Bradesco faz tokenização com crédito bancário! Você sabe como isso funciona?

0
201
celular com a tela do bradesco
0
(0)

O Bradesco anunciou no começo deste mês que concluiu sua primeira operação piloto de tokenização para um ativo financeiro.

A operação foi realizada em conjunto com a Bolsa OTC Brasil, e teve como objetivo criar uma emissão de uma Cédula de Crédito Bancário, também conhecido como CCB, no valor de R$10 milhões.

Segundo o Bradesco, trata-se da primeira transação de tokenização do mercado financeiro regulada pelo Banco Central.

Quer saber mais como funciona a tokenização? Então continue lendo este conteúdo!

Tokenização não é novidade, mas começou a ganhar forças

A tokenização não é uma novidade para quem acompanha o mercado. O Itaú, por exemplo, lançou uma unidade de negócios focada em tecnologia blockchain em julho de 2022, e essa nova tecnologia é uma das apostas do setor de criptomoedas.

A grande novidade, no entanto, é que a tokenização começou a ganhar força no mercado financeiro, sobretudo no universo de investimentos. Inclusive, isso pode ajudar a democratizar o acesso a alguns ativos financeiros.

O Diretor Executivo do Bradesco, Edson Moreto, disse que o projeto piloto tem “caráter inovador para o Bradesco, ao transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais. Continuamos trabalhando e testando os benefícios da tecnologia blockchain utilizando o seu ecossistema de inovação, o Inovabra, para que novas operações sejam disponibilizadas aos nossos clientes”.

O que é tokenização?

De forma bem resumida, a tokenização é um processo que transforma ativos comuns em ativos digitais. Vale lembrar que um ativo pode ser compreendido como tudo aquilo que tem valor, ou seja, uma obra de arte, imóveis, etc.

homem vendo gráficos
A tokenização é um processo que transforma ativos comuns em ativos digitais, usando a tecnologia blockchain para isso

Além disso, enquanto os ativos digitais também podem ser nativamente digitais, como as criptomoedas, que surgiram a partir da tecnologia blockchain, esta também pode ser usada para transformar um ativo comum digital.

Dessa forma, ativos físicos, como o ouro, podem ser transferidos, comprados, vendidos e armazenados em redes blockchain, gerando economia, praticidade e segurança na transação.

Mas como funciona a tokenização?

Através de contratos inteligentes, todas as informações do ativo em questão são registradas na por meio da tecnologia blockchain.

Por isso, a tokenização está protejida por criptografia de ponta a ponta, sendo, assim, muito seguro todo o processo.

Vantagens e inovação no uso do blockchain

Existem diversas vantagens que a inovação no uso do blockchain pode ter, tanto na área de tecnologia quanto em outros setores. Confira:

  • O sistema é resistente a ataques externos;
  • Os dados de transação são completos e precisos;
  • Possibilidade do registro das transações e do momento exato da ocorrência;
  • Transações processadas mais rapidamente;
  • Tecnologia com diversas possibilidades de aplicação;
  • O processo é íntegro, conforme o protocolo determinado;
  • A transparência nos serviços é maior;
  • Maior otimização dos custos de transação das empresas.

Como é feita a tokenização de ativos?

Uma vez que as informações são registradas no blockchain, elas não podem ser alteradas ou fraudadas, já que, para isso, seria necessário fraudar toda a rede e cada uma de suas transações.

Por isso, o processo de tokenização pode registrar um ativo inteiro ou fracioná-lo, o dividindo em diversas partes menores.

Desta maneira, cada token representará o ativo ou suas partes, pois o objetivo é facilitar a movimentação e transação na rede.

Produções audiovisuais explicam como funciona a tecnologia blockchain

Tudo indica que a tecnologia blockchain chegou para ficar, semelhante ao que aconteceu com a internet na década de 90.

E para entender sobre a tokenização, é preciso compreender sobre essa tecnologia. Se você ainda está em dúvida de como funciona blockchain para entender sobre a tokenização, então um bom filme pode ajudar!

Existem muitas alternativas para assistir nas principais plataformas, como Netflix, Amazon Prime e YouTube, para citar algumas.

Mas a nossa dica de hoje será um documentário “Bitcoin; Além da Bolha”, dirigido por Tim Delmastro.

Além de mostrar sobre o mundo das criptomoedas, o documentário também explica como funciona a tecnologia blockchain – e é um ponto essencial para entender sobre a tokenização.

Você gostou deste texto? Ele foi relevante para você? Então continue acompanhando o FinanceOne por aqui! Também estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui