disponibilizado pela Caixa, também, a data de realização do saque do seu benefício.

    + Saque do FGTS: como consultar quanto dinheiro você tem?

    Mas atenção: o número é somente para que você possa consultar as informações sobre o saque imediato e o saque-aniversário. Caso deseje ter informações sobre qualquer outro assunto, você poderá entrar em contato com o atendimento Caixa ao cidadão pelo seguinte número: 0800 726 0207.

    Qual é o horário da Caixa para consultar FGTS?

    Quem quiser realizar a consulta do FGTS com a Caixa deve ficar atento, também, aos horários. Por meio do o Caixa Cidadão, no número, 0800 726 0207, o atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Aos sábados, de 10h às 16h.

    Vale destacar, ainda, que a Caixa possui um canal de atendimento 24 horas por dia e todos os dias da semana para quem desejar tirar dúvidas referentes ao saque do FGTS.

    Essa ligação 24 horas é destinada a quem deseja tratar das contas inativas.

    Outras formas de consultar o FGTS

    Como você já deve imaginar, é claro que é possível realizar a consulta do FGTS por outros meios sem ser pelo telefone. Existem mais três opções: o site, o aplicativo do benefício e SMS.

    Dessa forma, o trabalhador fica à vontade para escolher qual forma é melhor para si mesmo. Quer saber como realizar a consulta dessas três formas? Confira abaixo!

    Consulta pelo site da Caixa

    Bom, se você nunca realizou a consulta pelo site, precisa saber que será necessário realizar um cadastro para que você possa consultar o seu Fundo de Garantia. Veja o passo a passo:

    1º passo: acesse o site do FGTS, que solicitará o seu NIS ou CPF. Escolha uma das duas opções e clique em “cadastrar senha”;

    2º passo: Leia as normas que irão aparecer na tela e quando terminar clique em “aceito”. Depois preencha o formulário que surgirá na tela;

    3º passo: crie a sua senha de 8 dígitos, é preciso utilizar letras e algarismos. Pronto, o seu cadastro está finalizado e você será redirecionado para a tela de login;

    4º passo: agora é só informar o seu CPF ou NIS e a senha que você acabou de cadastrar.

    Consulta pelo aplicativo do FGTS

    Outra opção da consulta é por meio do aplicativo do FGTS, no qual o processo é bem prático. Mas para isso, a primeira coisa a ser feita é baixar o aplicativo que está disponível tanto para Android quanto iOS.

    Depois disso, é só você acessar a sua conta com os dados solicitados pela plataforma assim que você entrar.

    Consulta por SMS

    Outra possibilidade de consultar o saldo do seu FGTS é por meio de SMS. A Caixa disponibiliza esse serviço para os brasileiros de forma totalmente gratuita.

    Dessa forma, você consegue ter as informações atualizadas sobre saldo e depósito da sua conta do FGTS. Além disso, a Caixa também envia um SMS para informar quando você tiver um valor disponível para saque.

    Entenda o que é o FGTS

    O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Mas para isso, é preciso que o empregador abra uma conta que esteja vinculada ao contrato de trabalho.

    Com a conta aberta, o patrão precisa depositar todo início do mês, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. E o FGTS é formado justamente pelo total desses depósitos.

    Celular ao lado de um caderno com telefones anotados para consulta do FGTS
    A Caixa disponibiliza um telefone para os trabalhadores consultarem o FGTS

    Quando é possível sacar o FGTS?

    Você já entendeu que o Fundo de Garantia existe para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. No entanto, quais são as condições para poder sacar o FGTS?

    Segundo a Lei, o FGTS não pode ser retirado a qualquer momento. Para sacar, é necessário estar encaixado nas seguintes situações:

    • Demissão sem justa causa;
    • Término do contrato por prazo determinado;
    • Rescisão por acordo entre trabalhador e empregador;
    • Rescisão do contrato por extinção total da empresa (supressão de parte de suas atividades, fechamento de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho);
    • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
    • Aposentadoria ;
    • Necessidade pessoal, urgente e grave, podendo ser por causa de desastre natural que tenha atingido o local de residência do trabalhador. Além de quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
    • Suspensão do Trabalho Avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
    • Falecimento do trabalhador;
    • Idade igual ou superior a 70 anos do titular da conta;
    • Diagnóstico confirmado do vírus HIV do trabalhador ou seu dependente;
    • Diagnóstico confirmado de câncer (neoplasia maligna) do trabalhador ou seu dependente;
    • Conta sem depósito por três anos ininterruptos, se o afastamento ocorreu até 13 de julho de 1990;
    • Três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, se o afastamento aconteceu a partir de 14 de julho de 1990. O saque pode ser feito após o mês de aniversário do titular da conta;
    • Amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações de sistemas imobiliários de consórcio;
    • Aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, o SFH;
    • Aquisição de órtese e prótese para o trabalhador com deficiência a longo prazo de natureza física ou sensorial: auxiliares de locomoção, ortopédicas, auditivas e oftalmológicas.

    Como realizar o saque do FGTS com a Caixa?

    Quer saber como pegar o seu dinheiro e conseguir sacar o FGTS que está disponível? São várias as formas de você conseguir retirar e o FinanceOne te explica.

    + FGTS: projeto prevê saque a partir dos 65 anos

    Primeiro, você precisa saber que, se o saque for de até R$3.000, será preciso levar o Cartão Cidadão e senha pessoal em um dos seguintes locais: 

    • Correspondentes Caixa Aqui;
    • Lotéricas;
    • Postos de Atendimento Eletrônico;
    • Salas de Autoatendimento.

    Você também pode optar pelas salas de autoatendimento de uma das agências bancárias da Caixa para realizar o saque do Fundo de Garantia sem o cartão cidadão. No entanto, nesse caso, é preciso informar o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha, apenas para valores até R$1.500.

    Agora, se você reside em uma região sem agências da Caixa Econômica, vai precisar sacar em uma instituição conveniada onde foi feita a solicitação do benefício. O saldo da conta do trabalhador é corrigido todo dia 10 de cada mês.

    Gostou dessas informações? Então esteja ligado no FinanceOne e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o FGTS e demais benefícios.

    *Colaboração: Juliana Favorito

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 33

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?